Powered by vBulletin

Lift de Suspensão - Receita Completa

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 41 de 102 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 31323334353637383940414243444546474849505191 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/04/2010, 21:30
    Topgun
    Receita Nova
    Bem, minha idéia de gastar apenas R$400 foi pro espaço! rsrsrs
    Mas é isso aí "professores", minha consulta foi para ser orientado sobre a melhor formula de lift para a Sportage, e pelo que li ficou da seguinte forma:

Dianteira:
    2 Molas da Besta 3.0 GS 16 Lugares (meu amortecedor ainda está bom)
    2 Espaçadores AVM 38mm

Traseira:
    2 Molas da Palio GNV
    2 Amortecedores da besta 3.0 GS 16 lugares
    2 Espaçadores AVM 38mm
    (Os batentes estão bons sabem me dizer se servem na molas novas?)
    Panhard: fazer o prolongador e ajustar de acordo com o ganho de altura ( o desenho está perfeitamente compreensível EDuarte, obrigado!)

E infelizmente terei que me coontentar com o MUD de 235/75R15 grato pela orientação Lucena04.

Obrigado a todos pelas mensagens e irei deixando-os atualizados a medida que fizer o lift, os pneus devem chegar daqui 15 dias e pretendo deixar o carro parado 3 dias para a modificação, desempeno das rodas e pintura, e postarei as fotos com os ganhos de altura.

Abraços
    TopGun
  • 06/04/2010, 21:41
    Topgun
    Abertura dos amortecedores
    Citação:

Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Auriemma,

Estão bem caros esses quatro calços hein!!! Coloquei a venda calços de 30 mm para lift de 2" na suspensão dianteira, está no tópico de peças à venda aqui do fórum, esse é o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=67576

Sobre os amortecedores dianteiros, veja as medidas dos amortecedores:

Besta 12 e 16 lugares

Aberto - 334,00mm
    Fechado - 226,00mm

Sportage curta

Aberto - 337,00mm
    Fechado - 217,00mm

Grand Sportage

Aberto - 341,00mm
    Fechado - 217,00mm

Essas são as medidas fornecidas pela Monroe, repare que os amortecedores da Besta abrem um pouco menos. Aqui no fórum alguns reclamam que as coifas das homocinéticas raspam nos amortecedores e outros não reclamam ou dizem que não raspam. Seria porque alguns usam amortecedores da Besta e outros usam os originais da Sportage??? E também não entendi porque os amortecedores da Grand Sportage têm medida diferente dos demais...

Será que os amortecedores da Besta com menos abertura resolvem o problema das coifas raspando??? Quem instalou amortecedores da Besta com calços de 30 mm poderia nos dar essa informação.

Abraço :concordo:

Lucena04 havia esta mensagem do juliobf161 sobre os amortecedores se judar...
  • 06/04/2010, 22:58
    Lucena04
    Citação:

Postado originalmente por Topgun Ver Post
    Lucena04 havia esta mensagem do juliobf161 sobre os amortecedores se judar...

Top gun, ajuda e muito :concordo::concordo::concordo:
    Me ajudem os mais entendidos, mas cheguei a conclusão que o ideal (seguindo as medidas da marca Monroe) seria o da Gran Sportage. Esses 4cm que ele abre a mais não prejudica em nada e pq teria o mesmo efeito de abertura se tivesse um calço de 4cm acima do amortecedor, com a vantagem de ter essa diferença para "torção" e não como dois pontos fixos. Não sei se consegui ser claro :oops:, mas inspirado na boa vontade do nosso "Professor" :mrgreen: eu desenhei a figura em anexo para tentar explicar melhor o eu quis dizer.
    Outra grande vantagem é que esse amortecedor foi feito justamente para a Sportage :dance:, agora eu não sei pq tem essa diferença para a Sportage curta :pensativo:, acredito que outros componentes como molas, coifas de homocinética e etc. são iguais a da curta. Acredito ainda que uma abertura muito maior que isso poderia prejudicar em alguma coisa, tipo ficar pegando na coifa das homocinéticas, mas aí eu já não entendo direito e foi só um palpite
    Nota importante: o amortecedor da Besta quando fechado é 9cm maior :shock: portanto poderia dar o problema de bater quando a susp fosse exigida, então não seria recomendado segundo esses números da Monroe.
    Os amortecedores da minha Sportage aparentemente foram trocados recentemente (pelo antigo dono) e eu estava com problemas de bater o amortecedor quando eu passava em buracos e lombadas com um pouco de velocidade, dava até medo se andar um pouco mais rápido em estrada de terra esburacada. Quanto eu estiver com o carro eu vou dar uma olhada.
    Valeu :concordo:
  • 07/04/2010, 08:07
    Pescador4x4
    Citação:

