Obrigado pela resposta,
Eu estava esterçando sim, subindo na calçada e forçou um pouco, vou mandar ver essas capas.
Versão Imprimível
Badia e amigos
Isso que tava querendo saber, qual é a melhor amperagem pra XT ... qdo vc não conhece fica fácil te enganarem kkk :parede:
Outro detalhe, vou numa exp. ao Peru/12, (subirei acima de 4000m, :cool: seria bom ter uma bateria nova? Se sim qual?
abs
As baterias possuem aquela amperagem nominal que conhecemos, ex: 45 amps, 55 amps, 70amps, 90amps....e por ai vai.
Além disso há outras especificações, dentre elas a CCA. Que na minha opnião é mais importante que a amperagem nominal. Especialmente no frio onde vc vai. CCA = Cold Crank Amper = ou seja, corrente de pico em amperes, que a bateria é capaz de fornecer no momento da partida em temperatura de 0ºF = -32ºC.
Para nossas viaturas, recomendo CCA mínimo de 650 amps, especialmente para quem usa reboque. Outra coisa importante, quanto mais frio maior a necessidade de CCA elevado.
Que eu saiba, só a Heliar possui uma bateria de 750 CCA e 90amps, mas acho que é com tampinhas e exige manutenção, como antigamente. Se vc não se incomodar ela é muito boa. É a HL90LD/E.
Além disso tem que ir para as optimas, recomendo a a blue top D31M, mas ai vai mais de 1000 reais...abs
Faço das palavras do Trotta, as minhas, apenas complementando que na Band a necessidade é de 900CCA, muito acima do exigido pelos nosso motores bem mais modernos.
Acredito que mesmo no frio, já enfrentei neve nos Andes e não tive problemas com a original, álias na minha X a bateria ainda é original, pode?
Agora, nesse quezito de força para virar o arranque e o motor o que abunda não prejudica, vai que pinta um guincho elétrico, etc.etc. Eu faria a opção sempre para mais . . .
espero ter ajudado,
Badia
O Trotta e o Badia já comentaram praticamente tudo sobre as baterias, somente gostaria de complementar algumas coisas: o CCA é um teste padronizado internacionalmente a 0º F = -18ºC. Ocorre que tem um outro teste não padronizado, chamado CA, feito a 25ºC. Algumas fábricas acabam por divulgar esse CA e não o CCA, e daí não dá para comparar uma bateria dessa marca com outra. Exemplo: a Moura divulga apenas o CA (a 25ºC), já a Heliar divulga ambos. Então uma Heliar com CCA de 450A tem CA de 675 A e não podemos comparar o 450 da Moura com o 450 da Heliar, a comparação correta seria o 675 da Heliar com o 450 da Moura, pois esta última utiliza apenas a medida CA.
Como bem disse o Badia, o MWM é bem menos exigente em termos de bateria que outros Diesel de mais baixa rotação, como Maxion S4T e os Mercedes utilizados na Band. A vários anos venho utilizando a Moura MI75KD, 75 A/h e CA de 850A nas minhas viaturas. Na XT quando deu problema na Optima Yellow (a bateria isolou do nada, de uma hora para outra), acabei colocando uma Heliar 75 A/h, CCA de 850 ou 900 A, não me lembro agora, mas é nessa faixa. Como a medida da Heliar é em CCA, ela tem uma capacidade melhor que a Moura, e o preço foi o mesmo. Vamos ver quanto tempo vai durar, as Mouras que tive nunca passaram de 2 anos (estou a 6 meses com essa Heliar). Detalhe: a bateria original da XT é caixa alta, e o padrão é 60A/h, cerca de CCA 450A. Preferi colocar uma bateria caixa baixa, pois é possível utilizar um modelo com maior capacidade, pois estou com guincho e os faróis no teto. O suporte da bateria no carro serve, com uma pequena adaptação muito simples.
Quanto a graxa na cabeça dos parafusos limitadores de esterço, realmente funciona, o ruído para. Mas continua raspando ferro no ferro e o batente da bandeja acaba por ficar marcado e fundo onde o parafuso raspa. Antes que ficasse muito fundo a marca, optei por comprar as capas e acertei a superfície dos batentes com lixa.
Trotta
Acho que foi essa HL90LD/E qeu o rapaz indicou (mas ele não tinha na hora) qdo falei que estava querendo comprar uma bateria melhor ...
Hj tenho uma Moura ... parece que é a de 60 ...
Mas ele me disse que ela é um pouco maior e mais alta ... mas falou que faz um prendedor maior na oficina ao lado.
Sobre as optimas ainda não da pra coloca-las kkkk
abs
UOTE=Trotta.79;1574848]As baterias possuem aquela amperagem nominal que conhecemos, ex: 45 amps, 55 amps, 70amps, 90amps....e por ai vai.
Além disso há outras especificações, dentre elas a CCA. Que na minha opnião é mais importante que a amperagem nominal. Especialmente no frio onde vc vai. CCA = Cold Crank Amper = ou seja, corrente de pico em amperes, que a bateria é capaz de fornecer no momento da partida em temperatura de 0ºF = -32ºC.
Para nossas viaturas, recomendo CCA mínimo de 650 amps, especialmente para quem usa reboque. Outra coisa importante, quanto mais frio maior a necessidade de CCA elevado.
Que eu saiba, só a Heliar possui uma bateria de 750 CCA e 90amps, mas acho que é com tampinhas e exige manutenção, como antigamente. Se vc não se incomodar ela é muito boa. É a HL90LD/E.
Além disso tem que ir para as optimas, recomendo a a blue top D31M, mas ai vai mais de 1000 reais...abs[/QUOTE]
Caros
Fui transferido para Brasília e estou fazendo a manutenção para a viagem, pois vou rodando.
Um coisa fácil e barata que fiz foi engraxar os rolamentos dos cubos de rodas dianteiros, isto ajuda a previnir o colapso dos mesmos, que são peças caras.
Outra dica para o pessoal que está pegando Xterra agora, para verificar quando puderem: a folga dos cubos de roda dianteiros. Basta tirar cada roda dianteira (nem necessita retirar o pneu para o teste) do chão e fazer o movimento abaixo:
http://lh3.ggpht.com/_shdJ5SPBcGo/TF...lanco-roda.png
Se tiver folga basta ajustar uma arruela grande no cubo, coisa simples.
Um abraço
Marcio,
Se tiver uma oportunidade poderia postar uma foto dessa arruela? Precisa de alguma ferramenta especial?
Valeu,
Marcos.