Postado originalmente por
enasor
Caro Caporto ...
Chega um momento que tem mesmo que trocar o tal óleo de câmbio ... afinal de contas, tudo neste mundo tem lá a sua vida útil ... esse óleo vai trabalhando no sistema de transmissão até que sua capacidade de lubrificação se esgota ... isto é fato, em que pese eu já ter visto alguns defenderem a respeitável tese de que o óleo de câmbio nunca se troca, se o câmbio estiver funcionando bem.
Agora ... o dilema ... qual óleo colocar em substituição ao original Castrol TQM SPIII ????? ... e você colocou aí duas boas alternativas ... mas, tem também a alternativa do óleo da Petrobrás ... o Lubrax ATF SPIII, que consta lá na tabela que você postou antes ...
Agora ... para reflexão ...
A Mitsubishi escolheu este tal Lubrax ATF SPIII para substituir o Castrol ... e quero crer que, juntamente com a Petrobrás, devem ter feito um mínimo de estudo para constatar essa equivalência, não é mesmo? E agora ele é o indicado oficialmente pela Mit, que recomenda o uso exclusivo desse óleo, tal como recomendava o da Castrol, inclusive apondo isso nos manuais ... (no "livrete de bordo" do manual consta "A MITSUBISHI recomenda o uso exclusivo de lubrificantes CASTROL").
Diante disso, vão aqui as perguntas para a reflexão: Não seria mais prudente utilizar este óleo? ... e, ainda mais ... não seria mais prudente deixar ao encargo da própria Mitsubishi (Concessionárias) essa incumbência de trocá-lo? E se der qualquer problema “cair em cima” da Mit?
Veja que “não está no gibi” o que tem de câmbio por aí que deu problema por causa de colocar óleo diferente do Castrol TQM SPIII ... pode até não ser esta a verdadeira causa dos problemas, mas, pelo menos, muita gente tem atribuído a isso ...
É caso para se pensar!!!!
Eu, particularmente, se tivesse que trocar o óleo do câmbio, com a minha viatura fora da garantia, mesmo assim, eu levaria na concessionária, apesar de que há muitos profissionais que tem competência e recursos para fazerem o serviço tão bom, ou melhor que as css ... mas, neste caso específico, eu não arriscaria fazer fora da css ... eu faria na css, com o óleo recomendado por eles, mesmo tendo que pagar mais caro ... e pediria, é claro, nota fiscal como garantia para poder, depois, reclamar quanto à qualidade do serviço e do produto utilizado, se preciso for ...
Abs.