Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 811 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 311711761801802803804805806807808809810811812813814815816817818819820821861911 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/09/2024, 10:17
    Bigsd
    Citação:

    Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Este recurso deveria ser obrigatório em todos os carros hoje. Mas tem que funcionar, porque em alguns modelos não funciona direito.

    Aí voce está pedindo muito :lol:
  • 17/09/2024, 10:20
    Bigsd
    Citação:

    Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Sei.... na época do seu avô nem tinham inventado o carro à combustão ainda.... kkkk.....
    Mas o feixe de molas já existia... kkkk....

    Poxa!! :-(
    :lol:
  • 17/09/2024, 11:30
    Mauro-sp
    Então passamos perto de perder o Eduardo em nosso grupo, e eu nem sabia disso.
    Mas ainda bem que o Eduardo não trocou, senão ele poderia nos abandonar e ainda criar o Clube da RAM :mrgreen:
  • 17/09/2024, 11:38
    Mauro-sp
    Dirigi a nova S10 ontem. Honestamente? Não troco a Frontier pela S10.
    Ela tem um pouco mais de potência no motor, mas a da Frontier pra mim é mais do que suficiente, e a frontier é muito mais gostosa de andar. A S10 pula demais e tem um comportamento estranho. Não é ruim, não estou dizendo que ela não presta, mas a Frontier me agrada bem mais.
    Enfim, mesmo com as novidades que chegaram recentemente, a Frontier continua sendo a que mais me agrada, e noto uma coisa nela que não percebo nas outra, o cuidado do projeto. Acho a qualidade geral dela melhor.
    Quando eu vejo estes novos modelos com motores velhos, acabamento ruim, suspensão de feixe antiga, problemas para todo lado, peças importantes feitas de plástico, freios a tambor na traseira, sistemas de segurança que não funcionam direito, ausência até de um ajuste de altura de cinto ou de um medidor de pressão de pneus, som de baixa qualidade, etc... eu percebo que a Nissan teve um cuidado muito maior com o projeto da Frontier.
    Não compraria uma RAM. Pra mim é um trambolho, exagero.
  • 18/09/2024, 10:18
    sm4rco
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Marcão, eu acho que pra voce o Michelin seria mais indicado.

    O Edumar disse a mesma coisa. Acho que vou de Michelin mesmo. obrigado
  • 18/09/2024, 10:31
    sm4rco
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    A Frontier continua sendo uma grande caminhonete em todos os aspectos. Não precisava mexer nada nela, nem motor, que é muito bem dimensionado para ela. Quer quer caminhonete para correr, pegue uma Amarok que é a mais rápida hoje e ainda mais econômica, tem uma estabilidade razoável e vá brincar com ela.

    Eu também acho. As novidades que chegaram estão acumulando reclamações, uma atrás da outra. Agora até câmbio (novamente) com problemas.
    Isso porque são novas ainda, depois com o uso vão virar só encrencas.
    Vamos esperar que os fabricantes mais sérios consertem estas porcarias que fizeram, e não vire um powershift ou um ecoboost da vida que pra mim deveria virar um processo coletivo.
    As pessoas tem que começar a fazer como nos Estados Unidos, foram enganadas, processo nos caras. Veja se lá perdoaram as fraudes da Amarok.

    A Nissan não deveria mexer em nada na Frontier. Ela está excelente do jeito que está. Ela tem muitos recursos tecnológicos úteis de verdade, não são enfeites, e que funcionam, não ficam falhando como as mais novas. Tem confiabilidade mecânica, provou ser resistente e robusta, é a mais estável, a mais segura, a mais confortável, tem o melhor preço hoje do mercado, seguro baixo, ampla rede de concessionárias, fabricante com indústrias no Brasil, tem qualidade, e isso é importante, qualidade, desde o projeto, as peças, a fabricação e um desempenho excelente. Mexer pra que? Deixa a concorrência continuar correndo atrás.
    Capaz de mexer e reduzir custos para acompanhar as tranqueiras que estão chegando, com partes chinesas, capando os recursos que tem tirando coias que só ela oferece, colocando som ruim chinês ou marca fake, botando estribos de plástico, etc... Vão só estragar se quiserem reduzir custos.
  • 18/09/2024, 10:33
    sm4rco
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Aí voce está pedindo muito :lol:

    :D
    Mas deveria ser isso. Encher de recursos inúteis, e colocar assistentes de segurança que falham e provocam acidentes, isso não é tecnologia, é enganação.
  • 18/09/2024, 17:27
    Edumar
    Citação:

    Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Edumar, você que usa pneuzão na caminhonete, você nota aumento de consumo?

    Uma coisa que cansa muito é você desfazer bobagens que dizem por aí, e os autores destas bobagens ficarem quietinhos como se nada tivessem dito.

    Já tive que provar que a suspensão da Frontier é multilink, mostrando patentes da tecnologia, textos técnicos e até folha de dados industriais. Já tive que mostrar que o volante da Frontier não é igual ao do Kicks. Já tive que desmentir o tal som de grife que diziam que um modelo tinha. Ensinar o conceito de “efeito novidade” ou “efeito lançamento”, coisa amplamente abordada na internet (não sou eu que invento estas coisas... vão estudar) e que provou o que eu havia previsto sobre o mercado. Já tive que desfazer muitas mentiras e afirmações de gente que não sabe o que está dizendo, que parece não querer aprender e não faz nenhuma pesquisa antes de falar.
    Estou até hoje esperando o vídeo do modelo que quando solta o cinto (imagino que é isso que queriam dizer) “puxa” o freio de mão, “engata o P”, abre um para-quedas ou sei lá o que mais... :lol:
    É cansativo!!!

    Eu já tinha comentado que eu não abordaria tecnicamente essa questão de hoje, depois que li uma bobagem sobre troca de pneus e velocidades “absurdas” com uma interpretação totalmente equivocada dessa experiência.

    Mas, respondendo essa sua questão, vou tentar esclarecer esse assunto de uma vez por todas, apesar de eu ter a certeza de que muitos ainda vão continuar repetindo isso errado.
    Eu alterei a altura dos pneus da minha picape, das duas Frontier que tenho, e a minha Platinum ficou com quase 4 cm a mais de diâmetro. Respondendo a pergunta... se eu percebi na prática diferença no consumo? Não, nenhuma diferença. E porque não? Porque não tem que haver diferença, simples assim.

    Os “entendidos em nada” dizem que pneus maiores consomem mais porque são mais pesados. Mesmo? Então vamos fazer um exercício aqui....
    Vamos hipoteticamente supor que uma caminhonete tenha um pneu original de fábrica nas medidas: 255/55R20, e que estes sejam substituídos por um modelo 275/60R20. Uma suposição apenas, já que não se deve jamais ultrapassar 5% de diferença de diâmetro porque esse é o limite de segurança do controle de estabilidade (estou dizendo “controle de estabilidade” ok?).

    Vamos ver agora a diferença de pesos:
    255/55R20 – Peso: 15,8Kg
    275/60R20 – Peso: 22,1kg

    Se você trocar os 4 pneus de uso, a diferença total de peso será de apenas: 25,2 kg!!!
    Aí eu pergunto, isso faz diferença para um motor de caminhonete média a diesel? Se faz, jogue essa caminhonete no lixo e compre uma que preste.
    A minha teve um acréscimo de peso de: 30,4 kg, e ainda assim não experimentou qualquer diferença de consumo na prática.

    Pessoal, eu vejo verdadeiras bobagens escritas sobre caminhonete gastar bem mais por conta de mudanças como essa e me pergunto: quem diz isso entende de alguma coisa ou sequer sabe fazer uma continha de subtração e outra de multiplicação?
    Estão dizendo que 25 kg de peso a mais numa caminhonete aumenta absurdamente o seu consumo? Onde isso? Em Marte?

    Vejam só... a densidade do diesel é de aproximadamente 0,853 kg/l. Ou seja, tomemos como exemplo uma caminhonete com um tanque de 80 litros, mas com meio tanque preenchido, ela tem um peso adicionado de combustível de 34,12 kg, e com o tanque cheio de 68,24 kg.
    Vejam que a diferença entre um tanque cheio e um tanque com metade de diesel já é bem maior que a diferença de peso dos pneus. Não estou nem falando da diferença entre um tanque cheio e outro quase vazio que é de mais de 60 kg!!!
    Então uma caminhonete com meio tanque é econômica, e outra com tanque cheio é beberrona??? Porque é a mesma coisa que andam dizendo por aí.
    Se 30 kg de peso fizesse uma caminhonete disparar no consumo, eu imagino ela carregada com 1.000 kg... iria fazer 0,5 km/l... :lol:
    Evitem levar o seu filho de 7 anos para passear com você, porque uma criança de 7 anos pesa aproximadamente essa diferença do peso dos pneus, e a sua caminhonete vai beber muito mais... E nem pense em sair com a família porque você irá à falência.
    Talvez alguém tenha considerado o peso maior de ar dentro do pneu maior... é... o mesmo ar que tem na cabeça destas pessoas.

    Será que eu estou viajando?
    Então vamos ver o que dizem os especialistas:
    “os carros comuns, geralmente com motores de 1.0 a 2.0 litros, têm a aceleração prejudicada pelas rodas grandes devido à potência e o torque limitados em comparação com os dos esportivos. E o consumo é afetado negativamente.”
    WM1 - O canal de noticias automotivas da Webmotors

    Vejam, a diferença de peso é “sentida” (e nem muito) por carros com motores fracos, como eu disse. Uma picape à diesel tem motor fraco?
    Vamos continuar:
    “A forma que o combustível é consumido pelo veículo está ligada à força que o motor precisa produzir. Por exemplo, quando um pneu é maior, automaticamente se torna mais pesado e o motor precisa trabalhar mais. Desse jeito, entende-se que há mais queima de combustível.”
    Como o pneu influencia na economia de combustivel de carros?

    O mesmo é repetido aqui, o consumo aumenta em função do peso que força mais o motor. E novamente eu pergunto... 25 kg de peso é algo que uma caminhonete sente? Mas nem qualquer alavanca nessa proporção!

    Continuando:
    “Ao trocar a medida 255/60 R18 pela 265/70 R16, a circunferência do pneu passou de 2.442,3 mm para 2.297,7 mm. Portanto, como os pneus ficaram ligeiramente menores (4,6 mm ou 1,86% menos), eles precisam dar mais voltas para completar a mesma distância percorrida, quando comparado à medida original.
    Se o pneu (e o motor) precisa rodar mais vezes, consequentemente o consumo de combustível será maior, sem falar do hodômetro, que vai marcar uma distância superior à real, e do velocímetro, que registrará uma velocidade mais elevada.”
    Mudar o tamanho das rodas e pneus pode pio... | Quatro Rodas

    Vejam só, a Quatro-Rodas sugere o contrário... que pneus menores gastam mais... Uau!!! Isso não é lógico já que o motor tem que girar mais para rodar o mesmo trecho que faria com um pneu maior?
    E vejam que no exemplo da Quatro-Rodas o questionamento do leitor se dava em cima de uma diferença de diâmetro de apenas 4,6 mm (ou 1,86%).

    Então leiam isso:
    “Como os pneus mais altos conseguem cobrir uma distância maior sem a necessidade de se aumentar a rotação do carro, “RPM”, em estradas eles diminuem sim a quantidade de combustível gasto.”
    Um pneu maior aumenta a velocidade do carro? | Dinamicar Pneus

    Veja que a coisa não é assim como dizem. Tem muito mais ciência nisso.

    Pneus maiores tem peso maior, e isso faz diferença em carros com motores fracos, mas, numa caminhonete que já pesa mais de 2.000 kg, este acréscimo de 25Kg corresponde a menos de 1,25% de peso adicional. Com o torque de um motor a diesel, isso não significa absolutamente nada.
    “Ah... mas tem o tal do índice de resistência ao rolamento que aumenta com a largura proporcional do pneu”.
    Sim, tem... quer calcular essa diferença também? É praticamente zero.

    Eu poderia agora usar a minha formação em engenharia para abordar o conceito de alavanca e outros que tornariam o tema bem mais complexo, e que pouca vantagem trariam a essa explicação.
    Porque os artigos técnicos dizem uma coisa e a “sabedoria popular” diz outra? Porque o mercado é cheio de lendas e de gente que não quer aprender, e além disso tem ainda os artigos equivocados sobre o assunto escritos por "especialistas" que ouviram dizer.
    E porque isso?
    Aqui temos outro problema...

    O motor define distância e consumo médio pelo odômetro digital, que por sua vez faz uma relação entre os giros da roda e o tamanho do pneu. Então, quando uma roda maior dá um giro, a distância percorrida é maior do que uma roda menor (por favor... não me façam desenhar isso...), mas o computador não entende isso, pois pra ele as rodas são originais e o carro percorreu uma distância menor, ou seja, ele vai dizer que o consumo é maior do que aquele que realmente é.

    “Se o pneu (e o motor) precisa rodar mais vezes, consequentemente o consumo de combustível será maior, sem falar do hodômetro, que vai marcar uma distância superior à real”
    Mudar o tamanho das rodas e pneus pode pio... | Quatro Rodas

    “O velocímetro e o odômetro do seu carro estão programados para medir a velocidade e a distância se baseando no RPM e no tamanho do pneu original do veículo. Se você está pensando em aumentar o tamanho do seu pneu, tenha em mente que uma manutenção nos marcadores se fará necessária.”
    Um pneu maior aumenta a velocidade do carro? | Dinamicar Pneus

    Atenção, acima o autor comenta sobre diminuir o diâmetro, não aumentar. Ou seja, a física é inversa no nosso caso, exatamente como coloquei acima. O odômetro aqui no nosso caso vai marcar o contrário, ou seja, uma distância inferior rodada.
    E aqui temos um ponto importante que ninguém comenta... então se o odômetro de um carro que colocou pneus maiores está marcando menos que o real, então até o consumo medido na bomba estará errado? Bingo !!!! Isso !!! Finalmente !!!
    Tanto o computador como a sua “conta de padaria” estarão incorretas. É assim que funciona.
    E como medir certo? Depois eu ensino isso.

    No próximo post vou abordar outro ponto conectado a esse, explicando porque não podemos confiar nem num extremo nem no outro. Ou seja, o dono do carro acha que ele está gastando mais porque o odômetro está marcando errado (esta é a explicação certa e não o peso dos pneus em função do seu tamanho), e por outro lado o dono do carro com pneus (ou rodas) originais também gosta normalmente de “ajeitar” os números para os seus interesses pessoais. Por isso que quando eu faço um teste de consumo ele dura quase uma hora e é GRAVADO em tempo real.

    Saibam que pneus descalibrados deveriam ser mais preocupantes, pois estes sim podem aumentar muito o consumo. O pessoal da BF me disse que uma calibragem incorreta de apenas 2 libras de pressão pode alterar o consumo em 5%!
    "Os pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível, em média, de 10% a 20%"
    https://autoesporte.globo.com/servic...0percent.ghtml
    Uma pena quem não tem um simples monitor de pressão de pneus para acompanhar isso.

    Então, amigos, pneus maiores não fazem uma caminhonete média com um motor forte gastar mais. Lógico, desde que não exista exagero nisso, pois aí teríamos outros fatores fazendo parte dessa equação.
    Claro que caminhonetes como a Frontier, que tem todo o torque disponível em apenas 1.500 RPM e com um motor moderno de alto rendimento, vai brincar ainda mais com qualquer peso adicional.
    Eu já tirei médias de consumo com a minha Frontier carregada que praticamente coincidiram com ela vazia... “Uau! Como isso é possível?”. Simples, um motor biturbo moderno e de alto rendimento.
    Eu não é exagero meu, pois cansamos de ver isso em artigos sérios e vídeos de demonstração.

    Mesmo com todos os seus defeitos, a Amarok usada no exemplo da Quatro-Rodas tem um motor também bem aproveitado, e se fosse biturbo seria ainda bem melhor (apesar de muitos no passado odiarem motor biturbo... e hoje amarem... é...).
    “Ah, mas a Amarok é mais leve que algumas concorrentes, por isso que o seu V6 anda mais e gasta menos”. Nada disso! Outra bobagem que gostam de repetir por aí. O aproveitamento do motor da Amarok deveria ser menor, já que não é biturbo. Leiam o conceito de motor biturbo para entenderem isso.
    Caminhonete biturbo tem a obrigação de ter um RENDIMENTO maior, mesmo com mais massa.
    É aqui que vemos também a evolução tecnológica alemã.

    Então, respondendo à pergunta do Marco, eu não notei nenhum aumento de consumo com os meus pneus maiores e mais pesados, mas como circulo predominantemente em velocidades de estradas (ou pouco mais... ou bem mais... :mrgreen:), eu acredito até que a minha Frontier deva ter ficado mais econômica em razão das características de seu motor.
    "Mas, sendo assim, porque a fábrica não coloca pneus maiores que se pagariam com o consumo menor?"
    Bem, aí entramos em outra situação envolvendo conforto, conceitos físicos mais complicados para a proposta desse tipo de veículo, centro de massa, etc.
    Outro cuidado que temos que ter é que as marchas serão trocadas pelo giro do motor e a aceleração, não pela velocidade, e essa diferença fica mais perceptível a um motorista mais experiente.

    Essa questão de aumento de velocidade com a troca de pneus é real. Como o motor mantém os giros e a distância percorrida é maior, a velocidade final é, obviamente, maior, mas, não tem isso nada a ver com o desempenho de um motor, ou tecnologia de outro mundo. Qualquer picape média hoje alcança os mais de 200km/h, sim, e pasmem... até uma Saveiro conseguiria, mesmo com o seu baixo torque (compensado pelo seu também baixo peso – metade de uma picape média). O que temos é uma limitação proposital para que os carros não andem mais do que os fabricantes consideram o limite de segurança adequado por eles. Claro que uma Frontier poderia passar facilmente dos 200km/h, não só desligando o limitador de velocidade, mas por possuir um controle de estabilidade inteligente muito mais eficiente do que a concorrência, e ainda ter a ajuda de uma suspensão traseira multilink, também muito mais eficiente no controle dinâmico do veículo em altas velocidades do que as tradicionais com feixe de molas.

    Bem o texto ficou longo e sem “figurinhas”, ou seja, muitos nem vão ler pela preguiça, muitos vão ler e entender muito pouco, e destes, alguns ainda vão criticá-lo por interpretá-lo de forma equivocada.
    Eu até gostaria de transformar esse texto num artigo mais detalhado, mais completo, com os cuidados de incluir alguns conceitos de física e engenharia, mas... quem iria ler? Uma pequena minoria? E desta minoria, quem iria entender???

    Mauro, pode colocar pneus maiores sem medo de aumentar o consumo. A Frontier vai tirar isso de letra. Eu fiz essa opção, até porque os pneus que vem nestas picapes são muito fracos, e estão cada vez mais piores.
  • 18/09/2024, 17:35
    Edumar
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Nossa, como varia, não? Por isso esse monitor é muito útil.

    Varia muito, e principalmente com o clima, percurso, velocidade... etc... o monitor é essencial. Eu vejo ele até como um recurso de segurança, e provo isso.
  • 18/09/2024, 17:39
    Edumar
    Citação:

    Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    O Edumar disse a mesma coisa. Acho que vou de Michelin mesmo. obrigado

    Sim, para o tipo de uso que você faz dela e pelas razões que você me comentou, o Michelin vai te atender melhor.
  • 18/09/2024, 17:43
    Edumar
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Isso é traição, punida com forca :lol:
    A RAM já é outra categoria, não? Caminhonete grande. Você gosta? Não é desajeitada?

    Sim, já seria uma mudança de segmento. A RAM já é outra categoria de picape.
    Eu nunca tive dificuldades com caminhonetes, tenho há muitas décadas. Não acho desajeitada para o uso que eu faço, e me acostumei a escolher vagas de estacionamento, a manobrar, etc. Minha garagem também é muito grande.
    Mas o problema é a mobilidade limitada. Talvez ainda não seja o momento... ainda não...:mrgreen:
  • 18/09/2024, 17:46
    Edumar
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    A Frontier continua sendo uma grande caminhonete em todos os aspectos. Não precisava mexer nada nela, nem motor, que é muito bem dimensionado para ela.

    Eu concordo totalmente, e além de que na minha opinião ela está ainda muito além das suas concorrentes, ela é mais barata e te dá mais prazer em dirigir. Eu percebo isso. As outras me incomodam, sério, vivo testando. Me incomodam de verdade para dirigir. Pode ser até um "plus" sem muita importância, mas até o teto solar dá outra vida pra ela e torna o seu interior mais agradável.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 811 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 311711761801802803804805806807808809810811812813814815816817818819820821861911 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:38.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy