O meu está so com Etanol, dorme "no tempo", sem cobertura, e saio pelas 6 da manha, pega bem, demora mais para esquentar, mas não engasga, so aumenta a rotação. Confere gasolina no tanquinho flex. Depois olhas as velas, bobinas.
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Falando em velas, estou esperando chegar umas de iridium que comprei na China, assim que trocar e ver os resultados posto aqui.
Bom dia, vkbrv,
Minha percepção é similar ao que é demonstrado no gráfico, com relação aos modos AUTO e LOCK.
Entretanto, fiquei surpreso ao saber que até 35,25% do torque poderia ser enviado a alguma roda traseira no modo 2WD quando alguma roda dianteira estivesse patinando. Somente para esclarecer, o torque transferido a alguma roda traseira seria, no máximo, de 47% da porcentagem indicada no gráfico, pois 100% de acoplamento na unidade eletromagnética do conversor de torque significaria 53% para a dianteira e 47% para a traseira. Então, até 75% de acoplamento no modo 2WD (quando patinando alguma roda na dianteira) seria equivalente a até 35,25% do torque em alguma roda traseira (47% de 75).
Imagino que para comprovar que algum torque seria enviado à traseira no modo 2WD (não com relação à precisão da porcentagem), pensei na seguinte possibilidade:
1) Levantar o carro em elevador de oficina;
2) Engatar a primeira marcha e soltar levemente a embreagem;
3) Alguém observar o giro de alguma roda traseira, mesmo estando no modo 4x2 (2WD);
Vou tentar me lembrar de efetuar o teste acima quando fizer a próxima revisão na oficina.
Observação: Já comprovamos que mesmo no modo 4x2, o eixo cardã sempre gira, pois o acoplamento se dá no diferencial traseiro, e não no dianteiro como eu imaginava no início.
Abraços e fique com Deus!
dd1969.
Brigado pelas observações dd1969. Tinha entendido também que 100% é 47% :) Mas é um bom esclarecimento pros menos atentos.
Sua idéia de levantar o carro é ótima, se tiver oportunidade não deixe de postar os resultados.
Ontem tentei algo mais mambembe :)
Em 2WD saí cantando pneu no asfalto molhado. Mas não deu pra ter certeza.
Primeiro fiz com a segunda engatada, no plano. Me deu a impressão de que, sim as traseiras receberam tração e o carro quase não patinou. Daí a rua foi virando uma subida, tentei então com a 1ª. Rapaz... o negócio foi violento... :)
Que diferença! Nossa reduzidinha é realmente forte. As rodas dianteiras patinaram loucamente, o carro chegou a sambar de lado, e não senti as traseiras ajudando. Pode ser que por estar em subida e o torque ser tão violento os 50%(35,25) não tenham sido suficientes pra eu perceber, não sei... Com o teste no plano e em 2ª tive a nítida sensação da ajuda das traseiras, mas depois fiquei sem saber...
KKKKK teste tabajara.
Sua idéia é muito mais elegante e eficiente. Outra alternativa seriam os "rollers" que fazem as rodas patinarem esses seriam perfeitos. Fazer um teste como o deste vídeo...
Honda CR-V 2014 4WD failure - YouTube
Outra coisa que percebi é que não houve o corte em 3000 giros em primeira... Troquei a marcha ali pelos 5500...
Engraçado que com o carro parado e a 1ª engrenada, o corte acontece. Passa um pouco de 3000 e volta. Mas tracionando não aconteceu... O que eu nem achei ruim...
Este é o documento de onde tirei a tabelinha (lembrando, é do x-trail):
Abraços.
Quanto ao diferencial traseiro, se você levantar o carro você verá que está escrito Nissan e Renault na peça, igual esse do video russo. Um teste eficiente seria esse de levantar o carro, desconectar o o plug do diferencial e colocar o multímetro e ver se ele manda sinal quando ligar o carro e acelerar, porém acho perigoso. Mas o video mostra como testar se o diferencial está funcionando. Aos 40 segundos do video você verá o codigo da peça.
Обзор заднего редуктора Renault Duster и Nissan Terrano - YouTube
Quanto ao diferencial traseiro, tenho pesquisado bastante, principalmente nos fóruns russo (lá tem o Duster com motor igual o nosso F4R, 4wd) e eles tem muita tradição em veículos 4x4, como no vídeo abaixo, fazendo manutenção no terreiro,,,rsrsr,,, o cara é bom, fazendo no chão mesmo. Lembrando que esse diferencial tem duas partes, a que tem a embreagem eletromagnética e a segunda (comum) como as engrenagens. Lá eles trocam óleo do diferencial, da parte traseira (aqui, nem a as concessionárias tem informação), quanto a parte da embreagem do diferencial, há um discussão se é seca ou se óleo da traseira passa para frente.
https://static.baza.farpost.ru/v/1425209131342_bulletin
https://static.baza.farpost.ru/v/1425209131342_bulletin
Aviso de redirecionamento
Установка блокировки Локрайт для Дастера - YouTube
Não entendi nada do vídeo.. Prá mim , ele tá falando russo. Brincadeiras a parte, realmente ela tem tradição com 4x4, haja vista o Niva, pois as estradas da Rússia não são de trânsito fácil, sem contar quando tem neve e junta neve com estrada de terra. Aí o carro tem que ser valente mesmo. Abs
Valeu Rmdamiani.
Já não tenho dúvidas que o sistema é o mesmo, mas como parte grande do sistema é software, imagino que a programação possa ser diferente.
Sigo pesquisando pois ainda não sei se uso em geral em 2WD ou AUTO. :P
Sei que essa questão já foi muito discutida. Aliás até mesmo antes do DUSTER existir. Em fóruns de x-trail, vi várias vezes esta questão. E eles tinham esse esquema da tabelinha divulgado pela montadora... Há relatos da tração traseira sendo acionada quando em 2WD, inclusive de maneira a interferir na direção, alterando a trajetória do carro, um efeito negativo no caso. Tem até um cara que defende que o 2WD deveria se chamar AUTO e o AUTO deveria ser permanente, já que o sistema pode atuar em 2WD e quando em AUTO 5% da tração está sempre nas traseiras... Até faz sentido. Mas veja aí um exemplo de uma característica facilmente alterável pela programação...
De qualquer modo a parte dos 5% me parece fazer sentido.
Primeiro pela percepção, de várias pessoas e minha também de que há uma mudança nítida de comportamento do carro em 2WD ou AUTO. Já vi até gente reclamando que em AUTO o carro fica amarrado, ruim. Outros preferem o "amarrado" interpretando o mesmo como mais controle e estabilidade. Realmente em 2WD sinto o carro mais "soltinho". Não sei ainda o que eu prefiro :P tenho o carro a pouco tempo.
Depois, estes 5% "permanentes" explicariam a diferença entre o desgaste dos pneus entre os dois modos, relatada/contestada neste fórum.
E, inevitavelmente, isto também geraria necessariamente desgaste em todas as peças do sistema, que estariam sendo usadas todo o tempo. Ao contrário do que notei ser a opinião predominante.
Já a informação de que o carro, em AUTO, sempre parte com tração nas 4 e se "perceber" que não há necessidade muda pra 2wd, não bate muito com a minha percepção. Eu acho, vou prestar atenção nisso. Mas talvez sejam coisas que acontecem em uma escala de tempo e espaço muito pequena, tipo milésimos de segundos e milímetros.
Acho um absurdo a renault não divulgar mais informações sobre o sistema. Tudo bem que eu estou meio obsessivo com esse assunto he he, mas é que eu prefiro saber como a máquina funciona. Cheguei a escrever pro SAC e recebi um resposta do tipo: "sua opinião é muito importante para nós, todas as informações estão no manual, se ainda tiver dúvida procure um consultor técnica em uma css." O que duvido vá ajudar muito...
Pra terminar um vídeo que achei dos Dusters no "moose test". Nosso 4x4 se saiu bem :)
Autokampioen test stabiliteit Dacia Duster - YouTube
tradução das frases que aparecem no vídeo:
O Duster 4x4 levanta uma roda traseira, mas permanece no chão.
No t4x2as duas rodas internas levantam. O ESP poderia evitar tal comportamento.