x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74

Grande Caporto ... estavas sumido, hein, meu prezado amigo???!!!! ... espero que a reforma de sua casa tenha corrido tudo bem ... sei muito bem a trabalheira, os transtornos e as dores de cabeça que significa isso ... lidar com pessoal de construção não é fácil, não!!!!! ...

Forte abraço e boa sorte.

E.T.:

Lembrete: Depois, com mais tempo, não se esqueça de contar para nós como está indo sua viatura com o Purifilt instalado nela, em série com o filtro original (desempenho, consumo, etc.) ... Lembrando: Sua viatura é uma excelente referência para aqueles que tem, ou pretendem ter, um Pajero Full modelo 2007 para trás (dotado de bomba injetora semi-eletrônica) ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Agradecimentos: 9
    Olá.

Alguns post atrás comentei que peguei uma Full 3.2 2002 meio maltratada...
    Pois bem... fiz bomba injetora, bicos, limpeza e tratamento do tanque e bocal, limpeza das linhas de combustível e troca dos filtros.
    Após esse gasto grandinho, e por ser bomba injetora, me aconselham usar diesel S500 ou partir para o S10? O S10 irá garantir lubricidade suficiente para a bomba?

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 35
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Grande Caporto ... estavas sumido, hein, meu prezado amigo???!!!! ... espero que a reforma de sua casa tenha corrido tudo bem ... sei muito bem a trabalheira, os transtornos e as dores de cabeça que significa isso ... lidar com pessoal de construção não é fácil, não!!!!! ...

E.T.:

Lembrete: Depois, com mais tempo, não se esqueça de contar para nós como está indo sua viatura com o Purifilt instalado nela, em série com o filtro original (desempenho, consumo, etc.) ... Lembrando: Sua viatura é uma excelente referência para aqueles que tem, ou pretendem ter, um Pajero Full modelo 2007 para trás (dotado de bomba injetora semi-eletrônica) ...
    Caro amigo Enasor;

Foram 7 meses de reforma e a casa ficou muito bacana, agora falta mesmo só pequenos ajustes mas são detalhes que eu mesmo faço, como a parte de segurança (alarme e câmeras) já fiz o alarme e metade das câmeras.
    A minha Pajero está uma beleza desde que coloquei o filtro já rodei mais de 2 mil KM e tudo normal, tive um pequeno incomodo na viagem que fiz um dia depois de ter instalado o filtro que foi uma entrada de ar, mas só dei umas bombadas na bomba manual do filtro até o mesmo ficar pesado e pronto o carro voltou a andar normalmente sem as falhas e não deu mais nenhum sintoma.
    Com relação a consumo não teve alteração nem para mais nem para menos, continuo com a minha média de cidade variando entre 7,5 a 8 Km/l e na estrada de 9,5 a 10,5 Km/l.
    O desempenho do carro continua o mesmo. Nestes mais de 2 mil KM ainda não vi acumulo de água no reservatório do filtro, lembrando que abasteço só com S10, uso o Teccom 10 e sempre mantenho o tanque cheio conforme suas dicas.
    De duas uma ou toda a prevenção do diesel + aditivo realmente funciona e não deixa criar água no tanque, ou o filtro não faz essa separação conforme anunciava. Eu prefiro acreditar que é o diesel de boa qualidade que uso + o aditivo que estão fazendo a diferença. E o filtra está lá para uma prevenção caso passe impureza pelo filtro principal que é de 25 micras estas impurezas ficam retidas no Purifilt que é de 5 micras.
    Os manterei informados sobre o uso desse filtro.

Forte abraço.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Caro amigo Enasor;

Foram 7 meses de reforma e a casa ficou muito bacana, agora falta mesmo só pequenos ajustes mas são detalhes que eu mesmo faço, como a parte de segurança (alarme e câmeras) já fiz o alarme e metade das câmeras.
    A minha Pajero está uma beleza desde que coloquei o filtro já rodei mais de 2 mil KM e tudo normal, tive um pequeno incomodo na viagem que fiz um dia depois de ter instalado o filtro que foi uma entrada de ar, mas só dei umas bombadas na bomba manual do filtro até o mesmo ficar pesado e pronto o carro voltou a andar normalmente sem as falhas e não deu mais nenhum sintoma.
    Com relação a consumo não teve alteração nem para mais nem para menos, continuo com a minha média de cidade variando entre 7,5 a 8 Km/l e na estrada de 9,5 a 10,5 Km/l.
    O desempenho do carro continua o mesmo. Nestes mais de 2 mil KM ainda não vi acumulo de água no reservatório do filtro, lembrando que abasteço só com S10, uso o Teccom 10 e sempre mantenho o tanque cheio conforme suas dicas.
    De duas uma ou toda a prevenção do diesel + aditivo realmente funciona e não deixa criar água no tanque, ou o filtro não faz essa separação conforme anunciava. Eu prefiro acreditar que é o diesel de boa qualidade que uso + o aditivo que estão fazendo a diferença. E o filtra está lá para uma prevenção caso passe impureza pelo filtro principal que é de 25 micras estas impurezas ficam retidas no Purifilt que é de 5 micras.
    Os manterei informados sobre o uso desse filtro.

Forte abraço.
    Prezado Caporto

Bom dia.

Obrigado pelo "feedback" ... Fico contente que tenhas sido bem sucedido, tanto na reforma de sua casa, quanto no trato de sua viatura. O caso de sua viatura é uma interessante referência para outros proprietários, mostrando uma experiência bem sucedida: Full modelo 2007 para trás (dotada de bomba injetora semi-eletrônica) ... com 182.000 kms ... utilização de diesel S10 tratado com Teccom 10 ... filtro auxiliar Purifilt ...

Forte abraço e boa sorte ... continuaremos acompanhando ...

E.T.:

Se o amigo me permite, vou aconselhar outros proprietários de veículos como o seu a tomarem conhecimento, aqui mesmo neste tópico, um pouco de sua "saga" com seu veículo ...

Aqueles que tiverem a oportunidade de lerem os comentários do Caporto neste tópico, verão que ele passou por alguns sobressaltos e sustos com o veículo dele, onde, aparentemente, à primeira vista, tudo indicava ser problemas com bomba injetora ... porém, como ele é muito cuidadoso e pesquisador, preferiu não acreditar nas “evidências”, e acabou por descobrir que as falhas não eram relacionadas à BI, sendo resolvidas de forma simples e com onerosidade elementar. Levantei isso porque esse veículo é estigmatizado pelo “fantasma” da bomba injetora ... quando ocorrem determinadas falhas, alguns mecânicos, até mesmo de nossa confiança, muito honestos e experientes, podem inadvertidamente ir logo atribuindo o fato a problemas na bomba injetora, de forma que o proprietário acaba gastando “mundos e fundos” sem necessidade, quando, na verdade, o problema está relacionado a outros fatores, de solução bem mais simples ...
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por lcdalzoc Ver Post
    Olá.

Pois bem... fiz bomba injetora, bicos, limpeza e tratamento do tanque e bocal, limpeza das linhas de combustível e troca dos filtros.
    Após esse gasto grandinho, e por ser bomba injetora, me aconselham usar diesel S500 ou partir para o S10? O S10 irá garantir lubricidade suficiente para a bomba?
    Prezado Icdalzoc ...
    Bom dia.
    Minha humilde sugestão: Siga o exemplo do Caporto.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Citação Postado originalmente por lcdalzoc Ver Post
    Olá.

Eu iria pelo mais simples: utilizaria só o S500, pela questão da lubricidade da bomba injetora.

Usuário
    Entrada
    15/04/2016
    Local
    São Caetano do Sul/SP
    Agradecimento: 1
    Pessoal, boa tarde

Escutei algo pela primeira vez e gostaria de dividir, o relato veio do dono de uma van 2015, cujo uso é para escolar.

Ele disse que o mecânico indica manter o carro em 3 marcha a 3000 rpm por 30 minutos para fazer uma espécie de descarbonização no motor diesel. Ele mesmo nunca fez, porem confidencia que alguns amigos já fizeram.

Alguém já ouviu falar nisso?

Pajero Hpe Full .Diesel 5P Aut 2005/2005

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por RODOLFODE Ver Post
    Pessoal, boa tarde

Escutei algo pela primeira vez e gostaria de dividir, o relato veio do dono de uma van 2015, cujo uso é para escolar.

Ele disse que o mecânico indica manter o carro em 3 marcha a 3000 rpm por 30 minutos para fazer uma espécie de descarbonização no motor diesel. Ele mesmo nunca fez, porem confidencia que alguns amigos já fizeram.

Alguém já ouviu falar nisso?

Pajero Hpe Full .Diesel 5P Aut 2005/2005
    Olá, meu prezado amigo Rodolfo ...

Bom dia.

Esta é uma prática adotada para regeneração do DPF (Filtro de Partículas) que é um dispositivo anti-poluente colocado pelas montadoras nos veículos diesel mais modernos, acoplado no sistema de escape e projetado para prender a fuligem dos gases de escape do motor e, a seguir, eliminá-la através de um processo de regeneração.

Em veículos que trafegam rotineiramente por estradas, este dispositivo, via de regra, regenera-se automaticamente, devido às altas rotações que implementam altas temperaturas suficientes para regenerar as partículas que ficam presas nesse filtro. Porém, em veículos que trafegam rotineiramente em vias urbanas (normalmente, em trajetos curtos e baixas rotações) vão se acumulando partículas neste dispositivo que podem entupi-lo, muitas vezes acarretando a necessidade de sua substituição, o que não é nada interessante para nossos bolsos, pois seu preço é bem “salgado”.

Como tenho o hábito de abastecer meu veículo semanalmente, num posto de estrada de grande rotatividade de diesel, localizado há 16 kms de minha residência, de vez em quando aproveito a oportunidade para, também, adotar essa prática nesse trajeto, num trecho menos movimentado para não atrapalhar o tráfego. Coloco o câmbio no modo manual, em 2.ª ou 3.ª marcha, e ando um certo tempo (em torno de 15 minutos) na rotação em torno de 3.000 rpm ...

Forte abraço.
    4X4 Brasil

Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Olá, meu prezado amigo Rodolfo ...

Bom dia.

Esta é uma prática adotada para regeneração do DPF (Filtro de Partículas) que é um dispositivo anti-poluente colocado pelas montadoras nos veículos diesel mais modernos, acoplado no sistema de escape e projetado para prender a fuligem dos gases de escape do motor e, a seguir, eliminá-la através de um processo de regeneração.
    Enasor, isso explicaria os pingos pretos borrifados pelo cano de descarga de manhã?
    Sempre ligo a viatura na maior calma, deixando-a aquecer em neutro, e percebo essas gotas saindo, pois fico fora da mesma.
    Fumaça não há, nem parada, nem andando.

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... isso explicaria os pingos pretos borrifados pelo cano de descarga de manhã? ...
    Bom dia, meu prezado amigo Glaicon ...

Acho que explica, sim!!!! ... seu veículo não tem DPF ...

Com efeito, quando o motor é ligado pela manhã, em marcha lenta, durante o processo de aquecimento e exaustão de gases, acredito que uma pequena quantidade de água proveniente da condensação do ar existente na linha do escape é expelida pelo escapamento, juntamente com essa fuligem, também retida na linha do escape, a qual, pelo fato de você utilizar o diesel S500, é, naturalmente, mais intensa do que se utilizasse o diesel S10 em razão da maior quantidade de particulados ... daí, os "pingos pretos borrifados pelo cano de descarga de manhã" ...

Forte abraço.