Postado originalmente por Topgun Ver Post
    Bem, minha idéia de gastar apenas R$400 foi pro espaço! rsrsrs
    Mas é isso aí "professores", minha consulta foi para ser orientado sobre a melhor formula de lift para a Sportage, e pelo que li ficou da seguinte forma:

Dianteira:
    2 Molas da Besta 3.0 GS 16 Lugares (meu amortecedor ainda está bom)
    2 Espaçadores AVM 38mm

Traseira:
    2 Molas da Palio GNV
    2 Amortecedores da besta 3.0 GS 16 lugares
    2 Espaçadores AVM 38mm
    (Os batentes estão bons sabem me dizer se servem na molas novas?)
    Panhard: fazer o prolongador e ajustar de acordo com o ganho de altura ( o desenho está perfeitamente compreensível EDuarte, obrigado!)

E infelizmente terei que me coontentar com o MUD de 235/75R15 grato pela orientação Lucena04.

Obrigado a todos pelas mensagens e irei deixando-os atualizados a medida que fizer o lift, os pneus devem chegar daqui 15 dias e pretendo deixar o carro parado 3 dias para a modificação, desempeno das rodas e pintura, e postarei as fotos com os ganhos de altura.

Abraços
    TopGun

Topgun,
    Uso calços na minha 2,5 na dianteira e 5cm na traseira, com os 04 amortecedores da besta cofap, estou plenamente satisfeito ela ficou bem mais firme, uma alteração futura seria a troca das molas traseiras pelas da Meriva (dica do Júlio).

Essa receita q vc vai utilizar o ganho de altura deve ser bem maior, agora dá uma olhada se não é viável utilizar as molas da Zafira ou Suprema na traseira, pois elas são do mesmo formato das Sportages, as da palio wk não são do mesmo formato e necessitam de solda ou grampos para mantê-las no lugar correto, senão vão ficar escorregando... Cuidado com as medidas dos amortecedores, variam conforme a marca. Abs!
  • 07/04/2010, 09:21
    Lucena04
    Citação:

Postado originalmente por Pescador4x4 Ver Post
    Topgun,
    Uso calços na minha 2,5 na dianteira e 5cm na traseira, com os 04 amortecedores da besta cofap, estou plenamente satisfeito ela ficou bem mais firme, uma alteração futura seria a troca das molas traseiras pelas da Meriva (dica do Júlio).

Essa receita q vc vai utilizar o ganho de altura deve ser bem maior, agora dá uma olhada se não é viável utilizar as molas da Zafira ou Suprema na traseira, pois elas são do mesmo formato das Sportages, as da palio wk não são do mesmo formato e necessitam de solda ou grampos para mantê-las no lugar correto, senão vão ficar escorregando... Cuidado com as medidas dos amortecedores, variam conforme a marca. Abs!

Eu acredito que as molas da Zafira ou da ou Suprema na traseira vão deixar a Sportage mais confortável que a alteração com as molas da Palio Weekend GNV. Aí é questão de gosto. Na época que eu estava fazendo o lift da traseira se eu tivesse observado essa dica das molas GM talvez eu teria optado por elas, mas como fiz usando as molas da Palio Weekend GNV e fiquei plenamente satisfeito resolvi não mudar mais.
    Conclusão: com mola da palio weekend GNV o carro fica mais firme, com mola GM o carro fica mais macio. De qualquer forma estamos alterando as características originais do carro, basta escolher a forma que é mais conveniente.
    As minhas molas não ficam escorregando, só tive que deixar de usar aquela borracha que recepciona as molas e pedi para encapar as molas na extremidade.
    :concordo:
  • 07/04/2010, 09:26
    Pescador4x4
    Lucena,
    Utilizando a da Zafira ou Suprema para GNV, devem ser bem mais duras, resolveria...Abs!
  • 07/04/2010, 10:22
    EDuarte
    1 Anexo(s)
    Topgun e Pescador
    Realmente as molas da palio weekend não são bujão como as originais, mas não ficam escorregando. Quando montadas elas ficam no centro depois escorregam pra frente e apoiam no ressaldo do berço e ali ficam sem se movimentar, e não escapam nem com o curso da suspenção totalmente aberto, uso esse sistema a mais de 1 ano e não tive problemas, quem tbm usa e não tiveram problemas são o Alexandre Mietti, Lucena e Nava.
    As molas da zafira GNV seriam uma boa opção, mas não sei se dariam a mesma altura que as do palio weekend que deixam a viatura bem alta, se der pra comparar a altura e espessura dos filamentos das duas seria uma boa, mesmo assim tenho minhas duvidas, a traseira pode ficar mais baixa que a frente.
    Soldar grampos na minha opinião é serviço porco, se quiser que ela fique certinha é só fazer um berço como a borracha de apoio mas nas medidas da mola, quero fazer isso na minha, só não fiz ainda por falta de tempo...
    Segue desenho pra entenderem o que quero dizer.

[]s
    (DU)
  • 07/04/2010, 10:37
    Pescador4x4
    Eduarte,
    O Nava relatou alguns problemas dela escapando, a idéia do berço é bem legal, quanto a da Zafira GNV realmente teria q testar a altura, salvo engano a da Zafira normal sobe 7 cm e a da palio sobe 8cm...Abs!
  • 07/04/2010, 10:51
    EDuarte
    Pescador
    Não cheguei a ver esse relato do Nava, precisa ver pq escapou.
    A minha nunca escapou, tem um videozinho aki no forum, acho que no topico trilhas em sp que mostra a minha viatura com o curso da suspenção totalmente aberto e a mola esta no lugar.
    Com a mola da palio a minha subiu 12 cm, a do Alexandre por ser a Gran subiu 9 cm.
    []s
    (DU)
  • 07/04/2010, 12:08
    Wladybr
    Aproveitando o topico e as FANTASTICAS explicações dos mestres aqui, percebo que a minha esta ligeiramente mais baixa atraz, creio eu que devido ao KIT GNV, tem como eu verificar se as molas que estão lá são as originais ou se trocaram qdo colocaram o KIT??
  • 07/04/2010, 12:43
    EDuarte
    Citação:

Postado originalmente por Wladybr Ver Post
    Aproveitando o topico e as FANTASTICAS explicações dos mestres aqui, percebo que a minha esta ligeiramente mais baixa atraz, creio eu que devido ao KIT GNV, tem como eu verificar se as molas que estão lá são as originais ou se trocaram qdo colocaram o KIT??

Se a traseira ta arreada não trocaram, é original...
    []s
    (DU)
  • 07/04/2010, 12:47
    EDuarte
    Uma correção
    No desenho do berço que postei acima, onde esta marcado 3 Cm o correto é 3 mm.
    Desculpem...
    []s
    (DU)
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 41 de 102 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 31323334353637383940414243444546474849505191 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:20.