Bruno,
Na realidade moro em MOC mas sou de BH e estou sempre por la.
Gosta de Moc, aki eh baaaoo, ate fazer mto calor ou começar as chuvas que destroem a cidade... hehehehee.... mas eh de boa!!!
[]'s sempre vivendo eh aprendendo nao eh?!?!?
Versão Imprimível
Parabéns ao Bruno, nunca li um relato tão honesto quanto esse.
Também estou 100% satisfeito com o trabalho do Maurício. Ainda fico recioso se terei problemas com a repotencialização, de qualquer forma se tiver vocês saberão.
Por enquanto só alegria. O bugão já está com 23.000km e andando demais e econômico. Motor, câmbio, diferencial tudo 100%.
Parabéns Maurício, sou fã do seu trabalho e da empresa que vc representa.:palmas::palmas::palmas::palmas:
Devido ao topico postado pelo Mauricio e em respeito ao trabalho dele, e de forma alguma querendo prejudicar o servico prestado por ele, ate pq um dia poderei precisar deste servico, estou postando mais uma vez neste topico, mesmo tendo dito nao nao postaria mais, apenas com o intuito de esclarecer alguns pontos.
Gostaria de deixar bem claro que a discucao por minha parte nao e emocional e na data de hoje, liguei para um engenheiro responsavel pelo desenvolvimento de um grande fornecedor de embreagens mundial para poder ter certeza do que estou falando.
Em todos os posts anteriores, informei que a causa do desgaste da embreagem do carro do Bruno tiveram varias causas, desde o sobrecarga de peso, passando pela repotencializacao do motor, alteracao do diamentro dos pneus, etc...
Mas vamos la, vou tentar transmitir um pouco do conhecimento transmitido por este engenheiro, lembrando que nao e uma verdade absoluta e acredite quem quiser:
O desenvolvimento de um sistema de embreagem e todo seu dimensionamento e feito com base no torque do motor, e em todo o desenvolvimento ha uma margem de seguranca, variando pouquissima coisa entre os diversos fabricantes. Portanto ate certo ponto, pode-se aumentar a potencia sem que comprometa este sistema,
Pelos calculos feitos por um softweare de desenvolvimento deste fornecedor, o coeficiente de atrito/seguranca do sistema sempre fica na casa de 1,2, com o aumento aumento de torque na Frontier do Bruno, este indice cai para aproximadamente 0,8, o que em condicoes normais de uso poderia ter uma reducao de vida util deste componente em aproximadamente 50%.
Existe algumas solucoes que podem ser feitas para aumentar a durabilidade do sistema:
Aumentar o tamanho do disco de embreagem (dificilmente ha espaco para isso)
Alterar a pressao das molas do plato (deixara o sistema um pouco mais pesado no acionamento)
Mandar fabricar um disco com "mais material organico"
Colocar um sistema de disco e plato de ceramica, porem é um sistem on/off, por experiencia propria, nao o indico para uso no dia a dia, porem acho que e um dos melhores para competicao off road.
Curiosidade:
O disco de embreagem convencional possue um coeficiente de atrito de ,27 o de ceramica possui um coeficiente de ,45 o que lhe permite quase que dobrar a potencia sem ter problemas na embreagem, porem na troca e obrigatoria trocar o disco e plato juntos.
Estes dados foram passados por um engenheiro que conheco ha bastante tempo e conheco a capacidade tecnica dele, porem como ja disse, nao e uma verdade absoluta!
Caso alguem tenha realizados testes de durabilidade do produto em questao e consiga comprovar com fatos, ok, irei analisar e se estiver enganado, assumirei meu erro que o aumento de potencia do motor do Bruno nao foi um dos causadores do problema na embreagem!
Agora uma pergunta, porque quem faz preparacao forte de carro altera todo o conjunto de embreagem, normalmente colocando a embreagem de ceramica, como acontece nos carros de arrancada, nos carros de rally, etc...?
Caso alguem queira continuar a discussao ou queira dados tecnicos, poderei faze-lo em PVT.
Sem mais.
Ed
Tudo esclarecido de ambas as partes!!!
Agora vamos relaxar e gozar........rsrrsrsrsrsr
Considerando um motorista experiente, que creio ser o caso do Bruno, e considerando que o sistema torque motor/sietema de embreagem estejam dentro de um nivel aceitavel de funcionamento que é o caso desta pickup repotenciada, dois fatores causam o desgaste prematuro da embreagem:
1- desequilibrio para menos na relação torque do motor/torque necessario pra vencer a inercia. Neste caso o motorista é obrigado a "queimar" a embreagem para compensar este desequilibrio, ex. sair em uma ladeira com o veiculo carregado.
