Postado originalmente por
Ciro Alencar
Ganhei mais uns minutinhos... kkkk....
Vou aproveitar para ensinar um pouco de engenharia aqui, apesar de que nós engenheiros não sabemos de nada...kkkk....
Pessoal, direção eletro-hidráulica, para os novatos de plantão, é considerada uma direção hidráulica. Toda a transmissão de energia e movimentação mecânica é feita pelo tradicional sistema de fluído sob pressão. A única diferença é que não é o motor do carro, através de uma correia, que movimenta a bomba hidráulica, mas um motor elétrico. Ou seja, cuidado com o conceito... continua sendo um direcionamento hidráulico e não elétrico como numa direção realmente elétrica, apenas a bomba é acionada por um motorzinho.
Alguns fabricantes usam essa nomenclatura apenas para tentar confundir o consumidor, mas o sistema continua sendo hidráulico justamente por ser mais confiável e durável. O mais curioso é que o sistema hidráulico é mais caro.
Claro que nós engenheiros não sabemos nada, então para provar o que eu disse, deixo um artigo legal para vocês que explica bem isso:
"A direção eletro-hidráulica é um sistema ainda hidráulico que associa um motor elétrico para movimentar a bomba, e assim funciona de forma similar à direção hidráulica:
A direção fica mais leve devido ao óleo que é movimentado por uma bomba.
A bomba é acionada por um motor elétrico, em vez de pelo motor do carro.
O sistema precisa de manutenção periódica, como acompanhamento do nível de óleo e troca do fluído."
Ou seja, o motor elétrico apenas desacopla a bomba do motor do carro e assume o funcionamento da bomba, mas o sistema de direção continua sendo 100% hidráulico. Honestamente... isso para uma picape à diesel que tem elevado torque não faz qualquer diferença na prática.
Eu ainda penso o seguinte... é um utilitário, assim requer confiabilidade e segurança, além de facilidade de manutenção.
Então, se a correia que liga o motor à bomba estoura, o reparo é simples e rápido, e trilheiros sempre levam correias de reserva. Já se o motor elétrico estraga, ficam sem solução nenhuma.
Eu não vou discutir razões com os engenheiros da fábrica, cada fabricante adota um sistema (não há consenso), sendo a maioria o hidráulico ainda como vimos aqui, mas gente... o hidráulico funciona tão bem... dura 50 anos... e é um utilitário, repito, um utilitário. Eu creio que os compromissos são diferentes. Essas coisas são boas para os gringos que gostam de frescura e usam muito picape para passeios, na cidade, mas aqui... para o fim a que se destina, eu pessoalmente acho que essa coisa de direção elétrica ou eletro-mecânica não é a melhor solução. Para carros de passeio sim, tanto Toyota, Mitsubishi, Nissan, Fiat, Volkswagen e muitas outras usam direção elétrica em carros de passeio, mas em suas picapes aqui preferem a solução hidráulica.
Mas, cada qual com a sua filosofia de projeto... kkk....
O importante aqui foi só esclarecer um erro conceitual bem comum... direção eletro-hidráulica é em síntese uma direção hidráulica convencional, mudando apenas a forma de acionar a bomba de fluído.