Postado originalmente por
PY5KJ
prezados colegas
A respeito do motor 4d56 que esquenta morro acima, independente do veículo são várias possibilidades, algumas já citadas anteriormente. Possuo uma galloper ( uma pajero gerérica), como ela é conhecida pelos meus amigos e apresentava este problema. Recentemente abri o motor ( eu mesmo ) fiz o cabeçote, não o plainei pois o antigo dono já o havia feito. Usei uma junta com 4 ou 5 furos que indica a espessura, ou seja , a mais grossa pois eu suspeitava do excesso de taxa de compressão. Retirei a parte de baixo da grade do radiador, aquela lata que afunila para aumentar o fluxo de ar. A partir desta alteração, e já fiz inúmeros testes, ela parou com o problema. O que percebi é que qdo o motor é exigido, aumenta a pressão interna, o fluxo de água de circulação e consequentemente o sistema alivia através da tampa para o reservatório. Portanto, cuidado com o nível. Qualquer mecânico poderá trocar a junta e aproveitem para já trocar guias e válvulas caso não estejam com medidas satisfatórias. Adquiri todas as peças no paraguai, e custa uma bagatela, para vc´s terem uma idéia, por exemplo, pistão+aneis+camisa+bb+bc custa menos de r$700,00 , ou seja mais barato do que para algumas motos e fusca. O que acontece é que no brasil as coisas são multiplicadas por "x" até chegar para nós. A turbina eu troquei e me custou r$1050,00 e estava em estado zero. Existem muitos importadores de peças mitsubishi entre outros neste país e são originárias dos paises asiáticos. Ví inúmeros container´s carregados de peças.
um abraço
py5kj-marco - dois vizinhos-pr