x
Convex Datacenter

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Uma coisa que eu percebi sobre o sistema de levantamento automático de vidros é que apesar de não estar disponível de série para a Frontier, ele está disponível como acessório na concessionária.
    Recebi uma lista de acessórios disponíveis para a Frontier e ele consta na relação, para a Frontier mesmo.
    Sim, existe a automatização dos vidros da Frontier disponível como acessório mesmo. Acho que é oferecido pela empresa parceira da Nissan que vende os seus acessórios.
    Mas, é algo que também está sendo muito questionado lá fora por conta dos riscos de acidentes, alguns fatais. Mesmo com dispositivo anti-esmagamento, a força do mecanismo de vidros como de picapes é grande, e para crianças, idosos e pequenos animais domésticos pode ser bem perigoso. E tem o risco também de falhar. Tem um modelo concorrente que já tem recall bem recente de falha desse mecanismo de segurança (mais um) que pode não atuar e causar acidentes, e já causou. Curioso é que o Edu já tinha isso mencionado há uns 6 ou 7 meses... algumas coisas não dá para entender, sério. Tinha que ser mais rápido, mas isso ninguém comenta, claro.
    Aqui novamente em carros pequenos, com vidros mais leves parece que o risco é menor, porque o motor é bem mais fraco, por isso alguns fabricantes ainda mantém em carros, outros nem isso permite mais.
    Eu acho que tinha que ser uma combinação de anti-esmagamento com acionamento manual, mas para carros de passeio.

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Agradecimentos: 125
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Mas, é algo que também está sendo muito questionado lá fora por conta dos riscos de acidentes, alguns fatais. Mesmo com dispositivo anti-esmagamento, a força do mecanismo de vidros como de picapes é grande, e para crianças, idosos e pequenos animais domésticos pode ser bem perigoso.
    Depois, com mais tempo, vou explicar melhor essa questão, mas a ideia é essa mesma que você citou.
    Clube da Nissan Frontier
    Atuais: Frontier Platinum 2025 e SE 2024
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Agradecimentos: 125
    Aqui estou como prometi...

Eu sempre digo que colocam algumas coisas em carros que são mais frescuras do que realmente úteis. Muitas vezes, as pessoas nem sabem usar um recurso, quando muitas vezes sequer sabem que ele existe. Eu acho que tem coisas realmente importantes para colocar num carro, mas são caras, e aí o fabricante acaba colocando outras coisas que chamam a atenção mas que são mais baratas.
    O que é mais caro? Uma suspensão multilink, freios a disco, ou um módulo para controlar automaticamente os vidros? Claro que um módulo eletrônico é infinitamente mais barato. Mas, muita gente gosta dessas coisas, ou acha bonito o vidro fechar sozinho, mas esse recurso também representa algum risco.

Pela legislação, todo veículo produzido após 2017 que possui vidros automatizados ou teto solar deve possuir o sistema anti-esmagamento, apesar que muitos fabricantes burlam essa exigência se aproveitando de algumas brechas legais.
    Esse recurso de segurança é muito simples, ele mede a corrente do motor, quando ela aumenta de valor, o sistema entra em ação interrompendo o movimento e retornando o vidro alguns centímetros. A corrente sobe justamente porque o motor recebe um esforço acima do normal.
    Este é um método, o mais comum, mas existem outra tecnologias.

Alguns fabricantes de veículos preferem não automatizar os vidros de alguns modelos, outros preferem agradar o consumidor, mas o fato é que o condutor pode mexer nos controles e fechar um vidro sem perceber que alguém ou algum animal pode estar com uma parte do seu corpo no trajeto do vidro. Muitos acidentes já ocorreram com o uso de sistemas de fechamento automatizados.
    Mas e o sistema anti-esmagamento? Pela lei, ele deve atuar antes que uma pressão de 10 quilograma-força (9,8 por padrão) seja detectada, o que convenhamos, não é tão pouco assim em algumas situações. Mas, muitos fabricantes conseguem ajustar a sensibilidade para 5 ou 6 quilograma-força.
    O problema é quando o sistema falha, ou aciona vidros pesados e usa motores mais potentes, que além do peso do vidro ainda deve vencer o atrito com as partes de vedação. Quantas vezes não vamos abaixar os vidros e ele dá um tranco porque "colou" na borracha, isso é normal, mas muito mais comum e pior em utilitários que são feitos para um uso mais severo, e acabam usando motores ainda mais fortes (ou mais redução).

