x
Convex Datacenter
Página 25 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 151617181920212223242526272829303132333435 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 289 a 300 de 817
    Usuário Avatar de Trotta.79
    Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 3

Outra coisa que instalei na viatura é aquela coluna com dois relógios, pressão e temperatura.

Fiz medições com o intercooler normal e elevado, encostando no capô.
    Pude observar que em transito normal a temperatura não passa de 50 a 60ºC, após o intercooler.

Porém, em situação extremas, o intercooler encostado no capô faz muita diferênça:
    Em uma subida de 2 km, em 5ª, com pé em baixo, em torno de 100km/h, temp externa de 28ºC e intercooler não elevado a temperatura após o intercooler chegou a 85ºC.

Nas mesmas condições, porém com intercooler encostado no capô e temperatura externa de 34ºC a temp após chegou a 73ºC.

Achei que mesmo com o intercooler encostado a temperatura subiu muito. Talvez dobrando o intercooler como o Jonny falou possa torná-lo mais eficiênte.

Agora vou testar do lado da turbina. Ahhh, minha pressão após o intercooler tá com pico de 1,4 kg/cm².

Valeu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Levantando a XTerra-dsc06991.jpg   Levantando a XTerra-dsc06992.jpg  

Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Trotta,

diferença grande de temperatura,heim?

Vou ter encostar o Intercooler no capo..

Só não sei se aumentando muito o tamanho dele não aumenta mais ainda o turbo lag.

abs

João

Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Zykão,

Vou medir temperatura e pressão do outro lado para saber qual é a perda de carga. Não acredito que seja significativa pois o intercooler é pequeno.

Estava indo para o caminho de colocar um defletor ou coifa entre o capô e o inter, mas meu mecânico me convenceu do contrário.

Daqui a alguns dias posto resultados.

Valeu

Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    Outra coisa que instalei na viatura é aquela coluna com dois relógios, pressão e temperatura.

Fiz medições com o intercooler normal e elevado, encostando no capô.
    Pude observar que em transito normal a temperatura não passa de 50 a 60ºC, após o intercooler.

Porém, em situação extremas, o intercooler encostado no capô faz muita diferênça:
    Em uma subida de 2 km, em 5ª, com pé em baixo, em torno de 100km/h, temp externa de 28ºC e intercooler não elevado a temperatura após o intercooler chegou a 85ºC.

Nas mesmas condições, porém com intercooler encostado no capô e temperatura externa de 34ºC a temp após chegou a 73ºC.

Achei que mesmo com o intercooler encostado a temperatura subiu muito. Talvez dobrando o intercooler como o Jonny falou possa torná-lo mais eficiênte.

Agora vou testar do lado da turbina. Ahhh, minha pressão após o intercooler tá com pico de 1,4 kg/cm².

Valeu
    Olá Trotta, Zykao e demais colegas,

O aftercooler montado no compartimento do motor é uma "faca de dois legumes",

Se por um lado facilita a montagem, encurtando as rotas das mangueiras, por outro trabalha em um "ambiente quente", o que compromete a eficiência térmica do sistema.

Não se deve esquecer que o aftercooler é um trocador de calor AR-AR. Só vai ser eficiente se houver um bom fluxo de ar externo (temperatura ambiente). Isso nem sempre acontece, pois para o ar externo passar através da colméia do aftercooler é necessário que o veículo esteja em movimento.

A velocidades baixas (subida de serra com carga ou em trânciso urbano), quando mais se precisa de eficiência da troca térmica, o sistema trabalha contra, ou seja, absorve calor do compartimento do motor e aquece o ar de admissão, fazendo a função às avessas.

Em algumas montagens, há a presença de um ventilador (puller fan) sob o aftercooler, cuja função é "Puxar " ar externo via Scoop do capô do motor, quando a temperatura do compartimento do motor passa de um determinado limite, usando para isso um termostato.

Na montagem da XTerra, ou outras similares, o motor fica submetido a estresse térmico boa parte do tempo, nas condições citadas acima. Isso reduz não só a eficiência do motor como um todo, como acabará comprometendo a vida útil do mesmo a médio/longo prazo.

Os colegas que partiram para o BL terão a chance (lei-se, espaço) de colocar um ventilador elétrico sob ou sobre o aftercoller original.

O testemunho que posso dar nesse caso é da minha própria montagem (motor MWW Sprint) em compartimento de Pajero GLS-B (ex-V6 gasolina), sem ventilador viscoso (isso mesmo...). Uso aftercooler de S10 antiga (montado na parte inferior, a frente e abaixo do plano do radiador). No meu caso, faço uso contínuo do motor em trânsito urbano carregado sem problema. isso há mais de 50.000 km e com 1,6 bar de boost.

Uso o blower do sistema de AC (pusher fan) original quando não quero "maltratar" a viatura. Tenho um interruptor independente que aciona o ventilador elétrico "on demand"

Muitos colegas que já viram a montagem, não acreditam que a minha montagem funcione. Believe it or not.

Prá resumir: O MWM Sprint trabalha com folga térmica (volume de fluído de arrefecimento x carga térmica de trabalho). Um bom radiador (no meu caso o original do V6 com algumas alterações de layout) tiram de letra esse trabalho.

Para aqueles que tiverem paciência, sugiro a leitura desse tópico: http://www.bimmerfest.com/forums/sho...+pressure+loss

Desculpe a longa descrição.

