Postado originalmente por
shimomoto
Considerando que relação final da Ranger é a mais longa (0,725 x 3,54 = 2,56) enquanto a da Nissan fica em 3,05:1 (0,827 x 3,692), podemos concluir, (sem desmerecer a todos os felizes proprietários de Nissan Frontier SEL) que a Nissan colocou uma sexta marcha como forma de melhor aproveitar o motor, sem deixar "buracos" entre as marchas, como os observados na Ranger (e segundo alguns, também na Hilux). Em determinadas situações pode deixar o dirigir mais cansativo (por acaso, dá para dirigir pulando marcha, de 1º para 3º, por exemplo? Por favor matem essa curiosidade), mas em outras, ser de grande valia!
O interessante do comparativo (ai eu discordo de você, Alexmar) é a gente analisar, em conjunto com as potências do motor, a estratégia utilizada pelo fabricante.
Entretanto, mesmo que a Nissan atinja 5000 rpm´s, é importante notar que isso pode não representar velocidade final uma vez que a curva de potência não é indefinidamente ascendente. Ela atinge um pico e depois, cai. Por isso, certamente a velocidade final, em sexta marcha da SEL será atingida a 4000rpm´s (rotação de potência máxima) ou menos. São raros os casos de transmissões encurtadas no extremo de a velocidade máxima do veículo ser a rotação de corte do motor.
As vezes a marcha pode ser tão longa que a potencia transmitida para as rodas não seja suficiente para vencer a resistência do ar.