Ajuda com carro novo - Liquido de limpeza do para-brisas atacando a pintura.
Pessoal,
Boa noite a todos! É um prazer encontrar um forum como esse em que todos trocam experiências e compartilham tanto conhecimento. Escolhi este tópico aqui para meu post, mas se estiver em local incorreto, por favor me informem.
Faz aproximadamente 1 mês que adquiri uma Pajero Hpe Full 3.8 11/12, com apenas 35 mil km e busco ajuda dos colegas mais experientes para saber se alguém já teve problema similar. Segue meu relato:
Quando vistoriei e adquiri o carro, o mesmo estava lavado e todo encerado. Na ocasião notei que algo tinha sido feito no capo do motor e mais tarde (já depois da compra) no para-barro (plástico na lateral do para-lamas), sendo o restante da lata e interior aparentando estar muito bem conservado, inclusive com pneus originais (pela data de fabricação e desgaste, exceto 1 que certamente foi trocado)... Plásticos, placas, etc, tudo aparenta ser original. Optei por comprar o carro após conseguir chegar a um acordo no preço. De fato, é o melhor que encontrei entre os que vistoriei aqui na minha região e todo carro usado tem algum detalhe (e alguns novos também).
Após os primeiros KM rodados e já sem a cera, verifiquei que o capô, além de ter sido repintado e precisar de um pequeno ajuste na montagem, apresenta uma espécie de mancha no lado do motorista, aparentando alguma falha na pintura ou ataque por produto químico. Já havia conversado com uma especializada em pintura e funilaria, para identificar o que poderia ser feito para melhorar isso sem re-pintar, quando percebi que o esguicho do lavador do para-brisas (brucutu) do lado do motorista deixa água escorrer quando o reservatório está cheio e o caro encara uma subida significativa. Curiosamente o mesmo problema não ocorre no lado do passageiro. Mais recentemente, percebi que a mistura (água + produto de limpeza) tende a escorrer exatamente na mesma região que está manchada. Minha conclusão é que a mancha foi causada porque a água (com detergente ou outro produto que o antigo proprietário utilizava) tem atacado a pintura recorrentemente, pois nessa situação a mistura escorre na lataria preta e seca ao sol sem ser diluída pela água da chuva, por ex. Aparentemente o proprietário anterior já havia até tentado repintar a peça, e há marcas de polimento na mesma região. Sendo assim, não faz sentido eu corrigir/minimizar o problema da pintura sem antes corrigir este inconveniente vazamento.
Quanto ao carro, estou feliz até o momento, neste período já rodei aproximadamente 6500km e só precisei fazer a revisão(óleo e filtros), balanceamento e um conserto no para brisas (pedra na estrada). Também não considero nenhum dos problemas encontrados muito sério, mas quero resolver.
Tenho receio de comprar uma peça nova para a troca e descobrir que esse é um problema recorrente, ou que a causa raiz seja outra que defeito no tal brucutu. Por isso questiono, alguém já teve problema similar e conseguiu resolver? Caso a recomendação seja a troca da peça, existe para venda em algum local além da concessionária (ou importar pelo partsouq.com que encontrei aqui no forum)?
Além disso, alguma outra dica ou cuidado especial no trato com o carro?
Obrigado!
Marlon