Postado originalmente por
garaujo
...
- Em alguns momentos quando piso na embreagem para trocar a marcha (mesmo antes de movimentar a alavanca do câmbio) faz um barulho, como se eu estivesse pisando pouco na embreagem e passando a marcha. Ele faz esse barulho mesmo sem eu movimentar a alavanca do câmbio. Como um desengate que algo, o que deve ser comum, mas nem sempre faz esse barulho. Não chega a ser alto de ser problemático, mas ocorre com uma certa frequência que incomoda.
- Acredito que para economizar combustível o motor reduz drasticamente a rotação quando o câmbio está em ponto morto, entre uma passada de uma marcha para outra. Isso me causa incômodo pq com o giro quase toda vez abaixo de 800, a retomada puxa o motor de forma excessiva como de 800 para 2000 dando tranco, onde se ele mantivesse uma desaceleração mais gradual, isso não aconteceria. Nem sempre há tempo hábil para segurar um pouco mais a embreagem para evitar o tranco e suavizar a passagem entre marchas, principalmente no trânsito urbano.
- Depois de uns 2000km, e esporadicamente, o motor começou a ganhar um barulho a mais no ronco do motor, como se fosse de carro velho. Aquele barulho de final de aceleração. Esse mesmo barulho eu tinha num 1.0 quando usava gasolina, onde no álcool o barulho sumia. No Duster o combustível é álcool sempre, quando coloquei gasolina o barulho ocorreu com mais frequência. É normal? Esse é meu primeiro 4x4 e 2.0. Não sei se o barulho do cambio é comum em 4x4. E se o barulho que acredito ser do motor é comum em 2.0. Estava mantendo a rotação até 3000/4500 antes da passagem de marcha, percebi que barulho é imperceptível aos 2000/2500, então tenho mantido a rotação nesse limite na maioria das vezes, só que nem toda rua dá pra andar direito nessa rotação.
...