"Bi-mecânicas", essa é nova pra mim, que significa?
Versão Imprimível
"Bi-mecânicas", essa é nova pra mim, que significa?
Vou tentar ajudar.. pq já pesquisei sobre isso.
A X-terra não teve nenhuma mudança significativa (no Brasil) desde o lançamento. Existem alguns recalls na suspensão, no macaco e na coluna de direção, mas são pra todos os modelos praticamente.
Existem 2 versões: SE e XE. A Xe é rara e tem acabamento pior. A SE é a mais comum. Até 2005 tem sistema de injeção com bomba mecanica. A partir dos modelos 2005/2006 vieram os modelos eletronicos... o mesmo motor porem commom rail.. não houve nenhuma outra mudança... No final da produção lançaram uma versão chamada de Ecotrip. Tem um adesivo bonito e um bagageiro maior no teto, bancos com tecido diferenciado.
Não houve nenhuma outra alteração mecanica. Apesar de algumas X-terras brasileiras ter alguns equipamentos diferentes... como o ar condicionado, que em alguns forista pode receber um filtro de polen e em outras não.. mas isso já é bem peculiar e até misterioso..eheh
Tem uma informação muito boa nesse post em outro tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...ml#post1399770
Tenho a minha Eletrônica com a ECU reprogramada pela SFI, estou gostando muito ! Outro carro.
Oi Marcos,
Vou precisar sim.
Tenho feito as trocas na Pioneira(2269-9895) - Av. Suburbana, 8570 - Piedade), lá procure o Felipe.
Costumo usar o Ursa Premium TDX no motor, ELF Matic G3 Dexrom III no câmbio e na cx de transferência, Texaco Multigear LS - 85W140 no diferencial traseiro e o Lubrax GL-5-90 no dianteiro. Os filtros de ar e de óleo também são encontrados lá.
A correia e o filtro de diesel você acha na Rebmar(Penha) ou na Tekparts(em frente à igrejinha de São Cristóvão).
Sugiro que leve na San Diego-Ni$$an(Barra) para verificar se foram realizados os recalls (2432-2300).
Boa sorte,
Marcos.
Não posso afirmar sozinho... mas o BI mecanica tem manutenção mais facil e mais barata que a Commom-rail. Apesar de nunca ter gasto nada com meu sistema ainda (120.000km) sei que quando der problema vai ser caro.
O pessoal que tem Frontier/X-terra mecanica posta uns consumos bem melhores que eu consigo na Frontier eletronica, e já vi vários donos de S-10 mecanicas que trocaram para eletronica, afirmando que o carro é muito mais beberrão.
Minha frontier faz sempre de 9km/l~9.2km/l na cidade com ar ligado 100% do tempo.
Na estrada é um martirio, pra fazer 10km/l ou um pouquinho mais, tem que cravar em 100km/h. Eu viajo a 120km/h~130km/h, sempre com uns 200kg de tralhas e 4 pessoas e o consumo é de 8,5km/l (ar ligado). Nessas mesmas condições eu vi uma Frontier mecanica fazer perto de 11km/l
Talvez a topografia e as vias longas e largas do DF favoreçam mas eu faço, aqui em Brasília, média de 12km/l andando bem leve com minha Xterra 2006 eletronica. Ar 50% do tempo ligado. Na estrada faço 10,5 andando a 110 km/h. Quando afundo o pé, chegando a vários picos de 160 km/h e andando dentre 130 e 140 km/h direto eu fiz média de 9,5 km/l usando pouco o ar e 8,9 km/l usando o ar direto.
Quanto a outros detalhes, pode ser enjoeira minha, tem gente que não liga, mas eu sinto diferença grande no barulho e na trepidação em relação a uma com BI mecânica de um amigo. Fumaça a minha praticamente nao se vê, só se afundar o pé mto forte em redução de marça, dá uma cuspidinha e só.
O ar condicionado, pelo menos da minha, gela bem. Tem uma ventoinha instalada no radiador do ar que é ativada assim q pressiono o botão do ar, fica ligada full time, isso o mantem gelando mesmo parada. Se não me engano isso não vem nas xterras, ou nao vinha em algumas...
Como os colegas ja disseram não há mudanças significativas entre os anos, mais a questão do motor mesmo...
abs
Jota97 e Pablo,
Esta ventoinha junto ao radiador tem que instalá-la? Se é uma carência, não deveria vir de série?? Poderia postar fotos dela pra qdo eu for escolher a minha futura, poder checar a tal existência??
Abs e desculpem a encheção de perguntas!!
Caio
Caio, então, não sei se veio de série a partir de algum ano, talvez os colegas saibam responder. A minha 2006 tem, já a 2004 de um amigo não tem. Sou segundo dono então talvez o primeiro tenha mandado colocar. Vou ver se tiro a foto amanha aproveitando q vou desmontar a grade frontal pra reparar o reservatorio do limpador rs...
abs