x
Convex Datacenter

Tópico: Tac Stark

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por jose luiz oliveira Ver Post
    Sòpra por uma pimenta na confusao, vai aí agora uma foto doT4 2013(merda igual a que eu tenho) postada no face book. Adivinhem o que ééééé´. o troller ficou com inveja e tá quebrando chassi tambem. kkkkkkkkkkk.só vai faltar o meu quebrar tambem pra eu por é fogo nesta bosta.Anexo 407436
    José,

se essa foto for de um tal Troller aqui de BH, tá explicado. Tem um troller aqui de um conhecido meu que recentemente sofreu um acidente em uma trilha, grande chance de ser esse aí. Do jeito que me falaram que o carro capotou, essa quebra no chassi não é nenhuma surpresa.
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Usuário Avatar de GPBarbosa
    Entrada
    28/10/2012
    Local
    São José dos Campos/SP
    Agradecimentos: 0
    Em viagem de SJC para Curitiba cruzei um STARK (placa verde) na régis...
    o cara estava com o pé embaixo o carinho anda bem viu!!!!!!!!

outra coisa achei muito legal o paralamas dele é polímero... Bom pra trilha heim...
    Barbosa - Troller 3.2 XLT
    Ex.#2 - Troller 3.0 NGD - Espetacular!!!
    Ex.#1 - Troller 3.2 TGV - página virada

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Tive oportunidade de fazer teste drive no Stark e achei o carro é bem disposto. O motor parece ser confiável, pelo que andei conversando com proprietários de furgões da linha Fiat, Renalt e Citroen que utilizam essa mecânica.
    Deixaria como sugestão para o pessoal da TAC, exigir da FIAT Powertrain (FTP), um "retrabalho" no módulo da injeção, a fim de conseguir extrair um pouco mais de potência, pro carro ficar com mais "fôlego". Um pouco mais de força seria muito bem vinda.
    Melhor que isso fosse feito nesse mesmo motor, que é leve e compacto, ao invés de colocar um bloco maior e mais pesado. A VW Amarok tem um motor 2.0 de 180cv, porque a FTP não poderia recalibrar esse 2.3 do Stark pra ficar pelo menos com 150cv ou 160cv, já faria grande diferença na hora de sair dum atoleiro. Mesmo assim acredito que esse projeto ainda vai melhorar muito, pra felicidade de nós consumidores. Essa era minha sugestão. Grande abraço a todos.

Gefferson (Troller 2009/2010)

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Francisco Gefferson Ver Post
    Deixaria como sugestão para o pessoal da TAC, exigir da FIAT Powertrain (FTP), um "retrabalho" no módulo da injeção, a fim de conseguir extrair um pouco mais de potência, pro carro ficar com mais "fôlego". Um pouco mais de força seria muito bem vinda.
    Melhor que isso fosse feito nesse mesmo motor, que é leve e compacto, ao invés de colocar um bloco maior e mais pesado.
    O acréscimo de potência não é tão simples, como conseguem realizar com reprogramação ou chips, para ser vendido originalmente o veículo passa por validações do componentes, durabilidade, teste de ruídos, emissões de poluentes, entre outros.

A VW Amarok tem um motor 2.0 de 180cv, porque a FTP não poderia recalibrar esse 2.3 do Stark pra ficar pelo menos com 150cv ou 160cv, já faria grande diferença na hora de sair dum atoleiro.
    Do ponto de vista mecânico é possivel aumentar a potência, tem que ver até que ponto é seguro e viável a montadora fazer isso. Quem quiser fazer por conta e perder a garantia existem reprogramadores e chips a venda no mercado.
    E lembrando não vai ser 20 cv a mais que vai fazer uma grande diferença em um atoleiro. Porque em transposição de obstáculos off-road o que manda mais é ter o controle da tração (todas as rodas tracionarem), manter os pneus em contato com o solo (suspensão) e entre outros pontos muito mais importantes que a potência do motor.
    Vide vitaras, jinmy preparados para off-road e com seus originais 80 a 85 cv...

Entretanto torque, mulher e dinheiro como dizem nunca é demais hsuahsaus

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    O acréscimo de potência não é tão simples, como conseguem realizar com reprogramação ou chips, para ser vendido originalmente o veículo passa por validações do componentes, durabilidade, teste de ruídos, emissões de poluentes, entre outros.

Do ponto de vista mecânico é possivel aumentar a potência, tem que ver até que ponto é seguro e viável a montadora fazer isso. Quem quiser fazer por conta e perder a garantia existem reprogramadores e chips a venda no mercado.
    E lembrando não vai ser 20 cv a mais que vai fazer uma grande diferença em um atoleiro. Porque em transposição de obstáculos off-road o que manda mais é ter o controle da tração (todas as rodas tracionarem), manter os pneus em contato com o solo (suspensão) e entre outros pontos muito mais importantes que a potência do motor.
    Vide vitaras, jinmy preparados para off-road e com seus originais 80 a 85 cv...

Entretanto torque, mulher e dinheiro como dizem nunca é demais hsuahsaus

[]s

Ok, compreendo e concordo, em parte, contigo. Deixei o comentário dando opinião de consumidor. Não sou engenheiro, daí, não sei exatamente como se faz para melhorar o rendimento de potência e torque num motor. O fato é que, pela experiência de ter dirigido um Stark, concluí que ele precisa sim de um "fôlego" a mais. Assim como o Troller (sou proprietário), também, com seus 2.485kg de peso e apenas 165cv não agradam muito; tanto que muitos, muitos mesmo, recorrem a um repotenciamento.
    Cada projeto tem uma margem de modificação, portanto, o fabricante pode fazer algumas alterações, dentro de certos limites, sem ter que, necessariamente, modificar todo o projeto. Um repotenciamento, pode ser feito. Claro que o carro não poderia saltar dos atuais 127cv para 200cv, mas, pode haver modificação dentro de uma margem de tolerância. Ocorre que, quem conhece essa "margem" de tolerância, é quem fabricou, e sabe exatamente os parâmetros do carro e de seus componentes....

