Meu carro faz um barulho na transmição quando forço ele com marcha fraca, ja troquei as cruzetas e não resolveu. alguem pode ajudar
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Meu carro faz um barulho na transmição quando forço ele com marcha fraca, ja troquei as cruzetas e não resolveu. alguem pode ajudar
Olá a todos, sou novo por aqui e gostaria de opiniões de amigos mais experientes. Adquiri a pouco tempo minha Duster. Logo percebi que sempre que a tração é exigida um pouco mais, principalmente em aclives, ela passa a piscar a luz de tração e passa para o 2wd. Li em posts antigos reclamações semelhantes. No entanto é só exigir minimamente da tração ela aquece a passa pro 2wd. Levei no meu mecânico, que não é especialista em 4x4, e ao passar o scanner e verificar o sistema disse que é assim mesmo. Abri um chamado na Renault e estou aguardando resposta. Se for assim mesmo, ela só serve pra passeios em terrenos moderadamente acidentados e aclives moderados também. O que mais me dá raiva são os amigos me falando. "Eu avisei que era de brinquedo, puro marketing da Renault, e que não aguentaria trilhas mais parrudas." Agradeço desde já.
Olá Raraujo, estou com o mesmo problema e é recorrente, sempre que exijo da tração ele sai do modo 4wd. Qual tem sido sua experiência?
Olá kleandro. Respondo apesar de não me considerar "experiente".
Nunca aconteceu comigo. Mas também não faço trilhas de verdade. Já usei bastante o 4x4 no entanto. Passei por subidas muito íngremes e elameadas, atoleiros, longos, fofos e profundos, com o LOCK ligado. Nunca tive este problema.
É verdade que o termo "bastante" é relativo, e talvez o que é bastante pra mim seja pouco :) vai saber. Mas também nunca vi por aqui ninguém reclamando disso. Minto, acho que tem um amigo relatando uma única situação em que ele teve este problema, não lembro bem, mas pareceu pontual. Também vi muitos vídeos no youtube da duster cortando um dobrado sem perder a tração 4x4.
por exemplo:
Duster arrepiando - YouTube
Duster 4x4 apavorando na trilha - YouTube
Duster trilha santa rita 9 - YouTube
Duster trilha santa rita 5 - YouTube
Duster trilh santa rita 10 - YouTube
Pra mim isso é bastante :) e pra você?
Quanto ao motivo disso acontecer, não posso ajudar.
abs
boa sorte
Lembrei de algo. No manual diz que isso pode ocorrer por diferenças entre os 4 pneus.
Particularidades da
transmissão 4 rodas motrizes
O veículo pode fazer mais ruído quando os modos “AUTO” ou “4WD Lock” são ativados. Se o sistema detectar uma diferença de dimensão entre as rodas dianteiras e traseiras (no caso, por exemplo, de um pneu murcho, desgaste acentuado em um eixo, etc.), o sistema passa automaticamente ao modo “2WD”.
As luzes indicadoras _e _são exibidas no painel de instrumen-tos. Dirija-se, logo que possível, a uma Oficina Autorizada, circulando em velocidade moderada.
Uma solução deste problema pode ser a troca dos pneus. Utilize sempre quatro pneus idênticos (mesma marca,mesma estrutura, etc.) com desgaste semelhante.
Se as rodas patinarem excessiva-mente, os componentes mecânicos podem aquecer.
Se isto acontecer:
– em uma primeira fase, a luz indicadora _ pisca. O modo “4WDLock” se mantém ativo, mas é recomendado parar, logo que possível, para deixar que o sistema resfrie (até que a luz indicadora deixe depiscar);
– se as rodas continuarem a patinar, o sistema passa automaticamente ao modo “2WD” para proteger os elementos mecânicos.
A luz indicadora _ pisca. Enquanto a luz indicadora estiver intermitente, não é possível selecionar um outromodo.
Neste caso, é recomendado parar, logo que possível, para deixar que o sis-tema resfriar (até que a luz indicadoradeixe de piscar).
Esta refrigeração pode demorar até cinco minutos, aproximadamente.
Se o sistema detectar um deslizamento excessivo das rodas dianteiras, o funcionamento do motor é adaptado para reduzir o efeito de patinagem.
- – Monte sempre pneus de características idênticas em todas as rodas (marca, dimensão, estrutura, desgaste, etc.). A utiliza-ção de pneus de dimensões diferentes nas rodas dianteiras e traseiras, e/ou esquerda e direita, pode ter consequênciasgraves para os próprios pneus, mas também para a caixa de câmbio, caixa de transferência, pinhões do diferencial traseiro.
Obrigado vkbrv, estou ciente das orientações do manual, interessante notar que quando ele desativa a tração não sinto cheiro de queimado ou algum sinal indicativo de esquentar pra justificar a desativação. Os pneus são idênticos mas tem uma particularidade: o proprietário anterior era mais preocupado com visual do que com desempenho e colocou pneus 235/70 R16. Será que há influência. Aproveito para pedir a todos uma indicação de mecânico que entenda de 4x4 em SP de preferência na zona oeste. Mas se for outra região e bem indicado quero dar um pulo lá pra trocar ideia. Ir na Renault, já até sei, esfaqueiam e ainda vão sugerir trocar todo o conjunto. A real é que sou só decepção, vendi meu Palio juntei todas minhas economias pra atender um desejo antigo pra ter dado azar de pegar uma Bichada. E como disse levei no mecânico que avaliou a tração e não detectou nada, por isso comprei. Quanto aos vídeos já tinha-mos visto. Por eles é que acabei decidindo pela Duster ao invés da TR4.
Obrigado vkbrv, estou ciente das orientações do manual, interessante notar que quando ele desativa a tração não sinto cheiro de queimado ou algum sinal indicativo de esquentar pra justificar a desativação. Os pneus são idênticos mas tem uma particularidade: o proprietário anterior era mais preocupado com visual do que com desempenho e colocou pneus 235/70 R16. Será que há influência. Aproveito para pedir a todos uma indicação de mecânico que entenda de 4x4 em SP de preferência na zona oeste. Mas se for outra região e bem indicado quero dar um pulo lá pra trocar ideia. Ir na Renault, já até sei, esfaqueiam e ainda vão sugerir trocar todo o conjunto. A real é que sou só decepção, vendi meu Palio juntei todas minhas economias pra atender um desejo antigo pra ter dado azar de pegar uma Bichada. E como disse levei no mecânico que avaliou a tração e não detectou nada, por isso comprei. Quanto aos vídeos já tinha-mos visto. Por eles é que acabei decidindo pela Duster ao invés da TR4.
Obrigado vkbrv, estou ciente das orientações do manual, interessante notar que quando ele desativa a tração não sinto cheiro de queimado ou algum sinal indicativo de esquentar pra justificar a desativação. Os pneus são idênticos mas tem uma particularidade: o proprietário anterior era mais preocupado com visual do que com desempenho e colocou pneus 235/70 R16. Será que há influência. Aproveito para pedir a todos uma indicação de mecânico que entenda de 4x4 em SP de preferência na zona oeste. Mas se for outra região e bem indicado quero dar um pulo lá pra trocar ideia. Ir na Renault, já até sei, esfaqueiam e ainda vão sugerir trocar todo o conjunto. A real é que sou só decepção, vendi meu Palio juntei todas minhas economias pra atender um desejo antigo pra ter dado azar de pegar uma Bichada. E como disse levei no mecânico que avaliou a tração e não detectou nada, por isso comprei. Quanto aos vídeos já tinha-mos visto. Por eles é que acabei decidindo pela Duster ao invés da TR4
Pensei aqui o seguinte. Segundo o manual (pg. 2.11), aonde dá pra ver os desenhos das luzes que piscam, o comportamento é diferente nos dois casos. Se o problema for irregularidade nos pneus o sistema passa direto pra 2WD e acendem as luzes 2WD e uma tipo um gráfico. Se for aquecimento, a luz 4WD fica piscando e o sistema continua em 4x4, depois caso continue a aquecer passa pra 2WD e a luz 2WD fica piscando até o sistema esfriar.
Pelo seu relato, seu caso deve ser de aquecimento mesmo.
Quanto aos pneus, não sei. Como disse tenho pouca experiência, mas li um bocado. Acho que não deve atrapalhar a leitura de quando o pneu está patinando. Acho que é possível que com mais atrito o sistema seja mais forçado e aqueça mais rápido, mas não sei... só um chutão.
Achei um relato sobre o asunto.
ab
Obrigado, o relato é bem o que tem acontecido com a minha. Vou procurar a Renault pra ver se encontro solução.
Alguém poderia informar a especificação dos óleos do cambio manual e do diferencial traseiro do duster 4x4?
Abs.
JC Dorini/SP