Postado originalmente por
Ciro Alencar
Usa sim, meu caro amigo.
E faça uma pesquisa sobre isso, não aqui no Brasil porque só tem besteiras, mas lá fora, em sites com qualidade técnica.
Isso foi invenção de um fabricante que na época deixou bem claro que o sistema deveria ser usado em veículos leves que não tivessem uso severo, e mesmo carros de passeio deveriam ter a troca da correia com o prazo sugerido antecipado pela metade "no caso de utilização menos suave" (tradução mais próxima da ideia). Ou seja, mesmo a forma de condução poderia ser prejudicial à correia.
Mas a ganância cresceu, e tanto quem fabricava o acessório como quem fabrica carros quis ganhar mais, e até utilitário tem usado. A correia de borracha é bem mais barata. Tem fabricante que já responde processo nos Estados Unidos por conta de problemas dessa tecnologia, mas não aprendeu nada com isso. Aliás, até sabia do problema e ocultou o fato (bem típico da marca inclusive), ao invés de lançar um recall. O processo deixa claro que a marca (nem vou citar aqui) "colocou vidas em risco ciente dos problemas que havia criado, mas se silenciou sobre eles para evitar custos financeiros e danos à imagem".
Citei isso como exemplo, mas existem inúmeros outros. Em outra hora comento outras coisas bem interessantes aqui.