Abraço a todos.

Gefferson (Troller 2009/2010)

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Um repotenciamento, pode ser feito. Claro que o carro não poderia saltar dos atuais 127cv para 200cv, mas, pode haver modificação dentro de uma margem de tolerância. Ocorre que, quem conhece essa "margem" de tolerância, é quem fabricou, e sabe exatamente os parâmetros do carro e de seus componentes....
    Exato e se hoje ele tem seus 127 cv é porque este foi o máximo que conseguiram extrair sem ter que fazer modificações maiores no projeto. Se não a potência seria maior.

Logicamente que podem surgir modificações em alguns componentes e reprogramação que consigam tirar mais potência deste motor, porém é necessário investimento para isso e em um modelo que nem é vendido, é muito mais difícil ocorrer estes investimentos a não ser que o próprio fornecedor do motor (Fiat/Iveco) lancem algo mais atual e seja repassado para a TAC.

[]s

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Local
    Fortaleza/CE
    Exato e se hoje ele tem seus 127 cv é porque este foi o máximo que conseguiram extrair sem ter que fazer modificações maiores no projeto. Se não a potência seria maior.

....

Nesse ponto não concordo com você. Penso que tanto potência, como torque podem ir mais longe; tanto que, por exemplo, quando se "chipa" Troller ou mesmo o próprio Stark, obtem-se rendimento bem elevado sem que isso resulte em quebras. Isso é tão verdadeiro que conheço algumas pessoas (aqui em Fortaleza-Ce) que já chiparam Troller há alguns anos e seus carros nunca apresentaram problemas de motor e o mesmo relato pode ser confirmado com pessoas que já fizeram algum "upgrade" Brasil afora.
    Como falei antes, cada projeto tem uma margem de modificação, portanto, o fabricante pode fazer algumas alterações, dentro de certos limites, sem ter que, necessariamente, modificar todo o projeto. Ocorre que, quem conhece essa "margem" de tolerância, é quem fabrica, pois conhece exatamente os parâmetros do carro e de seus componentes.

.................................................. ............

Logicamente que podem surgir modificações em alguns componentes e reprogramação que consigam tirar mais potência deste motor, porém é necessário investimento para isso e em um modelo que nem é vendido, é muito mais difícil ocorrer estes investimentos a não ser que o próprio fornecedor do motor (Fiat/Iveco) lancem algo mais atual e seja repassado para a TAC.
    ....
    Foi exatamente o que eu quis dizer; e, claro, é necessário investimento. Agora, se o carro está vendendo ou não, infelizmente não saberia informar com a devida e verdadeira exatidão.
    .................
    Gefferson (Troller 2009/2010) ...............................

[]s
    .....................
    4X4 Brasil

[]s
    O meu foi chipado e estava com 163 cv...ouvi falar q lá no nordeste tiraram 200cv dum Stark chipado...mas não sei mais detalhes.

[ ]'s
    Éverson (Chuck) Lopes EQUIPE JEEPBOM
    Hilux Japa em contrução - Clique aqui

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por Chuck - EQUIPE JEEPBOM Ver Post
    O meu foi chipado e estava com 163 cv...ouvi falar q lá no nordeste tiraram 200cv dum Stark chipado...mas não sei mais detalhes.
    Exatamente Chuck foi o que disse acima, fazendo por fora já existem soluções, porém o Francisco disse que esperaria algo da TAC (original de fabrica) aí é mais complexo e dificilmente ocorrá algo em relação a isso se não vier da própria Fiat/Iveco.

[]s

Exatamente Chuck foi o que disse acima, fazendo por fora já existem soluções, porém o Francisco disse que esperaria algo da TAC (original de fabrica) aí é mais complexo e dificilmente ocorrá algo em relação a isso se não vier da própria Fiat/Iveco.

[]s
    Leo

Concordo contigo...só vai ocorrer esta mudança se a FIAT/Iveco fizer...

[ ]'s

Se analisar só a potência do Stark, parece pouca, mas temos que ver que seu peso é baixo tbm...1635 Kg...então comparando a relação peso/potência do Stark com outros jipes diesel, nota-se que é praticamente a mesma.

[ ]'s

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Local
    Fortaleza/CE

[]s
    Primeiramente Leo e Chuck, quero agradacer os comentários. Diálogos como esses é que são realmente salutares e alegram os tópicos. Mas, voltando ao assunto Leo, concordo exatamente com o que você disse agora, foi o que falei anteriormente, lá no post de número #2751, está aí um pouco acima. Uma possível melhoria no powertrain teria que partir realmente da fábrica, no caso, a TAC, demandando isso da FIAT/FTP que fabrica o motor. Se a TAC não demandar melhorias como essa ou outras, duvido muito que a FIAT/FTP faça por iniciativa própria. Vantagem para os futuros proprietários de Stark que contariam com uma viatura mais "arisca" e original. O que estou dizendo do Stark também acontece na mesma medida com o Troller. Meu carro tem 163cv originais e é pouco. O Troller original, carregado com cinco passageiros adultos e bagagem fica com desempenho muito ruim. Quem tem Troller original sabe que o que estou falando é verdade. Um carro mais potente faz a diferença na hora duma ultrapassagem numa rodovia e outras situações do dia a dia. Mas, é apenas minha opinião. Valeu pessoal.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo jipe brasileiro - TAC Stark
      Por Tropeiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 3528
      Última resposta: 08/10/2012, 09:01

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem