Postado originalmente por
leobnaval
Exato e se hoje ele tem seus 127 cv é porque este foi o máximo que conseguiram extrair sem ter que fazer modificações maiores no projeto. Se não a potência seria maior.
....
Nesse ponto não concordo com você. Penso que tanto potência, como torque podem ir mais longe; tanto que, por exemplo, quando se "chipa" Troller ou mesmo o próprio Stark, obtem-se rendimento bem elevado sem que isso resulte em quebras. Isso é tão verdadeiro que conheço algumas pessoas (aqui em Fortaleza-Ce) que já chiparam Troller há alguns anos e seus carros nunca apresentaram problemas de motor e o mesmo relato pode ser confirmado com pessoas que já fizeram algum "upgrade" Brasil afora.
Como falei antes, cada projeto tem uma margem de modificação, portanto, o fabricante pode fazer algumas alterações, dentro de certos limites, sem ter que, necessariamente, modificar todo o projeto. Ocorre que, quem conhece essa "margem" de tolerância, é quem fabrica, pois conhece exatamente os parâmetros do carro e de seus componentes.
.................................................. ............
Logicamente que podem surgir modificações em alguns componentes e reprogramação que consigam tirar mais potência deste motor, porém é necessário investimento para isso e em um modelo que nem é vendido, é muito mais difícil ocorrer estes investimentos a não ser que o próprio fornecedor do motor (Fiat/Iveco) lancem algo mais atual e seja repassado para a TAC.
....
Foi exatamente o que eu quis dizer; e, claro, é necessário investimento. Agora, se o carro está vendendo ou não, infelizmente não saberia informar com a devida e verdadeira exatidão.
.................
Gefferson (Troller 2009/2010) ...............................
[]s