Postado originalmente por
Edumar
Fui convocado para respondê-lo :lol:
Bigsd sempre atento.
Silvano, vamos lá....
A Toyota diz que a sua central multimídia "é assinada pela JBL". Isso é mais uma das habituais enganações da marca.
Como eu já provei, a central nunca foi e nem é da JBL. É uma marca argentina bastante ordinária sob licença da Pioneer que usa tecnologia chinesa barata. Então esqueça definitivamente isso de JBL. O que ela usa na verdade são alto-falantes "da marca" que também não estão nem entre os melhorzinhos.
Além disso, meu caro, JBL hoje é Samsung, não esqueça disso. Foi a época. A maioria dos alto-falantes e caixas que a JBL vende aqui hoje são na verdade da brasileira Selenium, que foi comprada pela Harman/Samsung, e vende produtos da Selenium licenciados como JBL, então, nem JBL é de fato. O som só não é pior do que o da "tecnológica", mas também não me agrada nem um pouco, é chapado e estridente só para começar.
Já a central da Frontier XE 2019 é praticamente a mesma da atual, mesmo nível de qualidade da divisão de áudio da Bosch alemã, muito superior sem dúvida. Ela sofreu algumas mudanças para a versão atual, mas nada de importante, algumas melhorias leves e perdeu o navegador de GPS que hoje em dia se tornou obsoleto com os aplicativos atualmente disponíveis, mais completos e precisos.
Sou fã de GPS, sou Moderador Global do site GPSInfo, mas infelizmente precisamos cair na realidade.
Vá de multimídia da Frontier sem medo de errar. É outro nível. Coloque uns falantes da Focal, pode ser até os mais básicos, e vai ter um sistema de elevada qualidade sonora.
Agora, se o preço for um fator que te pesa muito, e você só quer ouvir um barulho para se distrair, pegue um Kronos que ainda assim você vai acertar mais.