Postado originalmente por
enasor
Olá, meu prezado amigo Rodolfo ...
Bom dia.
Esta é uma prática adotada para regeneração do DPF (Filtro de Partículas) que é um dispositivo anti-poluente colocado pelas montadoras nos veículos diesel mais modernos, acoplado no sistema de escape e projetado para prender a fuligem dos gases de escape do motor e, a seguir, eliminá-la através de um processo de regeneração.
Em veículos que trafegam rotineiramente por estradas, este dispositivo, via de regra, regenera-se automaticamente, devido às altas rotações que implementam altas temperaturas suficientes para regenerar as partículas que ficam presas nesse filtro. Porém, em veículos que trafegam rotineiramente em vias urbanas (normalmente, em trajetos curtos e baixas rotações) vão se acumulando partículas neste dispositivo que podem entupi-lo, muitas vezes acarretando a necessidade de sua substituição, o que não é nada interessante para nossos bolsos, pois seu preço é bem “salgado”.
Como tenho o hábito de abastecer meu veículo semanalmente, num posto de estrada de grande rotatividade de diesel, localizado há 16 kms de minha residência, de vez em quando aproveito a oportunidade para, também, adotar essa prática nesse trajeto, num trecho menos movimentado para não atrapalhar o tráfego. Coloco o câmbio no modo manual, em 2.ª ou 3.ª marcha, e ando um certo tempo (em torno de 15 minutos) na rotação em torno de 3.000 rpm ...
Forte abraço.