Postado originalmente por
dd1969
Olá, ricardo arlen,
É verdade, não comentei sobre a possibilidade de engate manual em carro com câmbio automático. Talvez o Renegade até possua a possibilidade de escolha manual de determinada marcha, mas isto o Duster Automático e vários dos demais carros com câmbio automático também possuem.
O problema é que, mesmo que você com um 4x4 automático fixe o câmbio manualmente em 1ª marcha para atravessar um trecho alagado (de uma grande cidade em época de verão, por exemplo, ou mesmo de um riacho em época de cheia), terá dificuldade em manter rotação média ou alta do motor para evitar entrada de água pelo escapamento, porque o carro vai andar em velocidade proporcional à rotação do motor pelo fato de não termos o pedal da embreagem. Em um carro com câmbio manual, podemos utilizar a técnica de mantê-lo com o pedal da embreagem parcialmente pressionado, visando alto giro do motor com baixíssima velocidade do carro, permitindo não espalhar e/ou espirrar água na parte alta do motor. No caso do Renegade 4x4, mesmo sendo movido a diesel, ainda assim possui muita eletrônica embarcada, diferentemente dos primeiros Jeeps e Trollers que eram totalmente mecânicos e podiam manter funcionando o motor sem parte elétrica alguma, até mesmo sem bateria (em carro antigo movido a diesel podia-se até dar a partida no motor somente com um pequeno "tranco", que não é mais recomendado nos veículos mais recentes).
Abraços e fique na Paz de Cristo!
dd1969.