Valeu, lima. Assim que encontrar a minha, com certeza precisarei de mais dicas.
abs
Caio
Versão Imprimível
sim, somente reprogramei com o mauricio da reiko em sp.
o consumo era o mesmo antes de chipar, não mudou nada significativamente no consumo.
sobre o valor acho melhor consultar o mauricio, pois cada caso é um caso e há diversas opções de cavalaria, mas te garanto que vale cada centavo investido.
abs
danilo kid, blz, valeu pelo relato. Vai ter de ficar para o ano que vem agora ... rs, Final do mês tem o encontro em Palmital/SP, perto de Ourinhos, vamos ver se nesse consigo ir.
Fpandur: Flávio,
Vc já retirou seus bicos e enviou a um bombista para verificação? Pode acontecer, com o uso, a ponta dos bicos "queimarem" literalmente. Isso destempera a ponta do bico, causa um leve empeno a agulha e pronto, o jato já não fica como o original. Pode estar "gotejando" ao invés de pulverizando. Bicos novos custam cerca de 150 reais cada. Vale a pena conferir a cada 50 mil km.
Prezados,
Minha XT (2007/Eletrônica) anda fazendo, na estrada, andando entre 100/120, com ar ligado, cerca de 8km/litro, com diesel comum. Incrivelmente na cidade ela costuma fazer essa mesma média (entre 7 e 8km). Já segui algumas dicas de condução (manter, na medida do possível, aceleração constante e trocar as marchas a 2500 rpm). Também mantenho a manutenção em dia (filtros, óleo etc. a cada 5k).
Há uns 12 meses efetuei limpeza do tanque, testes/limpeza no sistema de injeção e estava tudo ok, mas o consumo manteve o mesmo.
Agora, dia desses, um mecânico me sugeriu que efetuasse uma avaliação no intercooler. No local recomendado, fizeram testes e verificaram que não havia vazamentos. Voltei no mecânico e ele sugeriu que mesmo sem vazamentos seria recomendável que fizesse uma limpeza no intercooler. De volta no local especializado, sugeriram-me que antes de efetuar a limpeza verificasse o estado da turbina, porque se tivesse algum problema de retorno de óleo o intercooler sujaria novamente e a limpeza não resolveria...
Agora em outra oficina especializada em turbinas, o técnico me informou que qualquer problema na turbina seria indicado no painel de instrumentos falha no sistema de injeção, além de ser perceptível grande perda de potência...
Diante disso, indago aos especialistas deste fórum que muito têm contribuído para os colegas de viatura:
1) Procede a sugestão de limpeza no intercooler? Alguém já efetuou o procedimento? Haveria alguma relação com o consumo?
2) Há algum "barulho" perceptível quando a turbina é acionada? Quando identifico isso?
Antecipo agradecimentos pela atenção.
MILITEC;
Pessoal; alguem ja usou ou tem usado MILITEC nas viaturas ..?? Alguma opiniao sobre ele ..?? tenho visto varios relatos muito bons sobre esse aditivo...
Abçs
O responsavel por entrar em "modo de segurança " é o modulo, que faz o diagnostico de " algo errado " e conduz à entrar no modulo de segurança limitando o motor para nao agravar a parte mecanica. Mas esse modulo só está presente nas eletronicas ( 06 em diante ).
Quando a luz acende, automaticamente entra no tal 'modo de segurança'. O carro fica limitado a 2.000 rpm e fica bem fraco mesmo. Ao desligar e ligar novamente o sistema sai do modo de segurança e a luz não acende mais. No meu caso, como o combustivel ruim continuava sendo injetado 1 min depois voltava a acender. Quando troquei filtro e o combustivel não acendeu mais.
Trotta, mandei dar uma geral na bomba e bicos algum tempo atrás, justamente pensando que poderia estar com algo errado, a viatura na época estava com quase 100.000. Agora está com 9000 Km dessa revisão. Na ocasião o bombista diz que não encontrou nada de errado nem na bomba nem nos bicos, foi apenas limpeza, novas juntas e regulagem geral na montagem.
Fico na dúvida se não vale a pena levar em um autorizado Bosch Service e mandar apenas regular a bomba novamente e checar os bicos, pois levei em oficina autonoma de bombas, embora seja uma oficina recomendada por aqui, já havia levado minha Camper antes lá para dar geral em bomba e bicos. :rolleyes: