Postado originalmente por
bruno.azevedo
Boa tarde!
Depois de alguns anos apenas lendo e sonhando com as mensagens de vocês, resolvi me inscrever e mandar minha primeira nota.
Sempre sonhei ter um 4x4 diesel e em janeiro de 2012 pude finalmente realizar meu sonho ao comprar um Xterra 2004. Quis o destino que o passaporte da minha patroa estivesse vencido e dada a impossibilidade de viajar para fora, ficou mais fácil convencê-la a usar melhor o dinheiro!!!
A bichona era único dono e tinha 75 mil km, o que logo chamou minha atenção. Porém, estava semi-abandonada ha algum tempo e implorava por um dono disposto a cuidar dela. Basicamente, o maior problema eram alguns sinais de corrosao na parte dianteira. Levei em alguns lanterneiros e todos diriam que nao era grave, mas que deveria tratar logo.
Pois bem, comprei numa sexta, passei um calor desgraçado num engarrafamento na ponte rio-niterói pq o ar não gelava (ja sabia do problema), no sábado troquei todos os filtros, na segunda coloquei a ventoinha extra e na terça parti para o Jalapão na cara e na coragem. Minhas férias nao me permitiam mais espera!!!
No total foram 6500 km rodados em 17 dias, sendo aproximadamente 1000 km de terra e areia! Sem contar algumas estradas de asfalto que pareciam mais um queijo suíço. Para completar, no carnaval fomos a Santa Catarina totalizando mais 2800 km.
Hoje, com um mês e 15 dias de carro comprado e pouco mais de 10.000 km rodados em varias situações, seguem minhas impressoes (que acredito poder interessar aos que, como eu, nao queiram, ou nao possam, gastar mais que R$ 50.000 num carro de verdade):
- Minha primeira impressao, foi achar a suspensao muito dura. Ficou claro que o feixe de mola maltrata um pouco e no comeco me assutei com as porradas que o camburão dava. Hoje ja me acostumei, e aproveito o lado bom na relativa estabilidade em curvas;
- Outro ponto que me decepcionou (espero que por enquanto) é o desempenho do motor. A primeira marcha muito longa faz a gente pensar que o carro nao tem muita força. Alem disso, as retomadas nao sao muito fortes e tive que me acostumar com o timing das ultrapassagens;
- O espaço interno é excelente. Nao tem nenhum carro a diesel por esse preço que chegue perto da Xterra;
- Para o offroad, penso que ela poderia ser um pouco mais alta. Vi no forum que muitos de vcs fizeram lift. E aí, como devo proceder, quais sao as desvantagens? Ideia de custo?
Problemas encontrados:
- na viagem para o Jalapao ela apresentou dois problemas que nao impactaram na viagem: o primeiro, que ainda nao resolvi, é a demora eventual em pegar. Algumas vezes, o motor só pega na terceira tentativa. Nao interessa se o carro ta quente ou ta frio e isso é o que mais me intriga. O segundo foi um pequeno curto em um fio da lantera devido a trepidacao excessiva do para-choque. Fiquei sem lanterna e luz de painel até resolver o problema por R$ 30,00.
E mais nada!!!! 6500 km que desmontariam muito carro e a bichona nem desalinhou!!!!!
Pois bem, nas duas semanas que tive pós ferias, consegui fazer a revisao completa na lataria (investi R$ 3000,00 que valeram cada centavo no momento que o rapaz do DETRAN me perguntou se era 0 KM!!!!) trocar dois pneus (todos eram originais) e a correia dentada. A revisao na bomba e bico teria que ficar para depois do carnaval.
Estrada novamente e dessa vez acelerei um pouco mais. Fiquei na média de 120, 130 o tempo todo e percebi que a bicha nao foi feita para andar acima disso. Como problema, a embreagem começou a baixar muito e em um dado momento a primeira comecou a ter muita dificuldade para entrar. Parei em um posto e cara fez uma sangria para tirar o ar do sistema. Disse que o atuador tava vazando bem pouquinho (o que estranhei pq o nivel nao baixa nada) e toquei. Uns 800 km depois percebi que a embreagem tava baixando novamente, resolvi nao passar de 120 e nao sei pq a bicha melhorou. Ta tudo funcionando normalmente, mesmo passados outros 700 km.
Outra coisa que me preocupa é que a tracao 4x4 comecou a falhar (vibra e faz barulho) em velocidades superiores a 50 km/h. Falei com meu mecanico e ele disse que pode ser uma folga na transmissão. Alguma dica?
Amanha levo ela para a revisao completa de bomba e bico (espero que melhore um pouco o desempenho) e para tentar resolver o problema da tração.
No saldo final, to apaixonado pelo que o carro tem me proporcionado. Juntando tudo ainda nao atingi R$ 50 mil e to com um carro que sempre sonhei. É um carro com 8 anos de uso que usei como se fosse novo e nao me deixou na mao em nem um segundo!!!
Temos que ter claro que é a Xterra, assim como outros clássicos, ta deixando de ser um simples carro e ta virando um estilo de vida. Isso as vezes exige um pouco de paciencia e cuidado, mas no fim tem compensado.
Vamos ver como vou estar daqui a alguns meses.
Quem sabe nos vemos no encontro de julho...