Postado originalmente por
dd1969
Bom dia, vkbrv,
Por acaso você estava trafegando com a direção esterçada (mesmo que ligeiramente)?
Pergunto porque em linha reta jamais poderia haver tal ruído (considerando que o mesmo tenha sido produzido pelo sistema de tração no modo 4WD Lock). Já aconteceu comigo, somente uma vez, quando em um passeio 4x4 com o pessoal do Niterói Jeep Club, eu havia colocado no modo "4WD Lock" para atravessar um riacho, e após sair do mesmo, me esqueci de voltar ao modo AUTO, e, ao iniciar uma curva à esquerda (já em piso bom), comecei a ouvir uns estalos, e me lembrei que não poderia trafegar no modo 4WD Lock em piso de boa tração (voltei imediatamente ao modo AUTO).
Penso que em linha reta, ao soltar a embreagem, não deveria haver o ruído, considerando piso não escorregadio.
Outra possibilidade é esta mesma que você alegou: pode ser que ao trocar para a segunda marcha, a rotação tenha caído bastante, e o ruído tenha sido provocado pelo motor mesmo (talvez pelo comando de válvulas). Digo isto porque às vezes me esqueço de reduzir marchas no anda-e-para de congestionamentos e ouço os estalos do motor quando a rotação cai além do normal ao soltar a embreagem sem a devida aceleração (se a aceleração estiver suficiente, os ruídos não são gerados).
Abraços e fique com Deus!
dd1969.