Todas estão fazendo isso hoje. Tentam convencer que houve uma evolução gigante, mas quando você olha com mais atenção, o que houve foi é redução de qualidade e custos. A Frontier é a única hoje que entrega algo realmente ainda inovador.
O site do Edumar é bem interessante, valoriza a Frontier porque ela é realmente diferenciada, e critica outras com imparcialidade, no momento em que comprova as críticas. Muita gente também não gosta de dizer que está tendo problemas com a sua escolha por uma questão de ego, e diz que a sua escolha nunca teve qualquer problema. O bom de recall é isso, o próprio fabricante desmente e diz que tem problemas sim :mrgreen:
O que eu acho errado é que os recalls estão envolvendo mais a questão da segurança, e deveriam envolver tudo, até para o consumidor que não é atendido por uma concessionária poder pesquisar os problemas que o seu modelo tem, já que os reparos são sempre gratuitos.
Poucas marcas estão investindo nas suas picapes como a Nissan investiu na Frontier, com um projeto que ainda é o mais atual. Vai desde um moderno motor biturbo (nada de motor reaproveitado ou garibado para dar mais potência), uma suspensão multilink hoje reconhecida pelas suas qualidades, controle de estabilidade de última geração, freios a disco nas quatro rodas em todas as versões, até detalhes como estribo de alumínio e ajuste de altura dos cintos.
Se for olhar com imparcialidade, é fácil perceber que todos os novos lançamentos não trouxeram nada de realmente novo, só "menos do mesmo" :lol:. Não dá nem para falar em "mais do mesmo". E a qualidade só despencando.
Se a nova Frontier entrar nessa onda, coisa que eu não acredito muito, pode abrir um grande buraco e enterrar tudo.
Bem vinda ao fórum, Janaina.
Olha, são modelos bem diferentes.
A Toro é monobloco, não tem chassis igual à Frontier. Ela tem um comportamento mais parecido com um carro pequeno.
A Frontier apesar de ter o conforto de um carro grande... é grande :mrgreen: Ela é mais robusta, mais alta, tem mais respeito no trânsito, é um outro nível. E é fácil acostumar com ela. Conheço algumas mulheres que dirigem Frontier, e sentiam algum receio no começo, e hoje não querem mais dirigir carro pequeno.
Mas, não se esqueça que a Frontier é grande, não é em qualquer espaço que você consegue colocar ela com facilidade. Vagas apertadas ou pequenas não combinam muito com ela. Mas a Frontier é um nível acima de uma Toro, não tenha dúvida disso.
Eu também não sou muito fã de Toro, aliás de nenhuma nessa categoria meio "perdida" em que ela se encontra. E não é por ser Fiat, pois a Maverick que entrou ameaçando de acabar com a Toro e fracassou, ou a Renault Oroch, que também vende muito bem e que quem teve diz que é muito boa (não dá manutenção como uma Toro) também não me agradam nem um pouco.
Pense bem, faça um test drive. "Sinta" o carro. Não quero puxar para o nosso lado, mas a Frontier é paixão à primeira vista :mrgreen:
Janaína, que dúvida legal. Antes de comprar a Frontier eu fui testar a toro e a rampage também, só para ter certeza da minha compra. O que eu percebi é que a diferença entre os carros é muito grande. A Frontier é uma "camionete de verdade", já a Toro é quaaaase uma camionete de verdade. Sem diminuir a Toro e quem compra, mas ela não traz a grande vatagem do chassis, que é a altura, resistência, robustês... Mas também não traz a mesma facilidade de dirigir e estacionar que um SUV tem, ela fica ali no meio do caminho, em compensação ela traz algumas comodidades, fazendo seu uso mais fácil no dia a dia. No final das contas, como o pessoal disse aqui, o ideal é testar ambas e ver como você se sente. No final você pode deixar a emoção falar um pouco. Sei que vai fazer uma boa escolha.
Olha aí um depoimento bem real :concordo: Bacana!
Janaína, eu acho que você deve pesar bem a sua necessidade, o seu gosto, as vantagens e desvantagens, preço, seguro, tamanho... e no final comprar uma Frontier!!! :mrgreen:
Não, eu não sou nada tendencioso :lol:
Estou brincando. Eu sei que é uma decisão difícil, mas acho que o pessoal aqui abordou bem o caminho que deve nortear esta decisão.
Janaina, se você já é proprietária de um Compass, você se sentirá "em casa" com uma Toro, já que os dois carros utilizam a mesma plataforma, tem o mesmo comportamento dinâmico, mesmo espaço interno, com a diferença de que a Toro tem caçamba. Então as mesmas qualidades e defeitos que o Compass tem, você também teria na Toro.
A Frontier é um degrau acima da Toro como muitos disseram aqui. É um carro mais robusto, com mais capacidade pra te levar em locais de mais difícil acesso, com mais capacidade de carga, etc.
Como você não colocou o ano na Toro, estou julgando que você está entre uma Toro 1.3 Turbo flex NOVA versus uma Frontier 2018. E isso é um ponto a se considerar. Um veículo novo te traz mais segurança em termos de problemas que o veículo pode dar, além do fato de ter garantia de fábrica, coisa que essa Frontier 2018 não tem mais.
Se aonde você precisa ir sua Compass te atende 100%, então a Toro também vai te atender! E essa Toro 1.3 Turbo é um canhãozinho, anda muito!
Eu vejo picapes médias do nível da Frontier como NECESSIDADE. Se eu preciso de um veículo com mais capacidade fora de estrada, e quando eu digo fora de estrada estou dizendo estradas sem pavimentação com pouca ou nenhuma manutenção, com valetas, atoleiros, etc, se eu preciso de maior capacidade de carga tanto em volume quanto em peso, então uma picape média é uma opção racional. Agora se você não usa o veículo dessa forma, não tem essa necessidade, uma picape média como a Frontier PODE até ser uma experiência complicada no dia a dia. Dependendo da cidade onde você mora, pra estacionar na rua, num shopping, pode ser uma coisa chata.
Eu tenho uma oficina mecânica, essas Frontier 2017 em diante tem se mostrado veículos muito confiáveis, maior parte do que chega aqui na faixa dos 150 a 200 mil km necessitam apenas manutenção básica, troca de óleo, filtros, talvez uma correia de acessórios, pastilhas de freio, amortecedores, itens de manutenção básica apenas, o normal. A Toro ainda não peguei nenhuma 1.3 Turbo pra mexer na oficina, mas a Diesel e as 1.8 Flex já trabalhei com elas e acho um carro tranquilo de mexer e robusto também. Tenho clientes que usam ela pra ir pra fazenda e ela vai de boa.
Ande nas duas, veja qual mais te agrada, e como a Frontier é usada, faça uma boa avaliação mecânica dela antes de fechar negócio.