Já que todos estão palpitando... lá vão meus 2 cents sobre Ciudad del Este...
Já atravessei as fronteira 4 vezes de carro, sendo três com a Ranger e uma de Golf. Problemas no lado paraguaio? Nenhum, zero, 100% tranquilo - exceto a confusão que é o trânsito. Mas não esqueça, você está noutro país, obedeça toda a sinalização de trânsito e todas as ordens dos guardas, não invente de contrariar e nem de contestar.
Quer comprar BF ou Michelin? Ande 6,5 Kms além da fronteira, AutoCentro Acaray, lado direito da pista. Quer saber o telefone? Já postei aqui no fórum, o nome do vendedor é Everson Foletto, use a ferramenta do pesquisa (ou o google - muito melhor) e vais encontrar e-mail e telefone de contato.
Esteja no outro lado da fronteira às 7:00 da manhã (horário que a maioria das lojas está abrindo) e, se for de carro e quiser evitar fila gigantesca, saia antes das 15:00.
Vai se entupir de eletrônicos? Não quer incomodação com a Receita e nem com a Polícia Rodoviária no retorno? Pague os impostos! 60% sobre o que exceder a cota individual de US$300,00 (ou ainda é US$150,00? Ahhh, não lembro!! Informe-se no site da RF). Ou então assuma os riscos! Inclusive o de perder a viatura, na ida, olhe a quantidade de veículos apreendidos no posto da Receita em Medianeira e assuste-se! :-)
[]'s