Meu caro amigo Arnaldo
Bom dia.
Seja bem vindo ao fórum e parabéns pela aquisição ...
Pelo pouco que sei, as limalhas não são oriundas do tanque, mas sim do processo de desgaste da bomba injetora, que acabam sendo carreadas para o tanque ... assim, uma forma de verificar o desgaste na bomba injetora é através da periódica verificação do tanque de combustível e, também, do filtro de combustível usado (nas trocas é interessante verificar o elemento filtrante, bem como o combustível existente no filtro, colocando-o numa bandeja transparente para analisar os detritos ali existentes).
O vantagem de você colocar tanque de inox é que não terás problemas de enferrujamento com o tempo, em razão de oxidação ... mesmo assim, procure utilizar combustível sempre renovado no tanque de seu veículo, ou seja: Abasteça em postos de combustível de bandeira e de grande rotatividade de diesel (peça cupom fiscal e peça para aporem no mesmo a placa e a quilometragem do veículo, e guarde esses cupões); mantenha o tanque sempre cheio; faça reabastecimentos pelo menos a cada 15 dias; se optares pelo diesel S10, e rodas pouco, procure utilizar um desses aditivos industrializados disponibilizados no mercado (Teccom 10, Actioil, XP3, Bardahl, Etc.) e evite superdosagens desses aditivos (eu coloco no meu 1ml do produto para cada 1000ml de combustível em cada abastecimento que faço); circule sempre com o veículo (se puder, consuma pelo menos um tanque de combustível por mês, ou próximo disse); periodicamente, mande proceder a uma limpeza no tanque e sua linha, bem como troca de filtros, independentemente de qual combustível utilizar (S500 ou S10); toda vez que trocar filtros, não se esqueça de analisar restos de detritos no elementos filtrante e no combustível velho existente dentro dele, conforme citei anteriormente; ...
Forte abraço e boa sorte ...
E.T.:
Um colega nosso, em outro tópico, "
garimpou" um bom trabalho acadêmico ... Leitura interessante para quem quer cuidar bem de seu veículo, compreendendo as transformações físico-químicas e biológicas que podem se processar no interior do tanque carregado com esse nosso combustível (Oxidação do combustível; presença de enxofre livre e compostos de enxofre e ácidos livres; formação de colônias de microorganismos, etc.), bem como seus efeitos (corrosão interna de tanques, entupimento de filtros, danos em bicos, etc.), proporcionando conhecimento e mais embasamento para uma melhor prevenção ...
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/h...000755693.pdf?..