###############################################
Versão Imprimível
###############################################
Dei uma olhada na net sobre essa tal barra panhard, vi que é aquela que é que fica um pouco na diagonal atrás do diferencial. A regulagem nessa barra serve para o pneu parar de raspar no amortecedor e dar maior estabilidade?
Outra dúvida: se eu colocar os amortecedores da Besta 16 lugares ainda é necessário fazer regulagem dessa barra para não raspar? Eu sentir a VTR saindo de traseira pode ser problema nessa barra tb?
:concordo:
Lucena,
Qual é a altura do calço traseiro?
Rapaz,
Como já disse o meu tem 5cm e não pega em nada, nem deu diferenaça nas medidas do pneu para o paralamas, o pessoal q subiu mais de 7cm foi q teve q modificar a barra, tenta colocar o calço na parte inferior...pode estar aí a diferença, agora com certeza vc vai ter q colocar um prolongador nesse amortecedor original ou trocar p/ da besta maior...imagina 6cm maior, teu amortecedor deve estar trabalhando bem forçado com essa diferença toda...Abs!
O meu está pegando só na traseira, esse fds já vou correr atrás do amortecedor da besta 16 lugares aí quando for colocar o amortecedor já vejo se é possível inverter a colocação dos calços e se vai resolver o problema de raspar.
Vc sabe como funciona essa barra panhard? Se fizer o prolongamento dela qual é o resultado, pq para de raspar? Ela joga pneus para fora, inclina ou afasta o amortecedor?
Valeu :concordo:
Lucena
Essa barra serve para dar sustentação lateral ao diferencial, sem ela o eixo traseiro fica "bobo".
Se vc olhar a viatura por tras percebera que o diferencial esta deslocado para a direita pois quando se eleva a suspenção a tendencia é essa barra ficar mais na vertical que na horizontal,o correto é essa barra ficar exatamente alinhada em relação ao eixo, por isso o pneu raspa, o fato de perder um pouco de estabilidade é normal devido a altura pois quanto mais alto menos estabilidade, não tem muito o que fazer em relação a isso, o que certamente ajudaria seria colocar uma mola mais firme, foi o que fiz e ficou ótimo.
[]s
(DU)
Retirei o carro de onde estava instalando o som e verifiquei que realmente essa barra está desalinhada em relação ao eixo.
Conversei com o mecânico hj e ele disse que faz a regulagem dessa barra que pode ser feita de duas maneiras: simplesmente cortar a barra panhard e soldar uma barra de ferro para alongar já na medida ou adaptar uma rosca tipo parafuso, que dá para regular para o tamanho que quiser inclusive voltar ao original, só que essa adaptação de rosca custaria uns 150 reais. Achei meio caro e estou pensando em só mandar soldar a barra já na medida, já que eu não penso em baixá-la mais.
Amanhã se der tudo certo vou comprar os amortecedores da Besta Gs 16 lugares no mercadocar, se eu não me engano cotei lá por 154 reias marca Cofap. Ah, o Leandro (mecânico) falou seria mais seguro colocar uma cinta para segurar as molas tendo em vista que o curso do amortecedor vai aumentar.
Estou fazendo tanta coisa que estou pensando em já trocar as molas e usá-las com os calços que já estão instalados, meu medo é que ela fique muito alta de traseira e prejudique muito a estabilidade.