Sds a todos,

Octávio

Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Octávio,

Vc não tem que se desculpar de nada, suas colocações são sempre muito bem feitas.

O que observei é que, em trânsito urbano, o ar esquenta muito pouco depois do intercooler (aftercooler, o correto, né?). A pressão normalmente varia de 0,3 a 0,7 kg/cm². Apenas quando se está em pressão máxima, pé trancado, é que o ponteiro de temperatura começa a subir pra valer, e nesta situação o carro já tá a 80 a 100 km/h pelo menos. Ai nesse caso a ventoinha não vai ter muito efeito. É a capacidade do aftercooler que limita o resfriamento mesmo.

Imagino que o pessoal da Nissan dimensionou um aftercooler para situações cotidianas e não extremas. Não sei a que ponto isso chega a afetar o motor, a turbina e o consumo a longo prazo.

Possuo um conjunto de aftercooler ar/água que vou adotar mais para o meio do ano com uma turbina TGV menorzinha.

Valeu

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Pôxa, li o topico praticamente todo e só tenho que dar os parabéns pro Trotta, pelo excelente trabalho na X-Terra. Ficou muito linda!!!

Sempre tive vontade de ter uma X, mas aquele preço de R$ 110k quando lançaram aqui no BR me desanimou.. Mas quem sabe um dia num pego uma usada em bom estado e num faço a mesma coisa.

Ô Trotta, e você vai ser meu consultor hein, ainda mais que é meu conterrâneo!!

Por falar nisso, depois vem aqui pra PL pra gente fazer umas trilhas e eu aproveitar e ver essa X de perto!

Abraço.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Pôxa, li o topico praticamente todo e só tenho que dar os parabéns pro Trotta, pelo excelente trabalho na X-Terra. Ficou muito linda!!!

Sempre tive vontade de ter uma X, mas aquele preço de R$ 110k quando lançaram aqui no BR me desanimou.. Mas quem sabe um dia num pego uma usada em bom estado e num faço a mesma coisa.

Ô Trotta, e você vai ser meu consultor hein, ainda mais que é meu conterrâneo!!

Por falar nisso, depois vem aqui pra PL pra gente fazer umas trilhas e eu aproveitar e ver essa X de perto!

Abraço.
    Ô Lucas, blz?

A Xterra já não está tão cara assim, com 45-50 mil se compra uma boa, tem que ter paciência.

Esse forum é muito bom, há muita troca de experiências e isso é muito bom pra todos.

Tô sempre acompanhando as trilhas leves e médias aqui de BH. No outro final de semana devo fazer alguma coisa, esse tô trabalhando.

Valeu

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Ô Lucas, blz?

A Xterra já não está tão cara assim, com 45-50 mil se compra uma boa, tem que ter paciência.
    Pois é, eu estava olhando no WebMotors e Seminovos BH e realmente baixou muito de preço.

Quem sabe um dia não pego uma, mas antes da XT tem um outro carro na lista.

Paixão antiga!

Tô sempre acompanhando as trilhas leves e médias aqui de BH. No outro final de semana devo fazer alguma coisa, esse tô trabalhando.

Valeu
    Beleza!!!
    Tô agitando um passeio/trilha noturna aqui em PL com direito a churrasquinho e tudo.
    Deve ser em Maio.
    Já comentei com alguns rôias daí de BH e você tá convidado. Vou só resolver a data certinha e passo mais detalhes.

TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Mais uma trilhazinha com a Xterra Levantada. Passou mais fácil que a maioria das outras viaturas.

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=Pu0ANcdQdTI[/ame]

Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Legal heim Trotta, sem a estabilizadora dá pra ver que o curso ficou muito bom para o offroad.

E naquela subida que os vitaras fizeram, pegou o meio do chassis por baixo ou não?

abs

Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por ZYKAO Ver Post
    E naquela subida que os vitaras fizeram, pegou o meio do chassis por baixo ou não?
    abs
    Não subi pq ainda não tenho proteção inferior(risco alto) e dona Maria ficou apavorada, mas acho que subiria sem problemas. Subiu Troller, Pajerinho, e Vitara. Mas todos os Vitaras estavam brocados. Xterra passa muito mais fácil que os suzuki's, eu e a turma ficamos impressionados.

Valeu

Usuário Avatar de gigio 10
    Entrada
    29/01/2010
    Local
    União da Vitória/PR
    Acabei de ler todo o tópico e gostaria de parabenizá-los.Adorei esse tópico,elogiável a perseverança do Trotta na erguida da 'criança' e a união de vocês, Zykao,Rodrigo e demais que se juntaram pra trabalharem em suas viaturas.No mundo em que vivemos estes eventos são cada vez mais raros,infelizmente.Pena estar um tanto longe de vocês, gostaria de participar desta turma.Mas quando passar por essas bandas entrarei em contato com vocês pra tomarmos umas beras , e da mesma forma quando passarem pelo sul do Paraná,estou à disposição de vocês.Beras geladas e churrasco é o que não falta por aqui. Mais uma vez parabéns!!!!!
    Toyota SW4 SRX 2022
    Ex Ranger Limited 2017Ex Ranger Limited 3.2 2014 / F1000 4x4 98 XLEx Frontier Sl 10 anos 2013 / Xterra Se 2005

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem