Boa noite, dd1969 e demais participantes.
Acredito que ainda existam alguma informações erradas.
O sistema ABS que a Renault afirma ser "offroad" não possui a função de um bloqueio de diferencial. Explico.
Na verdade quando a montadora afirma que seu ABS é "offroad", o que ela está querendo dizer é que o mesmo está adaptado ao uso em terra, ou seja, ele permite o travamento das rodas em baixa velocidade quando o sistema "entende" ser necessário.
Imagine vocês em uma descida com baixa aderência, caso o ABS atuasse deforma indiscriminada ele não permitiria o travamento da roda e você embalaria o que pode causar um acidente.
Este sistema com atuação do ABS simulando bloqueio existe em alguns carros, em regra bem acima de R$ 200.000,00. Como Range Rover, BMW, etc. E mesmo neste modelos caríssimos sua atuação é bem limitada e deficiente.
Quero frisar que de forma alguma estou desmerecendo o Duster, acho ele um carro bem honesto, inclusive penso na compra de um.
Neste vídeo em dois momentos é possível notar a perda de aderência de uma das rodas, com a consequente imobilização da tração no eixo.
Motorsi Proovisõit - Dacia Duster 4×4 - YouTube
Aqui um exemplo do funcionamento do ABS como bloqueio, observem que o mesmo não é muito efetivo.
Roller Test: BMW X3 vs MB GLK vs Audi Q5 - YouTube
OBS:Prometo aprender à postar os vídeos de forma que fiquem visíveis.