Postado originalmente por
dd1969
Olá, geroliveira,
Achei estranho o fato de os 4 amortecedores estarem vazando com apenas 31000 Km, pois meu carro anterior, um Fiat Idea ELX 1.4 2007, vendi com 118000 Km com os amortecedores originais e aparentemente em perfeito estado, pois além de não estarem vazando (conseguia ver atrás da poeira seca as inscrições "Cofap 2007"), eu conseguia fazer curvas em boa velocidade sem mudanças inesperadas de direção, nem balanços ou sustos, além do mecânico dizer que, apesar de recomendarem a troca com uns 60000 Km, normalmente os de fábrica duram mais, e, segundo seus testes, ainda estavam bem. Posso ter tido sorte com os meus mas 30000 Km parecem pouco, pelo menos inicialmente, e também não sei se você fez trilhas pesadas ou não.
Desconheço se no mercado fora das concessionárias já há disponibilidade dessas peças, mas, de qualquer modo, eu não trocaria fora para não perder a garantia de fábrica de várias outras peças ligadas à suspensão ou ao monobloco em si.
Com relação ao fato da garantia cobrir ou não, sabe-se que o veículo possui peças de desgaste normal como pneus, amortecedores, molas, bateria, pastilhas e lonas de freio, óleo do motor, filtros, correias, etc., que não são cobertas pela garantia total. Entretanto eu chutaria que um problema num amortecedor com 1000 Km deveria ser coberto pela garantia, salvo queda forte em buraco ("cratera") das ruas de nossas cidades. Cada caso é um caso diferente e precisa ser analisado pela oficina. Eu mesmo tive um problema com a correia do motor que toca os acessórios (ar-condicionado, direção hidráulica, etc) que estava fazendo um barulho e que foi trocada gratuitamente em garantia (sem custo algum), inclusive com a liberação de táxi, reboque e carro reserva providos pelo serviço Renault Assistance (o carro reserva foi em função da demora de poucos dias para se obter a peça). O ideal seria você procurar ler a documentação fornecida pela Renault no manual do carro.
Outra coisa, procure em sua concessionária (ou até em outra) um cartaz contendo promoções de kits de peças já com a mão de obra incluída no preço, pois na que eu faço as revisões havia (pena que não tirei foto naquela oportunidade para lhe enviar agora) e me surpreendi ao ver que as peças do Duster são bem mais em conta que as do Fluence e regulam em preço com as do Sandero e do Logan que são carros mais baratos, ok?
Abraços, e que o ano de 2014 seja ainda mais abençoado para todos nós! Fiquem com Deus!
dd1969.