Caros ricardo arlen e Skenel,
Hoje efetuei as medidas do mesmo modo que o membro Skenel atuou, porém, no meu caso há algumas pequenas diferenças:
a) O meu já está com um pouco mais de 45000 Km;
b) É o modelo 2.0 4x4;
c) Possui aqueles alargadores de pára-lama, mas acho que estas peças plásticas devem influenciar em apenas alguns milímetros;
d) Somente medi com o tanque cheio;
e) Havia calibrado com 30 PSI ao invés de 29 PSI;
Semelhanças:
a) Piso plano;
b) Pneus originais de fábrica 215/65 R16;
c) Sem carga;
d) Usando como referência o eixo das rodas e o pára-lama (alinhando a trena no chão/eixo de roda/pára-lama);
Seguem as medidas que obtive:
TANQUE CHEIO:
Dianteira esquerda: 75,0 cm
Dianteira direita: 76,5 cm
Traseira esquerda: 77,5 cm
Traseira direita: 76,5 cm
Considerações:
a) No meu caso, o lado do motorista (dianteiro esquerdo) também está mais baixo, porém, 1.5 cm a menos que a parte da direita (observação: sou um motorista pesado (mais de 100 Kg), o que deve explicar a mola mais "cansada");
b) Me parece que a traseira deve ter ou a mesma medida ou 1 cm a mais que a dianteira (provavelmente 1 cm a mais, e no meu caso, o lado traseiro direito pode estar com a mola mais "cansada");
c) O meu está bem mais baixo que o do companheiro Skenel, o que pode indicar que está mais "cansado" devido à maior quilometragem rodada, ou o 4x4 seria mais baixo mesmo;
Seria útil se tivéssemos mais posts dos outros companheiros para termos uma idéia de projeção de acordo com a quilometragem (desde o mais alto até o mais baixo).
Mas o ideal mesmo para descobrir se o 4x4 é realmente mais baixo que o 4x2 seria que algum membro do fórum tivesse a oportunidade de medir 2 carros 0Km na concessionária (um 1.6 4x2 e um 2.0 4x4). Além disso, teríamos um parâmetro de como nossos carros eram quando saíram da concessionária e o quanto as molas já cederam.
Abraços e fiquem com Deus!
dd1969.