Postado originalmente por
Jpacheco
Sílvio, desculpe me intrometer no seu questionamento ao Chuck, mas é que tenho um Stark 2011 que já está com 53000 km e fiz alguns reparos, e como estou no interior do RS tive que me virar. Vamos, lá. As homocinéticas (que todo mundo fala que quebram) até hoje nunca quebrei nenhuma, uma vez em uma revisão havia uma junta deslizante (aquela que liga ao eixo) com um pouco de desgaste e fiz a troca, a junta deslizante era a mesma utilizada no Omega e as coifas são as mesmas do Troller (as das rodas) e da Kombi as superiores (eixo). Quanto aos freios utizam as mesmas pastilhas do Troller, e o as borrachas de suspensão são as mesma da S-10, segundo um amigo que havia trocado no seu Stark me informou. A parte de filtros de óleo combustível, etc., você encontra em qualquer Posto Utilizados da Ducato) ou em uma Concessionária Fiat. Quanto a este assunto de Concessionária Fiat, já fiz uma troca do filtro de combustível na Sulbra e para meu espanto há no sistema deles o Stark cadastrado, o que significa que você pode dar manutenção da parte motriz (motor FPT) em qualquer concessionária Fiat (base da Ducato). Outro ponto que já dei manutenção foi na correia poli-V, esta sim não existe no paralelo e nem na concessionária porque não é igual a da Ducato, assim como os amortecedores, que já fiquei sabendo em contato com a Monroe, que são produzidos exclusivamente para a Tac ( ao menos por enquanto). A parte de vidros também ainda eram produzidas somente para a TAC (para-brisas, vidros laterais), já fiz a substituição do para-brisas dianteiro e vidro traseiro e ambos vieram da TAC (através do Chuck). No tocante a rolamentos de roda, se não me engano, são os mesmos ou muito semelhantes aos utilizados nos Willys, até hoje só troquei um dianteiro ainda no período de garantia. Se lembrar de mais algum item postarei futuramente. Outro assunto que gostaria de levar ao Fórum, e penso que até hoje nunca foi falado aqui a respeito do Stark, é que todo o sistema mecânico (motor, caixas, cardans, diferenciais e eixos) são estáticos, ficam embutidos dentro da grelha do chassi, o que na minha opinião é uma imensa vantagem visto que não produz desgastes e não ficam sujeitos a desalinhamentos que levam a vazamentos de óleos em motor e caixas, assim como terão um durabilidade muito maior. No tocante as cruzetas, praticamente só requerer a colocação de graxa, até hoje não criaram nenhuma folga, o mecânico que faz a manutenção do meu diz que provavelmente não vou trocar tão cedo. Resumindo, no Stark as únicas peças mecânicas que ficam sujeitas a balanços e torções são a suspensão independente e as juntas homocinéticas e deslizantes. Sílvio, penso que o Chuck poderá lhe dar mais informações visto que possui o Stark a mais tempo e foi Concessionária. Abraços.