Ok, BADIA. Muito obrigado. Vou dar uma olhada sim!
Versão Imprimível
Ok, BADIA. Muito obrigado. Vou dar uma olhada sim!
Dudarj, vendo suas fotos, percebi que seu painel está com uma luz mais forte. Minha viatura tem uma luz azul escura meio funesta... Queria trocar. Como faço para dar uma clareada no painel. Tem como por LED? Quem souber de algo, por favor me ensina. Valeu e obrigado. cdilascio
Semana passada retirei o câmbio para verificar o sistema de embreagem da minha XT, devido ao fato que algum tempo atrás o pedal abaixou completamente e só voltou após bombear. O óleo baixou o nível no reservatório e tinha uma mancha de vazamento de óleo na caixa seca do motor. Só aconteceu isso uma única vez, mas devido a uma viagem longa que vou fazer em Julho, achei melhor dar uma olhada. Bem, baixado o câmbio, o que pude constatar:
- atuador hidráulico aparentemente perfeito, sem sinais de vazamento. Tinha um pouco de óleo por dentro do corpo dele, onde encaixa no câmbio, mas ali não tinha por onde vazar óleo pois é uma peça inteiriça de plástico, ao meu ver o vazamento se ocorresse deveria se dar pela coifa de borracha, mas essa estava perfeita, sem marcas de vazamento. Na via das dúvidas, como já estava com tudo aberto e tinha comprado o atuador novo antes mesmo de desmontar, troquei.
- platô + disco: originais Nissan ainda (veiculo está com 96000 Km). Para constar: mesmo com o volante bimassa, o disco possui molas. O sistema de embreagem estava dentro dos padrões de desgaste, eu diria que estava um pouco abaixo da meia-vida. Mas assim como no caso do atuador, optei por trocar o conjunto, utilizei o conjunto marca MWM para S10 (fabricado pela Luk).
- volante bimassa: nos testes iniciais estava com folga de 1 dente, achei muito bom pois a folga máxima admissível é de 4 dentes. Mas ao recolocar ele no motor e apertar os parafusos, deve ter “destravado” o sistema de molas interno e passou a apresentar folga de 3 dentes. Estava ainda dentro da especificação, mas como algumas (poucas) vezes minha esposa relatou que ao dar partida o motor fazia um barulho danado e não pegava (comigo nunca ocorreu, daí não cheguei a ver esse sintoma), optei por trocar o volante, coloquei um monomassa.
- aproveitei e troquei o retentor traseiro do motor, aquela mancha de óleo na caixa-seca vinha dele.
Montei tudo novamente e rodei com a viatura nesse final de semana. Minhas impressões:
- não tem nada de tremedeira com o monomassa em marcha lenta, veículo absolutamente igual nesse quesito. O que dá para notar é um pequeno barulhinho, que ao apertar a embreagem some. Mas saliento que é muito baixo e tem que ficar prestando atenção para ouvir, em uso e transito normal não se nota absolutamente nada.
- a partir de 2500 RPM notei logo de cara um ronco um pouquinho mais grave do motor, que ACHO que antes não tinha. Mas não incomoda.
- antes tinha 2 barulhos na viatura, um ploc-ploc grave quando em marcha lenta, que não sumia nem quando eu pisava na embreagem; e um outro, as vezes um cri-cri, também em marcha lenta. Sumiram os 2, acredito que devia ser o bimassa.
Enfim, gostei dos resultados e acredito que fiz a melhor escolha (para meu caso) em optar pelo monomassa. Com relação ao nível do óleo ter abaixado somente uma vez, é um mistério, uma vez que o cilindro superior também não apresenta vazamentos (verifiquei na ocasião que o nível baixou). Por fim: o monomassa é mais pesado que o bimassa, me surpreendi pois para mim os 2 deveriam ter peso igual. Não cheguei a pesar, pois quando lembrei disso o monomassa já estava instalado e eu não ia tirar ele de novo para pesar ... :rolleyes: Mas posso afirmar com toda a certeza que o monomassa é sim mais pesado que o bimassa. Teoricamente, com um volante mais pesado o veículo deveria demorar mais para atingir uma velocidade, mas em função da inércia maior, consegue manter uma velocidade constante mais fácil que com um volante mais leve.
