Alexandre,
Muito obrigado pelo seu relato!
Como eu disse, CERTAMENTE o desgaste precoce da embreagem foi minha culpa.
Tenho que mudar a forma como dirijo (e exigir menos da embreagem - principalmente com os 285) e aliviar mais o pé.
Como você mesmo disse: "A primeira vez é prá aprender"!
Ps. Ví que vc mora em BH mas é de Montes Claros... Sou fã da sua cidade!
Um grande abraço...
Bruno Sander.
Bruno,
Na realidade moro em MOC mas sou de BH e estou sempre por la.
Gosta de Moc, aki eh baaaoo, ate fazer mto calor ou começar as chuvas que destroem a cidade... hehehehee.... mas eh de boa!!!
Com toda certeza do mundo o problemas não foi a portencialização do motor e sim o conjunto de modificações e a forma de conduzir do Bruno, potencializada com o "plus" no motor.
Sua experiência e nome no mercado não deixam nenhuma dúvida sobre isso. Fique tranquilo!!!
X2!!!
Minha F250 estar com a motor não original e continua com a embreagem Original.Lembrando que é uma embreagem GRANDE,mas sofre o mesmo que as outras se não usada de um modo adequado!!!
Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!! F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!
X2!!!
Minha F250 estar com a motor não original e continua com a embreagem Original.Lembrando que é uma embreagem GRANDE,mas sofre o mesmo que as outras se não usada de um modo adequado!!!
Como eu disse:
Com certeza, NÃO foi a repotencialização da REIKO que contribuiu para o desgaste precoce da embreagem!
Parabéns ao Bruno, nunca li um relato tão honesto quanto esse.
Também estou 100% satisfeito com o trabalho do Maurício. Ainda fico recioso se terei problemas com a repotencialização, de qualquer forma se tiver vocês saberão.
Por enquanto só alegria. O bugão já está com 23.000km e andando demais e econômico. Motor, câmbio, diferencial tudo 100%.
Parabéns Maurício, sou fã do seu trabalho e da empresa que vc representa.
Postado originalmente por Bruno Sander
REIKO...
Pessoal em defesa a Reiko (e ao Maurício)...
Eu condordo plenamente em gênero, número e grau com tudo o que o Maurício postou!
Tenho absoluta certeza que a alteração na potência / torque do motor da minha picape tenham contribuído em nada para o desgaste prematuro da embreagem.
Acho que, se eu posso "distribuir" as culpas de alguma forma... Ficariam ,a seguinte ordem: Pneus bem maiores que os originais, carregar (com um frequência razoável) cargas bem superiores ao limite do carro e, claro, a minha maneira de dirigir!
ENTÃO... É BASTANTE INJUSTO QUE QUEIRAM RESPONSABILIZAR A REIKO POR QUALQUER DESGASTE PREMATURO NA EMBREAGEM EM MINHA PICAPE.
PUDE VER PESSOALMENTE O QUANTO A REIKO É UMA EMPRESA SÉRIA E O QUANTO O MAURÍCIO ESTÁ 100% CAPACITADO PARA FAZER O QUE FAZ!
Certamente, se eu nao tivesse "inventado" estes Pneus "Big-Foot" e dirigisse de uma maneira menos agressiva (abusando tanto do sistema de embreagem - seja em trilhas, carregado ou mesmo nas diversas ladeiras de BH)... a minha embreagem ainda estaria como deveria estar aos 26000km!
E, como disse o Mauricio:
APOS A ALTERACAO DA ECU (com a Picape respondendo melhor em baixos giros) COMECEI A EXIGIR BEM MENOS DA EMBREAGEM! PORTANTO, TALVEZ, SEM A REPOTENCIALIZACAO FEITA PELA REIKO (e usando os Pneus 285 + excesso de carga) A EMBREAGEM TERIA SE DESGASTADO MAIS PRECOCEMENTE AINDA!
Entao pessoal...
Vamos tentar nos ater ao problema sem atrapalhar (ou criticar) o trabalho dos outros!
Como eu ja disse: Se alguem tem culpa, este sou eu (e a maneira como dirijo).
