Postado originalmente por
DieselPower
Pessoal,
Aproveitando, não sei quantas X´s estão com o escape direto, mas para aqueles que tem interesse postarei o "como, quanto e resultados".
A Xterra possui dois flanges no escapamento, um embaixo do banco do carona e outro embaixo do banco traseiro no lado do motorista. Como regra geral, quanto mais curto e com menos curvas, mais estralado será o som.
Pensando nisso, e sabendo que é meu único veículo (trabalho e viagens com a família), seria abusar da boa vontade da Dona Patroa em manter o casamento caso eu deixasse o escape muuuito barulhento em viagens longas...
Então, retirei a tubulação original após o segundo flange, ou seja, ficou um pouco mais comprido e com duas curvas de 90o no trajeto.
Com a "junta" original na mão, risquei em um papelão o formato do flange original e entreguei para um torneiro cortar uma chapa de aço de 6mm no mesmo formato. Detalhe: o escape original é de 2,5" e eu comprei um pedaço de cano de 3" e uns 25 cm de comprimento e entreguei para que o mesmo torneiro o soldasse centralizado no novo flange, com isso aumentando o diâmetro no final do sistema.
O aumento do diâmetro foi realizado por 2 motivos: 1- Fica mais bonito, com um visual mais robusto. 2- Já havia ganhado uma ponteira Fabbof de 3".
Após estas etapas, fui até uma oficina em que faço manutenções e confeccionamos um suporte de ferro (travessa de chassi) em forma de "L", soldado com solda elétrica e com um coxim de radiador no meio para reduzir a vibração.
Custos:
Cano curto de 3" = R$ 3,00
Flange + soda no torneiro = R$ 30.00
Coxim do radiador do Chevette (quase certeza) = R$ 5,00
Mão-de-obra + barras de aço para confeecção do suporte = R$ 40,00
Ponteira curta curva Fabbof 3" = R$ Grátis (se fosse comprar seria R$ 70,00)
Ter a surpresa de seu Sprint "piar" nas trocas de marcha = Não tem preço!!!
Resultado:
Percebi também uma melhora no desempenho, principalmente acima de 3.000 RPM.
Resumindo: Ainda mais feliz com a viatura!!!!