[quote=MarcSport;1074606]Isto usando as 4 molas originais?
Abraço...
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[quote=Baudenbacher;1074802]sim basicamente usarei as molas originais ou algo com as mesmas caraterísticas dependendo do stato das minhas molas, o resultado que queria obter e de um carro que anda bem na estrada mas que aguenta as muitas estradas de barro e de lama (na chuva) da minha região, na verdade o carro vai a rodar um 45% na estrada (boa) e um 55% fora (barro, lama, treícios buracados etc etc).
Valeu a informação.
Pequei o desenho do calço na página 17 deste tópico e vou fazer orçamento com alguns torneiros de Sorocaba.
Julio
Você estava vendendo uns calços, você ainda tem e quanto? :mrgreen:
Eu acho que, :idea: :pensativo: se com as molas e amortecedores originais + calços posso voltar à altura original se não gostar do resultado e fica beeeemmmmm mais barato do que molas e amortecedores "acochambrados" de outros carros.
Agora, quanto aos amortecedores da marca Ecolauber, o vendedor disse que é importados dos EUA e dá 6 mêses de garantia e o valor R$250,00 o par dianteiro é menos da metade :eek: do valor pedido pela Kia, será que compensa? :pensativo:
Valeu pessoal.
Abraço...
Na minha estou usando molas da palio weeknd GNV na traseira com amortecedores da besta 3.0 16 lugares (tve que colocar espaçador de roda de 38mm e fazer o prolongamento do suporte da barra panhard).
Na frente coloquei calço de 35 (tb estou usando espaçador de rodas de 38mm).
Para a frente eu sugiro a dica do Reinaldo, ficou bem bonita mas tenho minhas dúvidas se não vai comprometer a vida útil das homocinéticas: colocar as molas dianteiras da besta e manter o amortecedor original. Só isso já dá uma boa levantada, se vc quiser que fique que nem a dele só colocar um calço de 15mm, aí fica bem alta. Completando a receita dele, na traseira ele usou as molas do ômega com os amotecedores da besta GS 3.0 16 lugares.
Resultado: a frente da dele ficou mais alta que a minha e a traseira da minha ficou mais alta que a dele.
Achei interessante usar as molas da besta na frente pq o amortecedor dianteiro costuma bater no início de curso e como a molas da besta é mais grossa ela evita que isso aconteça.
Usar as molas do ômega na traseira aparentemente não deixou a barra panhard tão inclinada e elas tem o formato de barril, igual as originais.
o que eu recomendaria:
molas da besta (sem calço) na frente no lugar da original e molas do ômega na traseira com os amortecedores da Besta 3.0 Gs 16 lugares. Aí verifica se vai precisar do ajuste da panhard e dos espaçadores de rodas.
é só uma sugestão :concordo:
Lucena,
Cotei hoje numa loja de peças para Vans:
Amortecedor dianteiro Besta 12 lugares: R$ 145,00 cada;
Mola espiral dianteira Besta 12 lugares: R$ 115 cada (esta mola é reta mede 29,5 cm em repouso e não é em formato de barril é isto mesmo, é igual às da Sportage?)
Amortecedor traseiro besta 16 lugares: R$ 110,00 cada;
Mola da Omega Suprema/GNV R$ 80,00 o par usada (será que não fica com a traseira muito dura e quicando?)
Abraço...
O amortecedor dianteiro não vai precisar trocar, pode continuar usando o seu, o original da Sportage.
Eu não cheguei a comparar as molas dianteiras (SportageXBesta), mas pelo que o Reinaldo me falou elas são bem parecidas, salvo engano a da besta é mais grossa. Pelo que eu já vi (montada) as molas dianteiras da Sportage são retas. As que têm formato de barril são as traseiras, isso eu tenho certeza pq quando pedi para tirar as minhas eu vi, aliás eu tenho elas guardadas ainda.
Amortecedor traseiro da Besta Gs 3.0 16 lugares eu uso da marca Cofap, o Reinaldo tb já usou Cofap só que o dele estourou e atualmente ele usa da marca Monroe, disse que não teve mais problemas.
O Par de mola da traseira ele usa a do ômega normal, sem ser Suprema e sem ser GNV, falou que fica boa, aliás na foto acima demontra o resultado dessa modificação. Nada impede de vc tentar de outra forma, pode até ser que fique melhor. Uma coisa é certa: quanto mais alta ficar a traseira mais vc vai ser obrigado a acertar a barra panhard e mais obrigado a usar espaçador de rodas (ou arrancar a capa do amortecedor, o que não julgo ser recomendável).
Acredito que a receita básica (molas dianteiras da besta (sem calço) na frente no lugar da original, mantendo os amortecedores originais da Sportage, e molas do ômega na traseira com os amortecedores da Besta 3.0 Gs 16 lugares) não vai exigir grandes modificações.
Se quiser a traseira mais alta coloque as molas da palio weekend GNV, vai ficar que nem a minha, só que vc vai ter que fazer os ajustes que já citei.
O reinaldo disse que pegou essa receita com um pessoal que faz competição.
Outra coisa que faz diferença é o tamanho dos Pneus, na minha e na dele são 30"/9,5/R15.
:concordo:
Na dianteira da minha eu estou pensando em por a mola da besta e tb um calço de 15mm, vai ficar que nem a dele. A configuração da traseira eu pretendo manter a minha do jeito que está. Acredito que assim ela vai ficar mais nivelada, só tenho medo das homocinéticas não suportarem. O ideal mesmo seria eu testar 1º só com as molas e se não ficar bom colocar os 15mm de calço.
Até o meu carro sair da intalação dos acessórios vai demorar bastante tempo ainda
Lucena,
Valeu pela informações :concordo:.
Você pode passar o contato de quem você comprou os afastadores e como fez o ajuste da barra Panhard.
Estou querendo colocar os pneus MUD 30"/9,5" R 15 do Geninho. Acho que este mês sai :pipoca:, pelo menos da Loira e depois a Morena para andar com salto alto :mrgreen:.
Vou tirar fotos do antes e depois.
Só me falta arrumar um mecânico bom :odedo: para fazer o serviço .
Abraço...