E.T.:

Sem querer assustar o amigo, mas acho que devo lembrá-lo de um problema que pode surgir mais precocemente em seu veículo, por usar um diesel que emite mais particulados, havendo que cuidar-se: A associação desse material particulado com o calor do sistema e a umidade do ar provoca a corrosão no sistema de escapamento do veículo ... é o mesmo efeito da chuva ácida, também formada por tais particulados, a qual é extremamente agressiva e, se não houver cuidados especiais, trás sérios danos irreversíveis até mesmo nas resistentes estruturas metálica ou de concreto armado na construção civil, nestas últimas, penetrando através das fissuras do concreto e provocando corrosões críticas nas armaduras de aço internas ...

Outra coisa: O S500 pode causar mais precocemente também o problema de excesso de carbonização no sistema de admissão de nossas viaturas (EGR e coletor de admissão) ... veja esse comentário de um profissional no "link" abaixo:

" ... Encontramos uma obstrução de +/- 40% feita com carvão seco ... concluímos que a obstrução é causada por fuligem do escapamento recirculando através da EGR.
    Depois ficamos sabendo através de colegas na Mitusibishi que existe uma carta técnica que informa sobre a ocorrência do problema e sobre a recomendação de se desmontar o coletor de admissão, a EGR e sua tubulação para descarbonizar por imersão por várias horas.
    Pesquisando na internet verifiquei que a causa da fuligem excessiva é devido ao fato do Diesel comercializado no Brasil ter muito mais enxofre do que o permitido no Japão e na Europa ...
    "

Oficina Brasil • Exibir topico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negocio.

Sei que o amigo prefere o S500, mas fica a sugestão, tão logo seja possível: Proceda a uma limpeza no sistema de alimentação de combustível (Tanque e sua linha), troque filtros, proceda a uma limpeza no sistema de admissão (EGR e coletor de admissão) e passe a utilizar o diesel S10, de preferência com algum aditivo, conforme muitos colegas do fórum o fazem (quanto à escolha do melhor aditivo, existem tópicos onde "rolam" discussões a esse respeito)

Forte abraço.
    4X4 Brasil

Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Bom dia, meu prezado amigo Glaicon ...

Acho que explica, sim!!!! ... seu veículo não tem DPF ...
    Sei que o amigo prefere o S500, mas fica a sugestão, tão logo seja possível: Proceda a uma limpeza no sistema de alimentação de combustível (Tanque e sua linha), troque filtros, proceda a uma limpeza no sistema de admissão (EGR e coletor de admissão) e passe a utilizar o diesel S10, de preferência com algum aditivo, conforme muitos colegas do fórum o fazem (Óleo 2T, ou algum desses aditivos industrializados disponibilizados no mercado ...)

Forte abraço.
    Lembrei que a SW4 também dava esses pequenos espirros pretos.
    Se é normal, beleza!
    Rapaz, pra me convencer a abandonar o S500 é difícil, viu?
    Deixa assim que tá bom.

Usuário Avatar de SavioBatista
    Entrada
    04/08/2015
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimento: 1
    Essa historia do Diesel e longa e cada um defende o seu ponto de vista... aqui em caso o que tenho de experiência real é em duas Full da minha Família:

2008 do meu irmão, desde que começou a ser comercializado o S10/S10 Aditivado o mesmo é utilizado em 100% dos abastecimentos, e nunca tivemos nenhum problema com a mesma.

2010 Do meu cunhado, Ele fica alternando entre S10 ou S500, onde 70% dos abastecimentos utiliza o Diesel Comum. Já teve problemas de perda de força e carbonização foi feito uma limpeza geral do sistema, e agora o problema voltou e foi diagnosticado que a EGR entupiu aberta, sempre necessária a substituição da mesma.

Outro detalhe que esse S500 a tendência e ficar cada vez mais escasso, ou seja, cedo ou tarde os usuários vão ter que migrar para o S10.
    ASX AWD 2015 / Pajero Dakar 2013 3.2
    Membro: Pajero Dakar Clube (Facebook)
    FORTALEZA-CE

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 830
      Última resposta: 01/05/2025, 08:26
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3