Caro fllmilanez,
Deve haver várias trilhas, sim. A questão é saber onde.
Uma vez, convidado por um amigo que possui um Suzuki Grand Vitara do modelo mais antigo (com chassis e mais preparado), participei de um passeio 4x4 promovido pelo NJC - Niterói Jeep Clube (NJC | Niterói Jeep Clube), mesmo não sendo sócio. Neste caso, paguei na hora uma pequena taxa de inscrição e ganhei uma planilha contendo todo o roteiro, daquelas do tipo utilizado por navegadores 4x4 em competições, com indicação de cada curva, cada ponto de referência, etc.
O passeio foi excelente e rendeu ótimas fotos. Incluiu passagens por riachos, "buracada", trechos com pedras rasas, e terminou próximo a uma cachoeira. Lembro-me no início do passeio, do instrutor explicando que haveria 2 grupos: o do passeio, e um de trilha pesada, que somente deveria ser percorrido por carros bem preparados (nem Troller de fábrica, por exemplo, deveria ir). O pessoal da trilha chegou no ponto final, se juntando ao pessoal do passeio umas duas horas mais tarde (no início o trecho era igual, mas, a partir de um ponto, pegaram uma bifurcação para o trecho difícil).
Como o passeio acabou por volta das 14:00h daquele sábado, este amigo me convidou para irmos (eu de Duster, ele de Grand Vitara antigo, um de Grand Vitara modelo novo, um Troller e uma pickup Mitsubishi) a uma rampa de salto de parapente em Maricá. Foi legal também pois teve um pequeno atoleiro devido às chuvas, e o visual lá em cima era legal.
Moral da história: Sugeriria que procurasse algum Jeep Clube da tua região, e contatasse outras pessoas que praticam trilhas por aí. No caso do Niterói Jeep Clube, eles vivem explorando (no bom sentido) diversas regiões com seus poucos carros super bem preparados (e em conjunto sempre, nunca sozinhos), mapeando tudo, para depois promover passeios e trilhas aos membros e não membros, mas já com as planilhas mapeadas. E, conforme já disse, devem aparecer outras oportunidades indicadas pelos membros do clube, que já tenham participado antes e que você ainda não conheça.
Abraços e fique com Deus!
dd1969.