Alteração do Sistema de Arrefecimento.
Bom, hoje a tarde resolvi aparecer na concessionária para ver o que estavam fazendo no meu carro. Quando cheguei os técnicos estavam saindo com o carro para fazer um teste e me chamaram para ir com eles.
Foi o técnico da fábrica dirigindo o carro, o mecânico no banco da frente com o laptop monitorando o funcionamento do motor e eu muito bem acomodado no banco de trás (afinal, vocês podem imaginar um cara com apenas 104 kg muito bem distribuídos em 1,94 m de altura).
Bom, brincadeiras a parte, logo que sairam com o carro eu pude perceber que ele esta andando melhor. As retomadas estavam mais rápidas e a aceleração também. O carro estava parecendo outro. A velocidade subia muito rápido (ou então eu é que tenho o pé meio leve).
Entramos na rodovia Anchieta com destino ao litoral. Comecei a perguntar o que havia sido feito no carro. Me disseram que revisaram pressão do turbo, bomba injetora, etc etc etc e que instalaram o tal de sistema de arrefecimento selado, que explicarei mais a frente o que é e como funciona.
A grande alteração que aconteceu no carro (sem contar a performance) foi a temperatura de funcionamento do motor. Com o sistema original e sem forçar, o motor trabalha na temperatura de 93 a 95 graus. Agora ele está trabalhando entre 86 e 88.
Descemos a serra e começamos a subir. Durante a subida, o técnico pisava no freio e no acelerador para tentar simular o carro carregado. Em nenhum momento a temperatura passou dos 95 graus. Ou seja, sem carregar o reboque, o ponteiro nem mexeu na subida da serra. Temos q levar em consideração que o tempo estva nublado e não estava quente aqui em SP hoje. Um fato curioso é que quando o carro estava com o giro baixo, a temperatura começava a passar dos 88. Quando reduzia a marcha e consequentemente subia-se o giro, a temperatura voltava rapidamente para os 88 graus. Isso ocorre devido ao sistema selado que foi instalado no meu carro.
Neste primeiro teste, considero que o problema foi resolvido. Mas vamos ver amanhã, pois irei fazer o mesmo percurso puxando o reboque. Quero ver o que vai dar (não tirei fotos do motor pois o carro ainda está na concessionária)
SISTEMA SELADO DE ARREFECIMENTO:
Vou tentar explicar como funciona e depois vcs verão as fotos do motor do carro.
No sistema selado, a medida que a agua do motor aquece, aumenta-se a pressão do sistema como um todo e isso traz duas consequências:
1- a água circula com mais velocidade e mais pressão pelo motor/radiador; e
2- aumenta-se o ponto de ebulição da agua, devido a pressão que se encontra no sistema.
Estes dois fatores, aliado às regulagens que foram feitas no motor do carro fizeram com que temperaturda de funcionamento do motor ficasse num nível mais baixo e com isso o problema foi "supostamente" solucionado.
- O reservatório onde colocamos a água no motor do carro foi removido, pois ele é um reservatório de expansão do sistema. Tanto que vc pode abri-lo com o motor quente que não existe problema. No lugar onde ele estava agora não tem mais nada. Só um espaço vazio.
- Foi instalado um novo reservatório próximo ao filtro de ar e este reservatório tem uma entrada e uma saida para a água. A saída está ligada no motor, próxima a bomba de água e a entrada está ligada na tampa do radiador (que também foi substituida).
Agora, a água do motor circula também por este reservatório. Ou seja, a agua esquenta, sai pela parte de cima do radiador, vai para este reservatório e entra novamente na parte de baixo do motor. Tudo isso sob pressão do próprio sistema. E tudo mais rapido do que no sistema convencional.
Não foram feitas alterações na bomba d'água e nem em outras mangueiras do motor. O técnico me disse q não seriam necessárias estas alterações pois o sistema convencional já prevê este tipo de funcionamento.
Não sei se consegui explicar direito pois o técnico não pôde me falar tudo direito. Acho q amanhã, se o teste puxando o reboque der certo, ele deve me passar maiores informações.
Se eu pegar o carro amanhã, eu tiro as fotos e coloco tudo aqui.
Um abraço,