x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 8

Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    É que mesmo os mais "experientes" pecam na hora de secar os pneus. Insistindo em forçar o motor e cavar o terreno. Muitas vezes você consegue passar num atoleiro com a calibragem normal, e tem preguiça de secar pra não ter que ir encher depois.
    Mas acontece de você conseguir sair de um atoleiro apenas secando os pneus.
    No caso do Duster eu já atolei numa duna com 15lbs e saí sozinho subindo a ladeira após baixar pra 8lbs.
    Também já estive numa situação em que o grupo estava com dificuldade de sair de um local de um churrasco em cima de uma duna, tendo que recorrer a cintas e guinchos. Eu fui o último a sair e o pessoal falava no rádio: "- Espera aí que a gente vai ter que puxar Vinicius." E eu saí tranquilamente. A diferença era somente a calibragem dos pneus.

Acho que o curso é válido, sim. E mesmo pra quem já é veterano o DVD é muito interessante. Mas acho que o autor cobra demasiadamente caro pelo
    DVD, por isso nunca comprei.
    Ah, entendi, "secar" é esvaziar...

Mas dá pra secar depois que atolou? Ou é sempre antes de entrar? Tem que ter um calibrador né....

Achei que 38 reais em algo que vai me ajudar a cuidar bem de um investimento de centos mil reais não é caro.
    Vou comprar.

Conhece o livro?

Mais uma vez obrigado.

ab

Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15
    É bom já entrar com 12lbs. Pra nem precisar atolar. Rsrsrs
    É bom ter um calibrador, sim. Calibrador, cinta, anilha, compressor, etc.
    Não conheço o livro.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Valeu Vinicius!!

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    Bom dia a todos.
    Sou novo, no forum e no mundo 4x4.
    Acabei de comprar uma Duster 4x4 usada, meu primeiro 4x4.
    É uma 12/13 com 15000 km!

Algumas perguntas:

Sobre o carro:

1- Alguma recomendação de algo que deva ser feito logo de cara no carro? Tipo checar ou fazer?

2- Já deve vir com a mangueira certa de direção? Como saber?

3- Tenho um amigo mecânico que sempre cuidou dos meus carro. Honesto e competente, trabalha basicamente com carrões Me recomendaram fazer a próxima revisão numa concessionária, já que não conheço bem o histórico do carro, mas minha experiência em css é péssima, me sinto sempre enrolado por eles, minha tendência é levar no meu amigo mesmo. O que acham?

v.
    Também comprei um Duster 4wd, 2012/13, que foi faturado em junho/12, e estava com 66.000km, no início de março/17. Na concessionária irão fazer somente a revisão dos 20 mil km. Sugiro que você troque as duas correias, dentada e de acessórios, com fiz na semana passada com o meu. O seu mecânico se tiver a ferramenta para colocar o motor no ponto, faz isso em 3 horas de serviço.Trocaria as correias, pois a borracha resseca com o tempo, quanto aos tensores e rolamentos penso que não precisa. A minha correia dentada era original e estava com ótima aparência, ela é bem robusta, fica protegida. Coloquei uma dayco (vocÊ acha também continental), viajei mais de 1.000km, tudo ok. ​A correia de acessórios é mais difícil achar, pois é da linha pesada, grossa. É usada em motores diesel, como renault Master 2.5 e alguns caminhões. O código 7pk1792 ou 7pk1790, mais fácil de encontrar em casa que vende peças para caminhão/diesel. Meu mecânico disse que não precisaria trocar, pois não tinha chegado aos 80 mil km, mas troquei por precaução. A dentada fica mais protegida, estava como nova. Atenção, se o mecânico não tiver ferramenta do motor F4R, ele não consegue colocar o motor no ponto.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Brigado Galeraço pelas dicas. Quer dizer q mesmo com 15k vale trocar as correias né?

Usuário Avatar de ajmacedo
    Entrada
    13/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2

Marcha lenta oscilando

Pessoal,

Já é a segunda vez que o Duster está com esse problema, da outra vez após ficar uma semana na revisão foi ajustado.

Como está na garantia e próximo da revisão espero que arrumem qdo eu o deixar lá.

Alguém mais tem tido esse problema (piora qdo o AC está ligado)? Fica oscliando de 600 a 900 rpm, é bem irritante!!!

Carro com injeção menos redondo que carburado...

Em outros carros com injeção que tive ou a família jamais vi algo parecido.

Agradeço opiniões com as possíveis causas (ou se é recorrente do carro).
    Aluísio
    Duster 4WD TechRoadII (2014/Prata)
    Niva JáDisse (1995/Grená)

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Brigado Galeraço pelas dicas. Quer dizer q mesmo com 15k vale trocar as correias né?
    Quanto as correias penso que sim, principalmente a dentada. A correia de acessórios eu não troquei, porque não tinha encontrado até a hora que o mecânico estava com o carro aberto, só achava maior ou menor, foi quando consultei no site da Dayco e vi que era uma correia da linha pesada (7pk1790). Comprei e vou trocar em julho/17.

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    Pessoal,

Já é a segunda vez que o Duster está com esse problema, da outra vez após ficar uma semana na revisão foi ajustado.

Como está na garantia e próximo da revisão espero que arrumem qdo eu o deixar lá.

Alguém mais tem tido esse problema (piora qdo o AC está ligado)? Fica oscliando de 600 a 900 rpm, é bem irritante!!!

Já tive outros Renault, um Honda New Fit que as vezes apresentavam isso, quando frio e pela manhã. O Honda que vendi esse ano, resolvi limpando velas, bobinas e TBI. O Honda mesmo quando frio, ascende luz no painel e aumenta muito a rotação, depois que esquenta estabiliza. Nos casos dos renault que tive, o que resolvia era limpar o sensor de rotação, no duster não sei onde fica.

Usuário
    Entrada
    02/04/2017
    Local
    Ipatinga/MG
    Esse infeliz (sensor de rotação do motor), conforme ilustração do link abaixo. Geralmente tira com uma chave 10 e limpa com WD40 e resolve na maioria das vezes.

SENSOR DE ROTACAO KANGOO/DUSTER/LOGAN/SANDERO/SYMBOL/FLUENCE - ORIGINAL - ELETRICA - OUTROS

e tem essa dica do forum Renault Clube

Como Limpar o Sensor de Rotacao do Clio -
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    Pessoal,

Bom, estou a pouco dias com ela, mas já constatei isso. Na minha só acontece com o ar ligado. E varia menos, de 600 a 750 no máximo. Incomoda um pouco mesmo...

Não tenho garantia (usada). Se puder poste aqui como resolveu (ou não kkk) na css.

Valeu!

Usuário Avatar de vkbrv
    Entrada
    03/04/2017
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Dúvidas sobre o AUTO (tração)

Meu amigo (q tb é meu mecânico) falou que se fosse eu só andaria em 2WD, exceto na terra ou areia. "Pra quê gastar o sistema a toa?" perguntou ele.

Eu, pelo que li, tinha entendido que o AUTO ajudaria na estabilidade do carro. Imaginei que isso se daria caso o carro "saísse" numa curva o sistema usaria a tração na roda correta pra recolocar o carro na trajetória. Isso justificaria o AUTO o tempo todo. Mas depois, vendo que não tem assistência de estabilidade (a minha é 13, as novas tem, né), julguei que eu devia estar errado.

O que vcs fazem? 2WD sempre? AUTO sempre? (por sempre me refiro a maioria do tempo).

O sistema ajuda na estabilidade?

Li por aí (no fórum duster.forumeiros) que o carro, pelo menos na versão 4x2 tem tendência a aquaplanar e destracionar na chuva. É fato? O AUTO atua nestes casos?

Obrigado.

v.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Bom dia, vkbrv,

Seguem minhas opiniões pessoais:

... Meu amigo (q tb é meu mecânico) falou que se fosse eu só andaria em 2WD, exceto na terra ou areia. "Pra quê gastar o sistema a toa?" perguntou ele. ...
    Já comprovei através de filmagem com meu celular debaixo do carro que o eixo cardã sempre gira, independentemente do modo selecionado (4x2, AUTO ou LOCK), o que indica que há conexão fixa entre o diferencial dianteiro e o eixo. Com isso o conversor de torque está no eixo traseiro, juntamente com o diferencial traseiro, diferente do que eu pensava antes (pensava que estivesse junto com o diferencial dianteiro). O carro já está com mais de 113.000 Km e não vejo sinal algum de desgaste. Acredito que somente desmontando mesmo para se descobrir.

... O que vcs fazem? 2WD sempre? AUTO sempre? (por sempre me refiro a maioria do tempo).
    O sistema ajuda na estabilidade? ...
    Ando quase sempre em AUTO, pois achei que o modo 4x2 permite patinagem em situações comuns do dia-a-dia, como arrancada rápida num cruzamento movimentado onde sempre há alguma areia sobre o asfalto, e isto pode nos colocar em situações de risco (colisão ou abalroamento). No modo AUTO consigo arrancar com segurança sempre rápido, e é por isso que muitos carros esportivos (Ferrari, entre muitos outros) já estão vindo com sistema de tração integral (naqueles casos não é para uso off-road, e sim para maior aceleração, sem perder tempo patinando os pneus). Ainda há também a questão do desgaste de pneus, onde no modo AUTO gasto muito pouco os pneus que são consumidos lentamente em conjunto (a troca é de 4 em 4). Em modo AUTO meu primeiro jogo de pneus durou 60.000 Km (porque ignorei bastante a calibragem e "pulei" alguns alinhamentos) e para este segundo jogo estou esperando algo próximo aos 80.000 ou 90.000 Km (está com meia vida a uns 53.000 Km rodados pois cuido mais da calibragem e agora faço o alinhamento a cada 10.000 Km).

... Li por aí (no fórum duster.forumeiros) que o carro, pelo menos na versão 4x2 tem tendência a aquaplanar e destracionar na chuva. É fato? O AUTO atua nestes casos? ...
    Não cheguei a aquaplanar com o Duster (mas já com outro carro que era 4x2). Como ando "sempre" em modo AUTO não tenho como comprovar o fato acima, mas não pretendo correr o risco de andar no modo 4x2 para testar esta possível maior facilidade de aquaplanagem. Há também outros fatores envolvidos como o desenho dos pneus, a calibragem dos mesmos e o nível de desgaste, e, principalmente, a velocidade na qual se atravessa a lâmina d'água.

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem