Eu acho que a Nissan vende muito bem para o mercado em que ela atua. Se lembrarmos que há alguns anos ela não passava de 200 ou 250 unidades/mês, eu acho que ela tem ido bem hoje beirando as 1.000 unidades.
A Amarok sempre ficava na frente dela, e a L200 bem distante na frente também, isso inverteu. Acho que é isso mesmo que comentamos aqui, o segmento dela é esse da Amarok, da L200, e aí ela acabou puxando os compradores destas e trazendo estas para trás. Comprador de Amarok quer conforto, comprador de L200 quer caminhonete que encare desafios. Mas a maioria é mesmo o cara de chapéu de palha que vai transportar esterco, outro público. Níveis de exigências diferentes.
Eu estava olhando o site da Fenabrave agora, Frontier na frente de L200, de Amarok e de Titano. As 3 estão atrás da frontier hoje em emplacamentos. Em outras épocas ela estaria atrás de tudo isso, e já estava bom demais, de 2002 até 2016 era esse o parcial dela, e em nenhum momento a Nissan desanimou ou saiu daqui com o rabo no meio das pernas. ela renovou a Frontier, lançou o Versa, depois veio o Kicks, Leaf, Sentra, etc...
Ela sabe que essa é a fatia dela. Sabe que o seu público tem um perfil bem exclusivo, e acabou.
Vi a S10 agora novamente colada na segunda posição, e alguém acha que a Frontier vai disputar o mercado da S10? É bem fácil de perceber que são duas filosofias diferentes de projeto, dois públicos diferentes, dois mercados de uso distintos. Frontier nunca vai vender igual uma S10, e a Nissan com certeza sabe disso. Isso a coloca numa posição inferior? Sabemos que não, Frontier é um projeto bem superior. São públicos distintos.
Outra coisa que tem que levar em consideração é que, normalmente, o que é bom custa caro. Esta não é a realidade da Frontier, mas tem uma coia, na cabeça de muita gente pra manter ela é mais caro, na hora de vender perde mais, muita gente ainda pensa assim, e o fator custo influencia sim, não no preço na hora da compra, mas ao longo do tempo. O pessoal não sabe fazer conta, e aí acha que perde mais dinheiro com ela, quando a verdade é bem outra.
Eu acho que a Nissan vai manter as excelentes qualidades da Frontier para disputar esse segmento mais específico e exclusivo.