Boa tarde!
Alguém sabe informar se os Renegades nos EUA já estão sendo comercializados normalmente, ou seja, foi resolvido o ploblema do Câmbio/software?
Pelo que li aqui no tópico parece que foi regularizado, é isso mesmo?
Versão Imprimível
Boa tarde!
Alguém sabe informar se os Renegades nos EUA já estão sendo comercializados normalmente, ou seja, foi resolvido o ploblema do Câmbio/software?
Pelo que li aqui no tópico parece que foi regularizado, é isso mesmo?
Sim, naturalmente que o software faz parte do projeto. Ele é um componente essencial para o funcionamento do veículo, sem ele o carro não anda. Ele foi projetado especificamente para este carro, durante o projeto do carro como um todo, é uma parte integral do projeto.
Uma falha de software é uma falha como outra qualquer, nos freios, radiadores, etc, compromete o funcionamento do veículo sem dúvidas. A diferença é que a falha de software pode ser ainda mais grave que a falha de um componente mecânico, pois pode afetar diversos componentes do carro direta ou indiretamente. Por exemplo a falha de aceleração súbita pode ser causada por uma leitura incorreta de um sensor do carro, o efeito não é diretamente relacionado com a origem. E garantir que o software está correto e corrigí-lo é muuuuito mais complexo que fazer o mesmo com peças mecânicas comuns. E quanto mais automatização no carro, mais difícil é de garantir que está correto.
Não me levem a mal, não estou reclamando do RN, a Toyota já se envolveu em trapalhadas semelhantes e muitos outros. Admito que a automatização tem vantagens, como citado anteriormente, mas também tem problemas. Espero que a Jeep corrija os problemas e seja muito bem sucedida, eu pessoalmente prefiro um carro mais mecânico para tirar da estrada, mas é somente uma opinião. Mas que é um problema de projeto é, e bem grave.
A questão não é o peso e sim a robustez do produto. Me entusiasmei com o RN, tanto é que entrou no meu radar para comprar, no futuro (dois anos pelo menos para amadurecer o projeto), um TH. Com o GVIII já andei junto com Troller, TR4 acompanhando, por caminhos que pelo que estou observando terminaria a rota molhado ou apenas com o volante do RN na mão. O que a princípio me pareceu ser uma viatura para andar pelos mesmos caminhos que ando com o GVIII e já andei coma minha antiga TR4 está se revelando apenas como suficiente para disputar espaço com Ecosport, Tucson ou Duster. Ainda não desisti da compra por causa da possibilidade de ter o diesel como combustível e pelos recursos tecnológicos que possui, neste aspecto o RN está muito à frente dos outros. Todavia, de nada adianta tudo isto e ser frágil. Caso a Suzuki trouxesse para o Brasil uma versão diesel do GVIII aí não teria para ninguém. Quanto pesa o RN Flex?
Em que pese os problemas acredito que o RN seja um ótimo carro e que com o tempo o projeto irá amadurecer e teremos os problemas sanados e amenizados. Mas acho que o principal problema será dos atuais proprietários e dos apaixonados candidatos a terem um se convencerem que o RN apesar de ser um JEEP, não é um JIPE.
Abcs.
Ontem fui buscar meu Wrangler (recall) e pedi para fazer um test drive no RN TH. Repeti a manobra que o colega Regis disse que sentiu o problema, numa velocidade menor, pois era uma rua da cidade, não estrada. Minha impressão foi que o motor empurrou o carro pra frente MENOS que a (porcaria) do Duster AT da minha esposa empurra, mas senti nitidamente o empurrão. Concluo então que é uma característica do projeto, assim como no Duster, o qual já me acostumei e "afundo" o pé sempre que preciso. Pode ser que em estrada o baque seja maior, não sei, mas vale um teste antes de comprar
Como já disse o colega forista "Netuno", este vídeo por algum motivo saiu invertido.
Para não poluir mais o tópico do Renegade com vídeos do Scros, no YouTube digite: Scross nas Dunas , e verás uns 5 vídeos dele nas Dunas de Natal/RN, inclusive a continuação desse que saiu invertido, só que desta vez da forma correta. Todos foram feitos(pilotados) por um vendedor da concessionária daqui.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Uma dúvida, o motor diesel do Renegade, também vem com o filtro de partículas DPF e válvula EGR ?
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Prezado, o problema aí não é a tração, que é muito boa, o pro é a altura em relação ao solo, esse é o maior carma do Renegade, junto com a parte de água. Mas o carro tem muita força e com os devidos ajustes deve ficar "encapetado". Vou postar mais alguns vídeos de trilha com ele.