Mais uma vez (como postei a tempos atras)...
"Ponho a mao no fogo" pela eficiencia, seriedade e idoneidade da empresa REIKO (mauricio) e, na minha proxima picape, certamente farei novamente o remapeamento da ECU com a REIKO sem nenhum receio!
Aprendemos com os erros...
E, pneus tao grandes + "pe pesado" + sobrecarga = desgaste precoce da embreagem!
E simples!
Ps. Mauricio, tente nao se importar com as criticas... Isto, neste topico, e uma constante (Sempre)!
Tenho certeza de que a opniao do colega Edpadilha nao pode ser generalizada.
Devido ao topico postado pelo Mauricio e em respeito ao trabalho dele, e de forma alguma querendo prejudicar o servico prestado por ele, ate pq um dia poderei precisar deste servico, estou postando mais uma vez neste topico, mesmo tendo dito nao nao postaria mais, apenas com o intuito de esclarecer alguns pontos.
Gostaria de deixar bem claro que a discucao por minha parte nao e emocional e na data de hoje, liguei para um engenheiro responsavel pelo desenvolvimento de um grande fornecedor de embreagens mundial para poder ter certeza do que estou falando.
Em todos os posts anteriores, informei que a causa do desgaste da embreagem do carro do Bruno tiveram varias causas, desde o sobrecarga de peso, passando pela repotencializacao do motor, alteracao do diamentro dos pneus, etc...
Mas vamos la, vou tentar transmitir um pouco do conhecimento transmitido por este engenheiro, lembrando que nao e uma verdade absoluta e acredite quem quiser:
O desenvolvimento de um sistema de embreagem e todo seu dimensionamento e feito com base no torque do motor, e em todo o desenvolvimento ha uma margem de seguranca, variando pouquissima coisa entre os diversos fabricantes. Portanto ate certo ponto, pode-se aumentar a potencia sem que comprometa este sistema,
Pelos calculos feitos por um softweare de desenvolvimento deste fornecedor, o coeficiente de atrito/seguranca do sistema sempre fica na casa de 1,2, com o aumento aumento de torque na Frontier do Bruno, este indice cai para aproximadamente 0,8, o que em condicoes normais de uso poderia ter uma reducao de vida util deste componente em aproximadamente 50%.
Existe algumas solucoes que podem ser feitas para aumentar a durabilidade do sistema:
Aumentar o tamanho do disco de embreagem (dificilmente ha espaco para isso)
Alterar a pressao das molas do plato (deixara o sistema um pouco mais pesado no acionamento)
Mandar fabricar um disco com "mais material organico"
Colocar um sistema de disco e plato de ceramica, porem é um sistem on/off, por experiencia propria, nao o indico para uso no dia a dia, porem acho que e um dos melhores para competicao off road.
Curiosidade:
O disco de embreagem convencional possue um coeficiente de atrito de ,27 o de ceramica possui um coeficiente de ,45 o que lhe permite quase que dobrar a potencia sem ter problemas na embreagem, porem na troca e obrigatoria trocar o disco e plato juntos.
Estes dados foram passados por um engenheiro que conheco ha bastante tempo e conheco a capacidade tecnica dele, porem como ja disse, nao e uma verdade absoluta!
Caso alguem tenha realizados testes de durabilidade do produto em questao e consiga comprovar com fatos, ok, irei analisar e se estiver enganado, assumirei meu erro que o aumento de potencia do motor do Bruno nao foi um dos causadores do problema na embreagem!
Agora uma pergunta, porque quem faz preparacao forte de carro altera todo o conjunto de embreagem, normalmente colocando a embreagem de ceramica, como acontece nos carros de arrancada, nos carros de rally, etc...?
Caso alguem queira continuar a discussao ou queira dados tecnicos, poderei faze-lo em PVT.
Considerando um motorista experiente, que creio ser o caso do Bruno, e considerando que o sistema torque motor/sietema de embreagem estejam dentro de um nivel aceitavel de funcionamento que é o caso desta pickup repotenciada, dois fatores causam o desgaste prematuro da embreagem:
1- desequilibrio para menos na relação torque do motor/torque necessario pra vencer a inercia. Neste caso o motorista é obrigado a "queimar" a embreagem para compensar este desequilibrio, ex. sair em uma ladeira com o veiculo carregado.
2- desequilibrio na relação torque do motor/atrito da embreagem. Neste caso o motor tem mais torque que o atrito estatico da embreagem, ex. o motorista saiu com o carro e afunda o pé no acelerador e a embreagem patina causando desgaste.
O caso 2 é muito comum nas Band turbinadas; e este com certeza foi o caso do Bruno, que na empolgação baixou a bota. Em momento nenhum é possivel culpar quem repotenciou o motor, o motorista tem que saber disso, da mesma forma que todos sabemos que se ficar queimando pneu na largada eles acabarão prematuramente.
Acabei de chegar da Nissan...
Embreagem nova: R$1.726,14 (em 3X) --> Já está pago!
Lembrando que não foi necessário efetuar a troca do colar.
Uma coisa bem interessante é que agora a embreagem está MUITO mais macia que quando peguei o carro 0 km! A diferença é bem grande mesmo...
E o pedal está um pouco mais baixo!
Por que seria ??????
Outra coisa:
Sobre o ABS e tração...
Voltei com a luz do ABS acesa!
Motivo:
O sensor do ABS rompeu-se e a coifa da homocinética "rachou"!
(Mais "facada" no bolso)
Sensor do ABS: R$1.278,00
Coifa da Homocinética: R$217,00
+ 04 horas de mão de obra (4 X R$140,00)
Prejuízo: R$2.055,00 !!!!!!!!!!!!!!
Não tem nenhuma destas duas peças em estoque e só chega na Quarta ou Quinta-feira... Portanto, ficarei com a Ivete até chegar.
E, graças a ajuda do amigo Maurício, conseguí em Goiânia (Desmanche) uma Frontier SEL A/T batida...
Valor do sensor do ABS: R$300,00 (já com o Sedex).
Obviamente, já encomendei! Então, deixarei de "dar" quase R$1.000,00 à Nissan neste "jogo"!
No mais, agora é esperar para trocar as peças e MUDAR A MINHA MANEIRA DE DIRIGIR.
Edpadilha,
Parabéns pela humildade em corrigir o que havia dito em relação a REIKO.
Eu, mais do que ninguém, sei o quanto é difícil assumir quando erramos e ter coragem de nos desculpar-mos publicamente.
Gostei bastante da sua atitude!
Allan Nielsen,
Obrigado pelo "motorista experiênte"... Mas eu estou MUITO longe disto!
Mas, certamente você acertou ao dizer que "o motorista saiu com o carro e afunda o pé no acelerador e a embreagem patina causando desgaste" --> Este sou eu! Ou melhor... Era até ontem!
RezendeDF,
Seja bem vindo de volta ao tópico!
E, bom saber que a REIKO tem outros admiradores e entusiastas além de mim!
Tenho um troller t4 chipado pela Reiko e cada vez admiro o trabalho do Maurício. Já rodei 16.000km depois de chipar. Em relação ao caso do Bruno imagino que seja devido a forma de dirigir seu carro.
Alguém tem alguma idéia do porquê, agora, o pedal da embreagem está MUITO mais macio do que estava quando a embreagem era "original" (tal como veio da Tailândia) ????
E, a embreagem da minha Picape não era mais pesada só agora "perto do fim" não. Desde 0 km era mais dura! Bem mais...
Não poderia ela ter sido instalada (de fábrica) "enforcada" - como me sugeriu o mecânico da Nissan ?????
Se fôr este o caso, isto contribuiria TAMBÉM para um desgate precoce (associado aos outros fatores que eu já citei) ????
Estou perguntando isto só mesmo a título de curiosidade e por ainda estar "encucado" com a embreagem acabar assim... com 26.000km! MAS, antes que me repreendam...
Eu já assumí (e assumo de novo) que a culpa foi minha.
Agora vou pegar bem mais leve na minha maneira de dirigir!