Acreditem, a falha do sistema não é algo tão raro assim. Como bem citou o Bigsd, uma caminhonete recém lançada aqui já possui um recall porque o sistema anti-esmagamento não está funcionando. Ou seja, o vidro vai continuar subindo sozinho e com força total, o que pode gerar acidentes fatais. Pelo que sabemos, no Brasil não há relato de acidentes fatais ainda, mas já houveram relatos de algumas ocorrências com lesões preocupantes.
    O problema do sistema automatizado é que um esbarrão no controle do vidro vai criar um movimento contínuo até o seu fechamento.
    Normalmente o fabricante usa uma tecla dupla com movimento para cima para acionar o fechamento automático, o que diminui esse risco.
    Nada contra quem gosta disso, ou quem instala um módulo para essa função, mas é importante saber que existe algum risco nesse recurso.

A Frontier vem com alguns recursos desabilitados, como o ACC e o fechamento automático de vidros por essa razão, não é por economia como muitos comentam na internet, pois em compensação ela disponibiliza recursos de segurança que só ela tem na sua categoria, e que são bem mais caros. O ACC, por exemplo já existe na Frontier, mas é desabilitado. Porque tem se não funciona? Porque o Versa, o Sentra, o Kicks e outros modelos da Nissan usam o sistema, e muito provavelmente o módulo de acionamento é o mesmo.
    A Nissan entendeu que no caso da sua picape, pelo seu peso e características, o ACC não é adequado, já que é outra fonte de acidentes conforme demonstrou um estudo recente nos EUA.

Existem vários vídeos que demonstram o funcionamento do sistema anti-esmagamento no YouTube, e mostram como a atuação varia de modelo para modelo. Quem tiver mais curiosidade sobre o sistema pode pesquisar estes vídeos.
    Clube da Nissan Frontier
    Atuais: Frontier Platinum 2025 e SE 2024
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015

Usuário
    Entrada
    15/11/2008
    Agradecimento: 1
    Colegas, permita eu tirar umas dúvidas sobre a central multimídia da Frontier. Mesmo lendo o manual do carro, não achei resposta para elas:

1 - Pelos controles de som no volante não é possível alternar entre diferentes pastas de músicas do pendrive? A única forma que encontrei, que não é prática quando se está dirigindo, é através de toque na tela: Menu USB -> lista de pastas -> a tocar -> selecionar a pasta desejada;

2 - Considerando que o carro tem apenas uma entrada para leitura de arquivos (todas as outras portas USB são só para carregamento), alguém já tentou por um divisor USB (creio que deve existir) na porta principal, de forma a conectar tanto um pendrive quanto o celular (android auto)?

Ah, por fim, esses dias testei o limpador automático do pára-brisa num dia de chuva. Não funcionou bem. Conforme selecionava as velocidades rotacionando o anel de controle de velocidade, ele limpava uma vez mas não dava sequência. Será que isso se deve a ter colocado insulfim no pára-brisa?

Usuário
    Entrada
    15/11/2008
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Sim, existe a automatização dos vidros da Frontier disponível como acessório mesmo. Acho que é oferecido pela empresa parceira da Nissan que vende os seus acessórios.
    Mas, é algo que também está sendo muito questionado lá fora por conta dos riscos de acidentes, alguns fatais. Mesmo com dispositivo anti-esmagamento, a força do mecanismo de vidros como de picapes é grande, e para crianças, idosos e pequenos animais domésticos pode ser bem perigoso. E tem o risco também de falhar. Tem um modelo concorrente que já tem recall bem recente de falha desse mecanismo de segurança (mais um) que pode não atuar e causar acidentes, e já causou. Curioso é que o Edu já tinha isso mencionado há uns 6 ou 7 meses... algumas coisas não dá para entender, sério. Tinha que ser mais rápido, mas isso ninguém comenta, claro.
    Aqui novamente em carros pequenos, com vidros mais leves parece que o risco é menor, porque o motor é bem mais fraco, por isso alguns fabricantes ainda mantém em carros, outros nem isso permite mais.
    Eu acho que tinha que ser uma combinação de anti-esmagamento com acionamento manual, mas para carros de passeio.
    Esse módulo eu coloquei na concessionária. Eles trabalham com a marca Turin. Não sabia que havia esse risco citado. Ocorre que já tive um Civic no passado, e sempre quis a comodidade de travar o carro e subir todos os vidros automaticamente (a Honda como uma boa marca japonesa também não tem essa opção ). Não ligo para subir e descer com um toque, só queria a automação de acionar o alarme e os vidros subirem automaticamente.

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Olá Douglas

O Edu conhece mais essa central do que a gente, vou pedir pra ele nos dar um apoio aqui.

Pelo volante eu acho que você consegue pular só as músicas, mas não a pasta. Você tentou segurar pressionado o botão de pular música? Eu tenho um tocador de mp3 em casa que pula pastas assim, mas não sei se na Frontier é igual.

Sim, isto mesmo, é uma entrada USB para pendrive ou celular e o restante carregamento. Acho que pode chavear sim, e deve ter isso no mercado livre. Vou ver depois.

Insufilm no para-brisa? Não sei se pode alterar alguma coisa.
    Na verdade ela tem o modo Automático, e o anel regula só a sensibilidade dele, não a velocidade. Então ele limpa o vidro e fica monitorando até ter gotas o suficiente para ele acionar novamente. O anel altera a sensibilidade em relação ao tamanho e quantidade de gotas. O sistema é bem interessante, e age de forma inteligente considerando até a velocidade dela.
    Tenta ver se é isso mesmo, se não for, não sei te dizer se insufilm no vidro pode alterar a leitura, eu acho que não.

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Citação Postado originalmente por douglaslort Ver Post
    Esse módulo eu coloquei na concessionária. Eles trabalham com a marca Turin. Não sabia que havia esse risco citado. Ocorre que já tive um Civic no passado, e sempre quis a comodidade de travar o carro e subir todos os vidros automaticamente (a Honda como uma boa marca japonesa também não tem essa opção ). Não ligo para subir e descer com um toque, só queria a automação de acionar o alarme e os vidros subirem automaticamente.
    Eu também acho bem mais cômodo, mas vários fabricantes estão eliminando isso, pelo jeito então os japoneses são mais chatos com isso . Se o módulo possui o sistema anti-esmagamento não vejo tanto problema, mas sempre é bom ter cautela para acionar o fechamento. Veja que no caso dessa outra caminhonete já tem mesmo um recall que o sistema anti-esmagamento dela não funciona, e isso parece que é antigo, desde que foi lançada. Aí você percebe que tem um risco muito grande de consequências até fatais. Se uma criança estiver com a cabeça na linha de fechamento, pode sofrer um acidente bastante sério, ou até um adulto.
    É o que comentamos sobre ter recursos para isso e aquilo, mas nada funcionar direito. Parece que em todos os detalhes a preocupação foi com custo. Tenho certeza que se a Frontier ou um Honda tivesse esse recurso, ele funcionaria muito bem.
    O Edu já tinha relatado o problema que essa outra tinha há meses.

Usuário Avatar de Nicolas_cwb
    Entrada
    02/02/2024
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 12
    Chegou a OSRAM Night Breaker Laser. Instalei agora, parece bem melhor no teste de “garagem” mas preciso pegar uma estrada pra avaliar melhor a diferença. No fim de semana tenho viagem programada, depois conto da experiência.

Algo muito positivo é a acessibilidade para instalação, já tive carros que preferi levar em um eletricista pra fazer a troca, ou porque tinha que fazer por baixo do carro, ou desmontar alguma peça. Na Frontier está bem a mão, levei pouco mais de cinco minutos pra trocar as duas, isso em uma estrada a noite faz toda a diferença.

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Nicolas_cwb Ver Post
    Algo muito positivo é a acessibilidade para instalação, já tive carros que preferi levar em um eletricista pra fazer a troca, ou porque tinha que fazer por baixo do carro, ou desmontar alguma peça. Na Frontier está bem a mão, levei pouco mais de cinco minutos pra trocar as duas, isso em uma estrada a noite faz toda a diferença.
    Ué, não precisou descabinar? O pessoal maluco diz que qualquer manutenção nela precisa descabinar
    Vai ser um teste bem interessante com essas lâmpadas. Muita gente tem curiosidade de saber como fica, até o pessoal de outros carros. Depois nos conte o resultado

Usuário Avatar de sm4rco
    Entrada
    10/05/2018
    Local
    Santos/SP
    Agradecimentos: 53
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Pela legislação, todo veículo produzido após 2017 que possui vidros automatizados ou teto solar deve possuir o sistema anti-esmagamento, apesar que muitos fabricantes burlam essa exigência se aproveitando de algumas brechas legais.
    Esse recurso de segurança é muito simples....
    Cada postagem, uma aula

Usuário
    Entrada
    23/10/2024
    Local
    Macau/RN
    Agradecimentos: 0
    Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo Vitara 4° Geracao 2017
      Por wagner4wd no fórum Suzuki
      Respostas: 303
      Última resposta: 05/08/2025, 16:49
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2020, 12:32
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem