5 Anexo(s)
Problema do aquecimento SOLUCIONADO!!!
Pessoal,
Hoje fiz novamente o teste de descida e subida da serra da anchieta puxando meu reboque.
Resumindo o assunto, na subida da serra, o ponteiro nem se mexeu. Ficou sempre no meio e no laptop que estava fazendo o monitoramento, a temperatura máxima chegou a "apenas" 105 graus.
Quando terminamos de subir a serra e pegamos a parte plana da estrada, ela abaixou muito rapidamente para os 88 graus. E olha que eu vim forçando o carro como nunca. Eu reduzia a velocidade para 60 km/h, para que o câmbio ficasse em segunda, atolava o pé, o giro ia a mais de 4000 rpm, mudava o câmbio para terceira, continuava forçando e etc. E NADA. O PONTEIRO NÃO MEXEU UM MILÍMETRO SEQUER.
Portanto, a alteração que foi feita surtiu efeito. Vou colocar as fotos logo abaixo e vou tentar descrever o que foi feito no carro:
1- foi removido o reservatório original do radiador (foto SemReservOrig.JPG);
2- foi instalado um novo reservatório com tampa de rosca próximo ao filtro de ar (foto NovoReserv.JPG);
3- foi feita um alargamento numa peça que limita a passagem de água no motor e que fica antes da bomba d'água, para permitir o aumento da velocidade na circulação da água no sistema (esta foi a única coisa alterada na parte de dentro do motor do carro, segundo os técnicos);
4- foram eliminados os vãos e frestas que existiam entre o radiador e os pontos onde ele se apóia no carro. Isto foi feito para melhorar a circulação do ar e fazer com que todo o ar captado passe única e exclusivamente pelo radiador (foto Vedado. JPG e Geral.JPG).
5- foi substituida a tampa do radiador por outra, com uma mangueira que se conecta ao novo reservatório que foi instalado (foto TampaRad.JPG);
6- foram feitas todas as regulagens no motor (bomba injetora, turbo e sei lá o que mais).
Bom, é isso ai pessoal. Vamos ver se de agora em diante, eu não terei mais problemas de aquecimento.
E, para quem tem L-200 AT, sugiro que REALMENTE reclamem. Apesar do tempo que eu perdi para conseguir resolver o problema e das informações desencontradas que obtive, me considero satisfeito. Satisfeito pois pelo menos agora, apesar de todos os problemas que passei, "aparentemente" o carro não esquentará mais. É esperar pra ver.
A saída é "brigar" pelos direitos!
:palmas: Taí um ótimo exemplo de que, mesmo sendo uma solução "caseira", temos que exigir e cobrar. Não tenho "bagagem" para discutir e opinar sobre esse problema de arrefecimento, mas a Mit precisa acabar com essa história de subestimar a inteligência dos usuários.
Citação:
Postado originalmente por
AKPG
3- foi feita um alargamento numa peça que limita a passagem de água no motor e que fica antes da bomba d'água, para permitir o aumento da velocidade na circulação da água no sistema (esta foi a única coisa alterada na parte de dentro do motor do carro, segundo os técnicos);
R E E D I T:
Nesse ponto, permita-me um palpite. Sabendo-se que por definição, vazão é igual ao produto da velocidade pela área [Q= v.S], imagino que eles decidiram reduzir a perda-de-carga, fazendo o "alargamento" na restrição. Com isso, a curva de vazão foi "deslocada" para cima. Estou considerando que a bomba NÃO é do tipo deslocamento positivo.
Parabéns e boa sorte Alexandre. Sei que aí na tua região a temperatura ambiente [que certamente influencia na curva T] é branda, mas sugiro que quando pegar a Anchieta, em um dia "quente", pise fundo [com carga], monitore e nos brinde com as informações.
:palmas::palmas:
[]s