Bom dia Rod_, você já deu uma olhada na regulagem das barras? Com o tempo a frente vai baixando mesmo, vai ficando "cansada", mas aí você dá uma reguladinha nelas que ela volta ao normal! É bem rápido essa regulagem! coisa de uns 10 minutos! :)
abs
Versão Imprimível
Pessoal, boa tarde.
Tive Willys por muitos anos, depois passei para o Trolle que foi muito bem no off road pesado, bom desempenho e peças disponíveis e a preço baixo. Nesse meio tempo tive uma XTerra que 2004 que foi um ótimo veículo e até hoje encanta um amigo que a comprou. De problema tive a placa eletrônica do ar condicionado e o amigo, após uns 170 mil km teve de retificar a turbina. Mas nunca fiz nenhuma trilha nem leve nem pesada com a XTerra. Única experiência foi lá no Atacama num areião do valle de la muerte em que ela não foi bem porque, acredito eu, estava calçada com pneus 100% asfalto. O eixo trazeiro pulava e perdia tração...
O Troller não me encanta mais e um mecânico amigo meu falou que o mais próximo de um Troller (em especial pelo MWM e robustez) é a XTerra, de preferência as mecânicas para o off road. Manutenção Ford, caso da Ranger é muito cara, segundo ele. Troller é um jipe maravilhoso mas eu gostaria de ter algo mais confortável e estável em rodovias, além de mais espaço interno. Daí pergunto aos amigos experientes, como é o desempenho da XTerra com pneus mud ou melhor ainda, com pneus artesanais super agressivos e gomos laterais? Lembro que a primeira marcha era fraca, inclusive me parecia assim também quando em reduzida, procede essa impressão da 1ª reduzida?
A XTerra é irmã da pick up Frontier e portanto com a traseira leve. Ela dança muito em lama brava, a traseira sai em inclinações laterais? A reduzida consegue empurrar a viatura em aclives muito angulosos?
Bem, qualquer impressão sobre o desempenho no off road pesado será bem-vinda porque a mosca azul me picou novamente, com foco numa XTerra.
Abraços e grato por um retorno.
Então Ricardo, eu tive vendi e comprei de volta minha X, de barro com ela eu fiz umas viagens curtas e a transamazônica. Na transamazônica eu usei pneus "tratorados", e ela virou um trator mesmo! ficou fora de série a capacidade de tração! Com certeza devo fazer essa expedição novamente, só que dessa vez devo colocar os tratorados só nas rodas traseiras, na frente toda a trepidação me custou uma barra de torção!
Anexo 380971Anexo 380972Anexo 380973Anexo 380974
Ela é irmã da frontier, mas tem um diferença grande na distribuição de peso, isso porque é "blazer" né, tem mais peso na traseira....mas ainda dança um pouco sim
Eu nunca fiz trilha com a minha X, apenas expedições....algumas mais pesadas...ela sempre deu conta do recado, o motor é forte demais! É uma viatura muito confortável! É muito boa, mas muito mesmo, na areia...mas na areia PESADA mesmo!! Teve mês de eu ir todos os finais semanas para uma cidade aqui que fica dentro dos lençois maranhenses, chamada sto amaro, que na época da seca fica com uma areia extremamente fofa, exige demais do motor e tração...e do ar...e ela vai numa boa! Na época da chuva, só alegria, não tem aquela frescura de tomar cuidado pra não quebrar élice, o carro enfrenta água numa boa também!
Nunca coloquei ela num off road muito pesado, apenas essas viagens, passeios mesmo, mas acho que para o off road pesado você vai ter que mudar os PC, fazer um lift, colocar umas barras mais resistentes, que ela deve dar conta do recado
Para o Rod
Entra no Xterra Clube do Brasil no Facebook. Lá tem os "caras" q podem te ajudar. Inclusive, neste feriadão está acontecendo o encontro nacional de xterras, em Ibitipoca. Há opções de lift de supensão e lift de carroceria. Estou preparando para fazer os dois e colocar os 33. E o melhor, não é tão caro qt estes kits importados.
Ao Ricardo,
estou com a xt há 2,5 meses e percebo q preparada ela encara qualquer terreno. Claro, tem q adaptar, trocar os jumelos, lifts, trocar os bicos (ganhar mais uns cvs), pc de ferro, 33 mud e snorkel. Por enquanto, só não acompanhei um troller chipado (235cv) numa duna de areia fofa, no mais, fui em todas... e ainda estou com pneus AT. Enfim, estou amarradão com a vtr. E cabe tudo na mala... kkk.
