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Convex Datacenter
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  • #1



    Preciso do auxílio daqueles que já fizeram o lift, em alguns pontos.

    1- Confecção dos jumelos: Conversei com um torneiro e ele disse que faria utilizando aço 1045, e cobraria R$ 100,00 para fazer os 2 lados. Alertando que conheço tanto de aço quanto de turbina de avião, pergunto: Este é o aço correto? O preço está bom?

    2- Ao conversar com meu moleiro, ele desaconselhou a utilização de jumelos maiores, disse que a mola trabalha mais "alongada" e acaba sedendo (baixando) rapidamente. Ele disse que o correto é utilizar grampos maiores e um calço entre o eixo e a mola.

    E agora? Alguém já utilizou este calço?
    Se analisarmos com carinho, o eixo irá mudar de lugar em qualquer uma das alterações (se comparado com o original)... Qual será que irá gerar menor desgaste das cruzetas do cardan?

    3- Na frente irei levantar apenas 1" apertando as barras. Aqueles que estão utilizando esta configuração, como ficou a dirigibilidade?

    PS.: Amortecedores quase definidos... Em processo de negociação...
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  • #2
    Diesel, esta configuração de jumelos foi bem experimentada nos Xterras americanos, aqui no Brasil varios estão usando, não tenho escutado reclamações sobre molas arriando. Lembrar que nossas viaturas possuem capacidade de carga de 1 Ton, são poucos que usam tal capacidade frequentemente, assim acho que os feixes são superdimencionados para o uso cotidiano da maioria.

    Sobre as cruzetas, mexeu na posição do eixo, elas vai mudar de posição, não tem jeito. Mas acho que a mudança é pequena para alterar muito a sua durabilidade, que quase com certeza sofrerá um pouco mais, assim como as homocinéticas e teminais de direção lá da frente.

    Diesel, vc não veria com este torneiro se ele não faria umas bieletas deste estilo

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...ml#post1518841

    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Preciso do auxílio daqueles que já fizeram o lift, em alguns pontos.

    1- Confecção dos jumelos: Conversei com um torneiro e ele disse que faria utilizando aço 1045, e cobraria R$ 100,00 para fazer os 2 lados. Alertando que conheço tanto de aço quanto de turbina de avião, pergunto: Este é o aço correto? O preço está bom?

    2- Ao conversar com meu moleiro, ele desaconselhou a utilização de jumelos maiores, disse que a mola trabalha mais "alongada" e acaba sedendo (baixando) rapidamente. Ele disse que o correto é utilizar grampos maiores e um calço entre o eixo e a mola.

    E agora? Alguém já utilizou este calço?
    Se analisarmos com carinho, o eixo irá mudar de lugar em qualquer uma das alterações (se comparado com o original)... Qual será que irá gerar menor desgaste das cruzetas do cardan?

    3- Na frente irei levantar apenas 1" apertando as barras. Aqueles que estão utilizando esta configuração, como ficou a dirigibilidade?

    PS.: Amortecedores quase definidos... Em processo de negociação...
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  • #3
    Citação Postado originalmente por marcio_bispo Ver Post
    Diesel, vc não veria com este torneiro se ele não faria umas bieletas deste estilo

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...ml#post1518841
    Fala Márcio, tudo bem?
    Acredito que ele faz sim, inclusive, acredito que o mais fácil seria levar uma bieleta original e pedir para o torneiro fazer o encaixe, onde com isto já estaria aumentando o tamanho da peça.
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  • #4
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Preciso do auxílio daqueles que já fizeram o lift, em alguns pontos.

    1- Confecção dos jumelos: Conversei com um torneiro e ele disse que faria utilizando aço 1045, e cobraria R$ 100,00 para fazer os 2 lados. Alertando que conheço tanto de aço quanto de turbina de avião, pergunto: Este é o aço correto? O preço está bom?

    2- Ao conversar com meu moleiro, ele desaconselhou a utilização de jumelos maiores, disse que a mola trabalha mais "alongada" e acaba sedendo (baixando) rapidamente. Ele disse que o correto é utilizar grampos maiores e um calço entre o eixo e a mola.

    E agora? Alguém já utilizou este calço?
    Se analisarmos com carinho, o eixo irá mudar de lugar em qualquer uma das alterações (se comparado com o original)... Qual será que irá gerar menor desgaste das cruzetas do cardan?

    3- Na frente irei levantar apenas 1" apertando as barras. Aqueles que estão utilizando esta configuração, como ficou a dirigibilidade?

    PS.: Amortecedores quase definidos... Em processo de negociação...
    Boa noite,

    Tentando ajudar com alguma informação de meu conhecimento, mas posso estar enganado:

    1- Não vale a pena usar aço 1045, são mais difíceis de soldar e menos flexíveis que o 1020, embora seja mais resistente. R$ 100,00 tá muito barato, não consegui fazer por menos de R$220,00. Mas seu mecânico deve estar abatendo na mão de obra que deve ser dele mesmo. Mas não se esqueça que vc deve colocar parafusos de aço temperado e o tubo que vai no parafuso superior deve ser tubo mecânico para aguentar o desgaste. Recomendo fazer com chapa 3/8 e aço 1020 mesmo. Não vai quebrar!!!

    2- Se o feixe de molas fosse sobre o diferencial, os calços poderiam ser uma solução, mas como estão abaixo, vai rebaixar a viatura. Como o Márcio disse, a carga recomendada pelo manual é 1 ton. Os concorrentes são 500kg. É um feixe de molas para 20 ou 30 anos pelo menos. Não vai ceder com o jumelo maior acredite.

    3- Há fotos neste post onde recomenda a altura máxima de 77,5cm da borda do paralama dianteiro ao lado inferior do aro. Até ai não terá problemas de alinhamento ou dirigibilidade.

    Já rodamos a 2 anos assim, e não temos tido problemas.

    Abs.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    Mas não se esqueça que vc deve colocar parafusos de aço temperado e o tubo que vai no parafuso superior deve ser tubo mecânico para aguentar o desgaste.
    Fala Trotta, porque tenho que trocar os parafusos?
    Não posso utilizar os originais?

    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    2- Se o feixe de molas fosse sobre o diferencial, os calços poderiam ser uma solução, mas como estão abaixo, vai rebaixar a viatura.
    Pois é, não tinha atentado sobre isso.
    Na Hilux do sogro poderia ser uma solução, afinal o eixo é sob o feixe.

    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    3- Há fotos neste post onde recomenda a altura máxima de 77,5cm da borda do paralama dianteiro ao lado inferior do aro. Até ai não terá problemas de alinhamento ou dirigibilidade.
    Medi a viatura e está com 84 cm do chão na dianteira e com 86 cm na traseira com pneus 31".
    Vou medir na borda inferior da roda para comparar com o "padrão" dos colegas.
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  • #6
    Ja esta com 33"?

    Citação Postado originalmente por mrcrema Ver Post
    Obrigado aos meus amigos que me ajudaram e muito. Ainda falta muita coisa para ficar perfeita, mas peguei gosto na coisa, rsrsrsrsrsrsrs.

    Já não sou mais órfão de 4x4.

    Valewww
    Xterra 2005/2005

  • #7
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    Levantando a XTerra

    Citação Postado originalmente por mrcrema Ver Post
    Obrigado aos meus amigos que me ajudaram e muito. Ainda falta muita coisa para ficar perfeita, mas peguei gosto na coisa, rsrsrsrsrsrsrs.

    Já não sou mais órfão de 4x4.

    Valewww
    ficou show de bola, como vc fez?

    Alvaro Santana
    gutorisc@hotmail.com

  • #8
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Diesel, no caso do calço entre o eixo e o feixe, só funcionaria no caso do eixo ser abaixo das molas, no caso original, quanto mais calço tiver entre a mola e o eixo, mais baixo fica, por que vai subir o eixo e descer as molas, ou não é isso?

    Será que só mudando pra feixes preparados com maior curvatura?

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #9
    Usuário Avatar de Pablo RR
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    Bom.. vou dar minha opiniao porque possuo um jumelo 'by Trota'... comprei na primeira leva que ele fabricou...
    Acredito que já uso a mais de 20 meses e 40.000km. os bixos ainda estão pretinhos e sem sinal de desgastes.. nao sei que aço usou..
    Vantagens:
    - o carro não dá mais batente de suspensão.
    - não sei o motivo mas ficou mais macia. principalmente porque deixou de dar fim de curso
    - ja carreguei 700kg de cimento quando fui fazer reforma na casa de praia dos meus pais. Viajei por mais de 300km assim e mesmo com esse peso o carro não ficou com a traseira arriada.
    - ainda uso os amortecedores originais traseiros e não senti necessidade por trocar por outros.
    - não faço off-road então não sei opinar se melhora ou piora.. mas em termos de estabilidade no asfalto não senti nenhuma melhora ou piora..
    Desvantagem:
    - ainda não conheci alguma..hehe

    Sobre o levantamento de 1" na frente. Alguns disseram que o carro ficaria duro e pulando. Quando o meca aumentou subiu tanto que não pegava cambagem. Ele quis deixar a frente nivelada com a nova traseira.. mandei baixar um pouco e deixar arrebitada mesmo. Pegou cambagem e não notei diferença. Pouco tempo depois tive que trocar os pivos.. mas o carro já estava com 90.000km não acredito que tenha sido pelo levantamento,.mas sim pelo desgaste de uso mesmo. Botei pivos novos e já rodei 37.000km com eles e até agora estão todos ok.
    Ex - Frontier Xe Attack 2.8 Eletronic 4x4

  • #10
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    Diesel,

    Infelizmente não se pode usar os parafusos do jumelo original, eles são soldados no jumelo e não vale a pena retirá-los. Ai pra trá tem foto disso ou no meu facebook também.

    Abs

  • #11
    Citação Postado originalmente por Trotta.79 Ver Post
    Diesel,

    Infelizmente não se pode usar os parafusos do jumelo original, eles são soldados no jumelo e não vale a pena retirá-los. Ai pra trá tem foto disso ou no meu facebook também.

    Abs
    E será que nos "postos de molas" não existe este parafuso pronto para comprar?
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  • #12
    Usuário Avatar de Trotta.79
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    Os parafusos dos jumelos são M12 rosca fina, um de 110mm de comprimento e outro de 130mm, parafuso de responsa, tipo 12.9 ou grau 8. No parafuso maior vai um tubo "mecânico" de 20mm de diâmetro externo e 12,5mm de diâmetro interno. Tudo zincado para não ficar feio com o tempo. O jumelo deve ter chapa de 3/8" para ser bruto.

    Valeu

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