Não acho que o problema mais grave dos novos motores seja apenas a EGR, mas o DPF e os sensores envolvidos. Fora o sistema de injeção e seus finíssimos bicos que necessitam de uma bomba poderosa demais. Os motores diesel modernos são muito mais exigentes do que seus antecessores. Mais econômicos e potentes, sem dúvida, mas isso não veio sem custos. Qualquer poluição mínima no combustível já é suficiente pra causar um belo estrago.
O diesel é sempre comprado no mesmo posto, até pela dificuldade em se conseguir um lugar pra comprar o combustível em galões. (no Rio não se pode vender combustíveis em galões porque o governo do "estado" subentende que os cidadãos daqui são todos bandidos e irão colocar fogo em ônibus, é sério, a "lei" foi criada por causa disso)
O gerador é ligado por 1 hora a cada semana e o diesel gasto nesse período é reposto.
Não há sistema separador de água e ele nem deveria ser necessário.
Sim, sabia que em 30 dias o diesel já começa a apodrecer. Esse é mais um problema desse tipo de combustível.
Pode até ser verdade que o nosso diesel seja parecido (idêntico, duvido, porque a Petrobrás não é empresa que preze por qualidade) com o do Mundo Desenvolvido, mas só vale até o caminhão na porta da distribuidora. Despejou no tanque do posto, já era e a ANP não tem qualquer compromisso com a fiscalização. Cada um faz o que quer.
Sobre a gasolina, de pleno acordo. Só abasteço com Pódium e mesmo assim vejo bastante diferença quando vou pra alguma expedição. Mesmo nosso supra-sumo não é lá grande coisa.
É certo que o motor do meu Discovery sofrerá com isso. Mas nas mesmas condições de abastecimento os novos motores a diesel terão apresentado mais problemas do que ele, com a mesma quilometragem.
Não gosto dos novos motores a diesel porque eles não são confiáveis e não tem nada que me deixe mais puto do que voltar 3.000 km de guincho pra casa. Economia é importante, mas é secundário. Primário é confiabilidade.
Por isso, se numa necessidade eu abastecer com gasolina comum de péssima qualidade, o Discovery vai andar menos, mas não vai parar.
Ao passo que se a mesma coisa acontecer com um motor a diesel moderno, o motor vai entrar em modo de segurança e sabe-se-lá o que acontecerá, se irá parar ou bloquear as rotações por minuto. Já vi isso umas boas dezenas de vezes em expedições. Os colegas riem de mim porque gasto tubos de dinheiro com abastecimento e tenho que andar com um galão extra, mas ficam irritados se eu rolar no chão de gargalhar porque vou ter que rebocá-los até uma oficina mais perto. Cada um que pague seu preço.