Espero ter ajudado.
Abs.
Brazileiro (Xmuro)
Amigos, tinha uma Grand Cherokee Limit e um Troller 2.8TDI prá trilhas e dia-a-dia. Comprei uma XTerra 04 prá expedições.
Hoje tenho a certeza de que a trasmissão da XT é muito mais forte que a do Troller, inclusive com o acionamento dos "alicates" mecanico.
Freio são infinitamente superiores, acabamentos, sistema de portas e de borrachas não dá prá comparar, 10x0 prá XTerra.
E olha que estou comparando veículos de mesmo valor, XTerra 2004 e Troller 2001.
Prás trilhas mais fortes, se originais, nenhum dá prá encarar, então se montar na XT a mesma configuração que no Troller, vai ficar um carro off-road muito melhor, mais confortável, mais seguro e mais robusto.
Por ocasião do XTerra Days montei os 33" na minha, apenas com as regulagens das barras de torção, entrou mas raspava nas dificuldades que exigiam mais da suspensão.
Hoje, depois de 2 anos com ambos, usando e dando manutenção, acredito que a única diferença a favor do Troller é se quebrar eixos ou caixas, acredito que o custo seja mais barato.
Espero ter ajudado.
Badia
Olá bom dia, tenho uma Frontier 2006 eletrônica, e estou querendo adaptar dois eletroventiladores no condensador do ar condicionado. Alguem sa me dizer se pode dar alguma pane na Central Eletrônica?
Obrigado, pessoal. Ajudaram muito mesmo. E respostas "on line"!
Ainda outra pergunta. Há uma XTerra 06 muito nova de um conhecido, porém pelo ano já eletrônica.
Acham que a mecânica é mesmo mais apropriada para o off road ou as eletrônicas dão condta do recado?
O mecânico conhecido meu diz que, se não deram prblema ainda (assim como os Troller), vão dar...
Numa mecânica colocam-se bicos da rashmotoren ou um simples ajuste na bomba e o problema da 1ª fraca diminui.
Numa eletrônica há de se reprogramar o chip para o mesmo efeito. O medo é de, com muita lama e umidade os componetes atrapalharem. O que acham?
Um abraço e mais uma vez obrigado!!!!
Ricardo
Ricardo, não sei se esse mecânico seu está correto em dizer isso não. A minha é eletrônica e nunca tive problemas com a parte elétrica, e olha que entro muito, mas muito, dentro da água com ela, está com 210 mil Km e só tive problema com a bomba elétrica uma vez. Ela começou a fazer um barulho cada vez mais forte, aí fui a uma oficina e o mecânico me falou que era a bomba que ia dar problema, por causa do nosso "ótimo" diesel, então comprei uma nova...R$ 400,00...isso aos 180 mil Km....o que dá R$ 0,00222 por Km de custo de "manutenção" da bomba.
A mecânica é melhor pela sua simplicidade, não tem muita coisa para dar errado não e a manutenção é mais barata, o que no off road agrada muito mais né.
Mas sempre estive muito satisfeito com a eletrônica!!!
:concordo:
Além dos bicos que o Rash fabrica, há também os fratelli italianos que são mais baratos e produzem o mesmíssimo efeito. Pode escolher 20, 30 ou 50% a mais. Recomendo 30%.
Já mencionei mais de uma vez mas vou repetir:
Nas mecânicas o aumento de débito aumenta a quantidade de diesel injetada pelo aumento do tempo de injeção e o uso de bicos maiores aumenta essa quantidade pelo volume imjetado no mesmo tempo do bico original, portanto a troca de bico produz um combustão mais homogênea e com melhor desempenho.
Nas eletrônicas o princípio é o mesmo, o chip aumenta o tempo de injeção e o bico maior aumenta a quantidade no mesmo tempo da original. Se tivesse uma eletrônica trocaria os bicos ao invés de chipar.
Hoje tive uma ingrata surpresa com minha Xterra. Deixei na mão do manobrista da garagem que fica no subsolo. Quando voltei percebi um cheiro muito forte na garagem. Perguntei ao cara o que aconteceu e ele me falou: Não achei o freio de mão do carro e manobrei o carro com o freio de mão engatado... o pior... o indivíduo acionou a tração 4x4 e manobrou o carro com tração mais freio de mão!!! O cheiro parecia de embreagem queimada e o freio de mão ficou zuado, não segura mais o carro. O que vcs acham que aconteceu?? Alguma opnião? Vou levar o carro para orçamento amanhã e cobrar da Estampar o preju!