Boa Noite. óleo para o diferencial dianteiro e traseiro e este mesmo 80w-90 . para o cambio o recomendado e o 75w-80
Versão Imprimível
pessoal alguém já consegui substituir as cruzetas do duster 4WD sem ter que trocar o conjunto completo
veja se o seu problema encaixa em alguma dessas condiçoes https://image.slidesharecdn.com/manu...?cb=1486601915
Esse fim de semana tirei a válvula e fiz uns testes. Nada de funcionar, nem com multímetro, e nem tentando mover o pistão com ferramenta. Aparentemente a válvula gravou na posição neutra.
Pesquisei no mercado livre, uma válvula usada de sucata, 250 Bolsonaros, uma nova por volta de 550.... Nem fui atrás de saber quanto custa na concessionária.
Achei a mesma válvula no Aliexpress, nova (paralela) 120,00. Já está encomendado. Esperando chegar.
8200642783 CV10226 IERNA VVT Solenóide para Renault Fluence 2.0 16 v F4r F4R 2.0 16 V Renault DUSTER Renault FLUENCE f4R 2.0 16 V
8200642783 CV10226 IERNA VVT Solenoide para Renault Fluence 2.0 16 v F4r F4R 2.0 16 V Renault DUSTER Renault FLUENCE f4R 2.0 16 V em Valvula De Controle De Ar ocioso de Automoveis e motos no AliExpress.com | Alibaba Group
Boa noite, Celio27rv,
Eu precisei substituí-las porque travaram por conta de ferrugem, o que começou a forçar a flange traseira, chegando até a rachá-la, o que começou a provocar forte vibração no carro todo por conta do empenamento do eixo cardan (devido àquela rachadura). A vibração somente era percebida a partir de 85 Km/h, e era muito forte, pois quanto maior a velocidade, maior a vibração, e parecia que os vidros traseiros sairiam da tampa, para você ter uma ideia.
Baseado num relato de alguém neste mesmo tópico do fórum (depois envio o número do post), tentei efetuar a troca em oficina especializada, uma vez que na concessionária o conjunto completo do cardan sairia por R$3.000,00 (já com um bom desconto).
Efetuei o serviço, mas a oficina já havia me alertado que poderia não ficar muito bom, porque, como o rolamento de peso não é desconectado das 2 partes do cardan, eles não conseguiriam efetuar um bom balanceamento das 2 partes do mesmo. O serviço ficou por menos de R$800,00, se não me engano.
Depois, posto as fotos de como estava antes, mas basicamente o que eles fizeram foi serrar as 2 flanges, e instalar 2 novas com medidas próximas e 2 cruzetas novas com medidas semelhantes também. Após soldar as flanges no eixo, pintaram e a aparência ficou muito boa (como novo).
Melhorou muito, mas mesmo assim, percebo uma leve vibração e ruído no carro entre 85 e 105 Km/h (curiosamente, depois de 105 Km/h o funcionamento fica "redondo").
Estou esperando uma oportunidade (com menos correria) para tentar falar com eles sobre o ocorrido e verificar se eles podem tentar desacoplar o rolamento de peso das 2 partes (para isso, precisarão, com minha autorização, cortar os guarda-pós), para eles poderem tentar balancear individualmente as 2 partes do cardan.
Abraços, e fique com Deus!
dd1969.
Seguem as fotos (antes e depois):
Anexo 566291
Anexo 566292
Anexo 566293
Anexo 566294
Anexo 566295
Anexo 566296
Observação: A flange estava branca porque na concessionária, o mecânico aplicou graxa para tentar melhorar, mas não adiantou porque a cruzeta já havia travado.
Abraços, e fique com Deus!
dd1969.
Esqueci-me de comentar um item: repare que com as novas cruzetas, há travas, que podem ser facilmente retiradas no dia que for necessário, diferente da situação original da Renault, que projetou as cruzetas travadas por uma espécie de conjunto de ponteamento de várias soldas, o que exige a substituição completa do conjunto (e muito caro). No caso das novas cruzetas, estimo que custariam por volta de uns R$80,00 (quem sabe?) cada uma....
Outra observação: Não é qualquer oficina que trabalhe com cardan que vai fazer esse serviço. Aqui na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, tentei várias oficinas em minha cidade e nas vizinhas, e todas as oficinas que havia tentado diziam que somente trabalham com cardan de ônibus, caminhão, carreta e trator (não trabalhavam com cardans de carros 4x4...).
Abraços,
dd1969.
Só mais umas informações dos russos sobre o cardam, o Google traduz. Este site tem muita dica sobre manutenção do Duster 4x4.
Рено Дастер. Карданная передача - Dustershop77
Рено Дастер. Снятие карданной передачи - Dustershop77
Sugiro que compre uma Duster 4x4 0 km, eu comprei a minha mês passado 0 km 2019 por 75 mil.
Compre por venda direta que tem um desconto de +/- 10%.
Ligue na concessionária e diga que quer falar com o pessoal de venda direta.
Algumas concessionárias dificultam muito o acesso ao pessoal de venda direta.
Se disserem que só vendem para pessoa jurídica ou que só com convenio diga
que você tem convenio com a Uber e diga que você trabalha como Uber.
Se preciso for faça o seu cadastro no Uber, para isso você precisa anotar
na sua carteira do motorista que você exerce atividade remunerada, para isso você
precisa ir no Detran e fazer uma prova escrita.
Você precisa pedir para alguém de venda direta ligar na Renault e perguntar
quais são as cores disponíveis no pátio da Renault e eu sugiro que fique com uma
das que estão no pátio nesse caso a espera seria por volta de 30 dias.
Nesse caso você preenche um pedido de venda direta, uma semana depois você
paga um boleto bancário em nome da Renault pelo carro e 30 dias depois no máximo te entregam o carro.
Nesse caso peça o numero do pedido ao vendedor da venda direta da concessionária anote o numero do pedido para poder acompanhar o seu pedido diretamente na fabrica da Renault via telefone.
Se você não quiser uma das que estão disponíveis você pode preencher um pedido
na concessionária e nesse caso dizem que a espera seria por volta de 120 dias
mas você não paga nada e não tem direito a nada e nem pode reclamar caso
não entreguem nada ou caso demore mais do que 120 dias.
(Talvez possa reclamar judicialmente)
Vantagens da Duster 2.0 4x4 em relação a uma Duster 1.6 com cambio manual
Câmbio manual de 6 marchas
Transmissão 4x4 e 4x4 Lock (e tem também a transmissão 4x2
caso queira usar para viagens ou algo semelhante.)
Suspensão Multilink
Motor 2.0 (Agora no Brasil motor 2.0 só 4x4)
Tem outras vantagens menores como escapamento reforçado etc...
Eu já dirigi bastante uma Duster 1.6 manual e agora
desde o mês passado tenho uma 4x4 que comprei 0 km.
Na minha opinião nem precisa pensar muito...
Qualquer duvida sobre a minha opinião eu estou a disposição.
Boa noite Celio,
Tem mais esses videos sobre o cardan do Duster
Reconditonare cardan Duster - YouTube
Renault Duster,бюджетный ремонт кардана.Renault Duster repair of propeller shaft. - YouTube
RENAULT DUSTER - YouTube
Procesul de reparare a arborelui cardanic - YouTube
E por último esse aqui, se souber russo vamos ficar fera em consertos de cardam....esse mais de 200 mil km
E do Honda CRV, e tem do Nissan Xterra, mas parece todos iguais... e tem no neste forum o link
[FAQ] Замена крестовины кардана,Honda CRV 96г.(есть ссылка на видео)
Крестовина кардана,замена.Часть 1. - YouTube