Fala galera, sou novo aqui no forum, mas venho a um tempo acompanhando todas essas informações que são trocadas aqui de grande valor.
Adquiri um duster 4x4 2012 com 60 mil rodados. Fiquei bastante satisfeito com a compra e estava só alegria. Mas fui atingido por um defeito ao meu ver bastante incomum e é por isso que venho aqui para compartilhar essa ideia e quem sabe ser ajudado.
O meu carro foi adquirido no início de junho de 2016 e no mês de novembro senti que a minhas rodas traseiras as vezes travavam, principalmente quando se fazia curvas em baixa velocidade. Por exemplo, manobrando. Pensei de primeira que poderia se algo no freio, algum componente soltou e estaria fazendo isso. Levei na mecânica e os freios foram abertos, os eixos e rodas verificados e depois de alguma investigação o defeito estava no diferencial traseiro. Fiquei bastante chateado, pois na minha ultima revisão na Renault pedi para que eles verificarem o estado dessa peça, uma vez que no manual não cita nada com relação a ela. O pessoal da Renault falou que estava tudo ótimo. No entanto, o pessoal da oficina verificou que o óleo estava preto e com muito cheiro de queimado e disse que precisavam abrir o diferencial para investigar o problema. Só a critério de informação, antes de ocorrer esse problema todos os modos da tração funcionavam, mas não tinha testado o carro em situações de trilha, tudo isso aconteceu usando o carro em asfalto usando as vezes o modo 2wd ou auto.
Voltando agora para a parte da oficina, me cobraram uma mão de obra caríssima para abrir e identificar o problema da peça. Eu achei melhor então comprar uma peça nova. Pois como eu já conheço, havia o risco de além de eu pagar essa mão de obra caríssima, no final eles podiam condenar o diferencial todo e eu ter que acabar comprando a peça do mesmo jeito. Pois bem, comprei a peça de um Duster 2013 e levei para montarem. Após a montagem eles falaram que estava tudo bem agora.
Depois desse susto troquei então óleo da caixa de cambio e do diferencial dianteiro. Além disso fiz uma revisão geral. Troquei velas, liquido de arrefecimento, óleo do motor, encomendei novos amortecedores (ainda não instalados), molas (ainda não instalados) e calços de 4 cm (ainda não instalados) para elevar o veículo para encarar melhor as trilhas.
A alegria durou pouco. Essa semana ao viajar para local de praia me deparei com uma estrada de terra com lama e fui encarar, isso no modo auto mesmo. Passei com facilidade e pensei pra mim que estava tudo bem. Mas isso foi até eu perceber a luz de injeção eletrônica acesa no painel e o modo 2wd travado, indicando falha no sistema de tração. Ainda tinham 230 km de estrada pela frente até chegar em casa. Segui viagem, não tinha outra opção. Mas vi que depois de aproximadamente 20-30 minutos a luz do painel se apagou e eu podia agora selecionar os outros modos, mas continuei minha volta no modo 2wd. Ao chegar em casa selecionei novamente o modo auto e o modo 4lock e ambos entravam. Mas o susto veio quando no modo 4lock eu fiz uma curva em baixa velocidade e senti novamente o estalo que me levou a oficina da primeira vez, fiz outra curva para confirmar e estalou, mudei para o modo 2wd e o estalo sumiu. O que me levou a concluir que isso só acontece quando estou no modo 4lock e que com meu último diferencial trocado essa função ficou travada e o painel não mostrava, pois independente do modo que eu selecionasse o estalado ocorria. Parece que o disco da embreagem do diferencial estava sempre acoplado. Agora estou aqui com mesmo problema, mas ainda consigo selecionar a função 2wd e não ouvir esses estalo. Gostaria saber de vocês se já viram isso antes, se isso realmente acontece com a duster ao realizar curvas em baixa velocidade em piso de alta aderência, se pode ser um problema com a central eletrônica que não está conseguindo controlar essa embreagem do diferencial. Fiquei muito surpreso pelo mesmo problema acontecer em duas peças diferentes.