Desculpem o texto longo, mas quis relatar aqui a experiência para que possa servir como mais uma ajuda e referência no futuro para alguém, ainda mais que no meu caso fui eu mesmo que fiz todo o serviço e portanto pude constatar eu mesmo todos os detalhes de perto.
em tempo:
- o código Nissan para o atuador realmente mudou, antes era 306206S301, agora é 306206S310. Comprei esse último código e se encaixou perfeitamente
- 200 páginas do tópico ... :dance: :cool::palmas:
Que bom Flávio! Deu tudo certo. Seu relato é muito importante para outros proprietários, inclusive eu que farei isso em breve.
Perguntas:
Precisou de alguma ferramenta especial para trocar o retentor?
Qual local e custo das peças?
É normal o atuador não apresentar sinal de vazamento, a quantidade que vaza é pouca de cada vez e evapora devido à alta temperatura que chega a embreagem. Apesar da embreagem não apresentar sinais de desgaste ecessivo, a mola da chapa de pressão já não possuia a mesma pressão. Foi a melhor escolha.
Valeu
Trotta, acabei comprando tudo por aqui em minha cidade mesmo, o volante até tinha mais barato pela NET, mas daí teria o frete e eu teria que esperar alguns dias para chegar. Seguem os preços:
- volante monomassa (MWM): R$ 1250 (achei na NET por R$ 1200 já com os parafusos, mas teria o frete)
- 8 parafusos para volante (MWM): R$ 80
- disco + plato (MWM / Luk): R$ 560
- atuador embreagem (original Nissan): R$ 325
- retentor motor (Sabó): R$ 35
Para tirar o retentor danifiquei a borda dele com uma chave de fenda e puxei ele para fora. Para colocar o ideal seria ter uma peça redonda na mesma medida do retentor, tipo uma capa de rolamento ou algo assim. Como eu não tinha, fui encaixando ele bem devagar, batendo com um uma haste sem ponta na borda dele, perfazendo todo o perímetro. Fiz bem devagar para não entortar o retentor, então ele foi entrando aos poucos. Para deixar ele com a mesma medida de profundidade em todo seu perímetro em relação à face do motor (ele fica mais fundo), utilizei um paquímetro. Um detalhe é que os parafusos novos são diferentes, no bimassa tem cabeça para chave 13 (ou 1/2 pol), nos novos para monomassa eles tem cabeça para chave multiestriada 14. Acabei comprando um pito dessa chave, para utilizar no torquímetro e apertar os parafusos com o torque correto.
Aproveitei que baixei o câmbio e dei uma geral nas mangueiras de respiro dele e da caixa transferência. As mangueiras nas pontas de encaixe estavam um pouco laceadas, inclusive tinha um pouquinho dágua nelas. Também subi o respiro, que originalmente é no topo da caixa-seca, e coloquei no cofre do motor, ficou na altura do intercooler.
Fala, amigo. O carro do Duda agora está comigo, na verdade, já tem quase dois anos isso! hehehe. Posso te dizer que a iluminação do painel é normal. O que pode ter acontecido é a foto deve ter dado a impressão de luminosidade...
De qq forma creio ser possível trocar as luzes do painel por leds, só acho que deve ser meio chato desmontar o painel...
Abraços.
Carlos Eduardo.
fpandur
Vc pode usar a opção do www.booking.com ... eu sempre uso , usei em Ushuaia na passagem do ano e nunca tive problemas ... la vc pode reservar e cancelar (varia de 2 dia a 10 dias) o hotel reservado sem menhuma taxa ... ah alguns poucos hoteis tem taxa de cancelamento mas vc é alertado sobre isso ,,, pra quem tem duvidas se vai ou não numa viagem é uma opção ...
abs
Dudarj
sobre a camera de re foi complicado coloca-la? precisa de alguma adptação? To querendo fazer igual.
Pode postar qual vc comprou?
Obrigado
"Postado originalmente por dudarj http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...post-right.png
Acho q esse tópico tá precisando de uns ups, portanto, veja o que eu fiz na XT esse fds passado:
Camera de ré c/ visãonoturna, embutida no lugar do trinco da mala"
Pessoal,
Continuo na busca por uma boa Xterra para aquisição. Porém começam a surgir as duvidas.
As 2005/06 já são eletrônicas?
Sei que um grande beneficio das X é a simplicidade de manutenção. Nesse caso as mecânicas seriam melhores? Custos mais baixos, etc? Até onde sei um problema de bomba ou central nos motores eletrônicos sai caro, não?
Entre uma 03/04 e uma 05/06 com mais ou menos a mesma km, desde que existe uma boa diferença no preço e nenhuma no visual, qual seria melhor opção?
Desde já obrigado pelas opiniões.
Jamarco