Postado originalmente por
Jorgao
RCPM,
Quando falo em travessias de água acima do capô, conforme expliquei, a entrada de água por retentores é o menor dos problemas, uma vez que todos os reservatórios são encobertos, bem como caixa de respiro. Além disso, os rolamentos tanto dianteiro quanto traseiro receberão água pois os retentores não aguentam a pressão externa da água e ainda sofrem com pedriscos, areia, etc forçando entrada e rasgando as bordas. Obviamente, ninguém encobre respiro de câmbio AT, pois ninguém faz esse tipo de coisa com veículo com câmbio AT. Em câmbio AT, basta 1 gota de água, para condenar o câmbio. O alternador do 3.6, realmente achei mais protegido na posição que colocaram e pareceu mais alto que o do troller e do JK 3.8, mas não pude confirmar isso, até porque comparando original, tem outras coisas pra levar em consideração, o JK sai com pneu de 1,5" maior que o do troller. Pra fazer uma comparação justa de altura, pode acrescentar 1,5" em tudo do troller, pois são veículos de mesmo porte.
Mas, realmente na prática, isso só importa para montadora dar garantia dos passeios que as concessionárias promoverem. Na real mesmo, fica todo mundo sem alternador! Tenho um amigo que foi pra transamazônica em grupo de troller, wrangler, defender e ficou todo mundo sem alternador. Chegaram a trocar mais de 5 baterias por carro pra sair de um trecho e conseguir o reparo que todos precisavam.
A entrada de ar do teu, que pela assinatura já é o 3.6, me pareceu bem mais protegida que a do antigo 3.8, embora realmente não seja tão protegida em comparação com outros 4x4. Eu nunca vi um 3.6 tomando calço da mesma forma que os 3.8 tomavam. As fotos do cara na enchente, acredito ser um 3.8.
Está sentido falta do cearense arretado que te deu tanta dor de cabeça não rcpm? Lembro de você corrigindo até eixo que veio torto da fábrica!?