
Postado originalmente por
Thiago Pereira
No 4WD Lock fica um percentual fixo de torque no eixo traseiro, sob demanda irá receber mais.
No offroad não é preciso que a frente escorregue para a traseira empurrar, já vai estar empurrando o tempo todo.
Como são muito diferente não tem como comparar, nem as aplicações são iguais. O que é um Renegade perto de uma Discovery?
Sobre o computador, esse comentário é meio estranho vindo de um proprietário de um Land Rover, você já viu o que o Terrain Response é capaz de fazer? Toda a eficiência do sistema que o transforma em um monstro no off-road vem justamente da atuação do controle de tração nos freios.
Mas todas as marchas são mais curtas e o que impede de mudar de marcha? Fiz uma tabela comparando a relação das marchas do TR4 em 4LLc e 4H e o Renegade, me de o exemplo de um único momento que ele perde?
TR4 |
|
BU Trailhawk |
1ª 4LLc |
21,46347 |
|
Low |
20,3698 |
2ª 4LLc |
11,33934 |
|
1ª |
12,30856 |
3ª 4LLc |
7,595 |
|
2ª |
8,2346 |
4ª 4LLc |
5,54435 |
|
3ª |
5,98092 |
1ª 4H |
13,8474 |
|
4ª |
4,334 |
2ª 4H |
7,3157 |
|
5ª |
3,4672 |
3ª 4H |
4,9 |
|
6ª |
3,0338 |
4ª 4H |
3,577 |
|
7ª |
2,51372 |
|
|
|
8ª |
2,08032 |
Repare que a 1ª reduzida da TR4 é pouca coisa mais curta que a Low do Renegade, já a 1ª do Renegade já é mais curta que a 2ª reduzida da TR4, a 3ª também e assim por diante, já da 5ª até a 8ª são relações próximas a 3ª e 4ª da TR4 em 4H, portanto com o cambio do Renegade você tem toda a faixa de relações da TR4 com e sem a reduzida acionada, sem precisar parar para desengata-la.
Isso sem nem levar em consideração o torque muito maior do motor do Renegade.
Se na TR4 raramente você precisa da 1ª reduzida, então no Renegade raramente você vai precisar do Low.
O Trail Rated não é qualquer trilha é a Rubicon, só ela. Ele passa lá! E esse rate foi criado pela Jeep para a Jeep.
Para o nosso terreno se torna só um pedaço de plastico colado no para-lama .
Não sofri desse marketing agressivo, principalmente porque converso o minimo possivel com o vendedor.
Não consigo compreender como o cara passa SETE dias em um hotel fazendo o curso de um carro com aula teórica e pratica e não sabe responder as mais básicas perguntas.
Não tem cabimento alguém falar que o Renegade é páreo para um Range Rover, ao escutar ou ler isso ignore o ser!
Quanto ao resto, pelos números acima veja que a falta da caixa de redução no caso do Renegade o deixa igual ou mais capacitado que TR4, 4X4 permanente vs. on demand idem... Inclusive tem maior segurança e economia de combustível.
Só resta saber quanto tempo esses sistemas aguentam sem dar problema.
Sem contar que o sistema de tração da TR4 tem no minimo uns 70 anos de desenvolvimento, é praticamente idêntico a um Jeep da Segunda Guerra, salvo alguns pontos.