2- desequilibrio na relação torque do motor/atrito da embreagem. Neste caso o motor tem mais torque que o atrito estatico da embreagem, ex. o motorista saiu com o carro e afunda o pé no acelerador e a embreagem patina causando desgaste.
O caso 2 é muito comum nas Band turbinadas; e este com certeza foi o caso do Bruno, que na empolgação baixou a bota. Em momento nenhum é possivel culpar quem repotenciou o motor, o motorista tem que saber disso, da mesma forma que todos sabemos que se ficar queimando pneu na largada eles acabarão prematuramente.
abs
Acabei de chegar da Nissan...
Embreagem nova: R$1.726,14 (em 3X) --> Já está pago!
Lembrando que não foi necessário efetuar a troca do colar.
Uma coisa bem interessante é que agora a embreagem está MUITO mais macia que quando peguei o carro 0 km! A diferença é bem grande mesmo...
E o pedal está um pouco mais baixo!
Por que seria ??????
Outra coisa:
Sobre o ABS e tração...
Voltei com a luz do ABS acesa!
Motivo:
O sensor do ABS rompeu-se e a coifa da homocinética "rachou"!
(Mais "facada" no bolso)
Sensor do ABS: R$1.278,00
Coifa da Homocinética: R$217,00
+ 04 horas de mão de obra (4 X R$140,00)
Prejuízo: R$2.055,00 !!!!!!!!!!!!!!
Não tem nenhuma destas duas peças em estoque e só chega na Quarta ou Quinta-feira... Portanto, ficarei com a Ivete até chegar.
E, graças a ajuda do amigo Maurício, conseguí em Goiânia (Desmanche) uma Frontier SEL A/T batida...
Valor do sensor do ABS: R$300,00 (já com o Sedex).
Obviamente, já encomendei! Então, deixarei de "dar" quase R$1.000,00 à Nissan neste "jogo"!
No mais, agora é esperar para trocar as peças e MUDAR A MINHA MANEIRA DE DIRIGIR.
Cordialmente...
Bruno Sander
EM TEMPO...
Edpadilha,
Parabéns pela humildade em corrigir o que havia dito em relação a REIKO.
Eu, mais do que ninguém, sei o quanto é difícil assumir quando erramos e ter coragem de nos desculpar-mos publicamente.
Gostei bastante da sua atitude!
Allan Nielsen,
Obrigado pelo "motorista experiênte"... Mas eu estou MUITO longe disto!
Mas, certamente você acertou ao dizer que "o motorista saiu com o carro e afunda o pé no acelerador e a embreagem patina causando desgaste" --> Este sou eu! Ou melhor... Era até ontem!
RezendeDF,
Seja bem vindo de volta ao tópico!
E, bom saber que a REIKO tem outros admiradores e entusiastas além de mim!
Um grande abraço a todos...
Bruno Sander.
Rezende, Bruno,
Tenho um troller t4 chipado pela Reiko e cada vez admiro o trabalho do Maurício. Já rodei 16.000km depois de chipar. Em relação ao caso do Bruno imagino que seja devido a forma de dirigir seu carro.
Att,
Luís henrique
T4 07/08 preto
Mud 32
Warn 9.5 ti
Alguém tem alguma idéia do porquê, agora, o pedal da embreagem está MUITO mais macio do que estava quando a embreagem era "original" (tal como veio da Tailândia) ????
E, a embreagem da minha Picape não era mais pesada só agora "perto do fim" não. Desde 0 km era mais dura! Bem mais...
Não poderia ela ter sido instalada (de fábrica) "enforcada" - como me sugeriu o mecânico da Nissan ?????
Se fôr este o caso, isto contribuiria TAMBÉM para um desgate precoce (associado aos outros fatores que eu já citei) ????
Estou perguntando isto só mesmo a título de curiosidade e por ainda estar "encucado" com a embreagem acabar assim... com 26.000km! MAS, antes que me repreendam...
Eu já assumí (e assumo de novo) que a culpa foi minha.
Agora vou pegar bem mais leve na minha maneira de dirigir!
Um bom dia a todos...
Bruno Sander.
Mais uma...
Com a embreagem nova a minha Picape está BEM mais "lerda" nas arrancadas!
Alguém teria alguma idéia do porquê disto?
Bruno Sander.